Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
02 Out, 2018 - 11:49

Quanto ganha um blogger profissional?

Marta Maia

Quanto ganha um blogger profissional? Se esta pergunta já lhe passou pela cabeça, venha fazer as contas conosco. Talvez fique surpreendido…

Quanto ganha um blogger profissional?

Com a internet a dominar praticamente todas as casas portuguesas, nasceu, nos últimos anos, uma nova profissão que faz confusão a muita gente: o que faz, como vive e quanto ganha um blogger profissional?

A pergunta não é descabida, sobretudo se considerarmos que não são raros os casos de bloggers que abandonaram os empregos tradicionais para se dedicarem, a tempo inteiro, à internet. É mesmo possível viver bem e manter o estilo de vida que tanta cobiça nos causa recebendo apenas os rendimentos de um site? Vamos já fazer as contas.

Será que sabe quanto ganha um blogger?

A pergunta que não quer calar tem uma resposta ambígua: depende. Depende do tempo dedicado ao blogue, depende das parcerias estabelecidas e depende da eficiência das estratégias de marketing associadas ao projeto.

Ter um blogue é fácil, o difícil é alimentá-lo com conteúdo interessante de forma regular. Assim, a primeira conclusão a que rapidamente chegamos é que o rendimento de qualquer blogue vai sempre ser diretamente proporcional ao esforço que o autor investir nele. Sem esforço, qualquer blogger ganha pouco.

Os 10 YouTubers portugueses mais populares

Como é que um blogger pode fazer dinheiro?

Há várias formas de fazer dinheiro com um site na internet, por isso, se quer saber quanto ganha um blogger, o primeiro passo é olhar para o que ela faz com o que tem. Vamos dar-lhe alguns exemplos:

1. A venda de espaços publicitários

Quanto mais visitas diárias tiver um blogue, mais atraente se torna para os anunciantes – e mais rende em publicidade. Quanto ganha um blogger que vende espaços publicitários no blogue? Depende do número de visitas diárias da página. Se todos os dias o site for visitado por 1000 pessoas, cada espaço publicitário pode render entre os 100 e os 200 euros por dia.

2. O conteúdo patrocinado

O valor do conteúdo patrocinado varia muito dependendo da marca, das visitas que o blogue tem, do tipo de campanha (se é exclusiva para aquelo blogger ou não) e do tipo de conteúdo (se é criado pela marca e copiado pelo blogger ou se é original do blogger). Por alto, a publicação de uma peça patrocinada pode render algumas centenas de euros, mas há casos em que os números batem nos quatro dígitos.

Como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro em 7 passos

3. As campanhas offline

Engane-se quem pensa que os bloggers só fazem dinheiro na internet. Quando se tornam famosos, tudo em que mexem vira rendimento: presenças em eventos, campanhas publicitárias para marcas, publicações de livros… Tudo contribui para o bolo do rendimento mensal.

4. Os brindes e ofertas

Claro que a vida maravilhosa que lhe vendem nos blogues não é verdadeira. Quanto ganha um blogger? Não o suficiente para ir de férias para as Maldivas a cada dois meses e conduzir um topo de gama novo de seis em seis meses, enquanto veste roupas de centenas de euros e passa o tempo no ginásio ou em festas.

Além de todo o rendimento direto que recebem dos blogues, os bloggers mais populares recebem ofertas que alimentam o estilo de vida tão apregoado nas redes sociais. Provavelmente, o carro que vê nas imagens da sua blogger favorita não é dela, é emprestado pela marca. As roupas são oferecidas pelas lojas. As férias foram gentilmente patrocinadas pela agência de viagens ou pelo hotel que lhes ofereceu a estadia em troca de publicidade.

É difícil contabilizar o dinheiro que estas ofertas rendem, mas nos casos mais extremos pode atingir os largos milhares de euros. Por outro lado, estas ofertas só existem em casos excecionais e não basta ter um qualquer blogue para conquistá-las.

Vemos, então, que um bom blogue, bem trabalhado e interessante, pode render alguns milhares de euros por mês, mas também exige muito tempo, dedicação e algum planeamento estratégico ao autor. O mais importante a reter é que o lucro vem sempre associado à dedicação e que um bom negócio online não se constrói da noite para o dia.

Se viver de um blogue está nos seus planos, estude primeiro. Aprenda estratégia, negociação e marketing digital. Bata a muitas portas, consiga parcerias e patrocínios, e, sobretudo, não espere poder despedir-se do seu emprego amanhã, porque os resultados crescem lentamente.

Veja também