Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
30 Jun, 2018 - 11:20

Quando se começa a sentir o bebé?

Ana Graça

Quando se começa a sentir o bebé? Apesar de haver alguns indicadores, não existe uma resposta exata. Saiba como fazer a contagem dos movimentos fetais.

Quando se começa a sentir o bebé?

Um dos momentos mais aguardados pelos papás que esperam a chegada do seu primeiro bebé são os primeiros pontapés e sacudidelas na barriga. Mas, afinal, quando se começa a sentir o bebé? É suposto os movimentos fetais ocorrerem logo no início da gestação? Vamos descobrir!

Compreender os movimentos ativos fetais

Os movimentos ativos fetais são os movimentos do bebé que a grávida sente na sua barriga e são sinais de boa vitalidade. Na medida que os movimentos ativos fetais são um sinal tão positivo, é natural que os pais estejam expectantes pelo seu surgimento e questionem o médico acerca de quando se começa a sentir o bebé.

Quando se começa a sentir o bebé?

Os movimentos ativos fetais são percetíveis pela mãe entre as 18 e as 20 semanas de gravidez, embora, no caso de ser o primeiro filho, seja natural que a mãe sinta o bebé mexer mais tarde, por volta das 20 – 22 semanas de gravidez.

Os movimentos do bebé costumam ser descritos como “borboletas”, “tremores”, “pontapés”. O tipo de movimento pode mudar à medida que a gravidez progride. Das 16 as 24 semanas, o bebé vai aumentando gradualmente os movimentos atingindo um pico às 32 semanas que se mantém até ao final da gravidez.

Como deve ser feita a contagem dos movimentos ativos fetais?

Existem várias maneiras de percebermos se o bebé está bem dentro do útero materno. Naturalmente que o médico pode fazer uma ecografia ou outro exame, mas uma boa forma da própria grávida controlar o bem-estar do feto é através da contagem dos movimentos do bebé.

A contagem dos movimentos ativos fetais é fundamental para garantir o bem-estar do bebé e deve iniciar-se a partir das 35 semanas de gravidez. Esta simples contagem permite à grávida conhecer o seu bebé e perceber quando há alterações no padrão dos movimentos. O seu registo pode ser feito no boletim de saúde da grávida, onde existe um espaço próprio para o efeito.

contagem dos movimentos ativos fetais

Para fazer a contagem dos movimentos ativos fetais de forma simples basta seguir os seguintes passos:

1) Ingira uma peça de fruta, um iogurte ou um alimento doce, antes de iniciar a contagem;

2) Deite-se de lado, de preferência para o lado esquerdo;

3) Registe a hora do 1º e do 10º movimento;

4) Lembre-se que a maioria dos bebés saudáveis demora menos de 2 horas para realizar 10 movimentos. Contudo, tenha em atenção que cada bebé é diferente e daí a importância da grávida conhecer o padrão de movimentos do seu bebé;

5) Se houver diminuição dos movimentos fetais recorra a avaliação médica.

Concluindo

Quando se começa a sentir o bebé, a gravidez ganha toda uma nova magia e toda a família vibra a cada novo pontapé. O facto da grávida não sentir o bebé a mexer, ou senti-lo poucas vezes, não é necessariamente motivo de alarme e pode dever-se a vários fatores: o bebé pode estar com fome; o bebé pode estar a dormir; a grávida pode não ter sentido alguns dos movimentos do bebé.

Contudo, a ausência de movimento por parte do bebé pode, de facto, ser indicador de sofrimento fetal, ou seja, o bebé pode ter o seu bem-estar comprometido. Em caso de preocupação ou dúvida, não se alarme, tente manter-se serena e procure ajuda junto da equipa clínica que a acompanha.

Veja também: