Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
16 Nov, 2017 - 13:05

Saiba quanto ganha um YouTuber

Ana Duarte

Com o sucesso do YouTube, surgiram os YouTubers: pessoas que se dedicam a criar vídeos para esta plataforma. Descubra quanto ganha um YouTuber.

Saiba quanto ganha um YouTuber

O YouTube foi criado em 2005 e desde então a sua popularidade não tem parado de aumentar. É o site onde se vai para ver vídeos seja do que for e para ouvir música, por exemplo.

Um YouTuber é uma pessoa que cria vídeos que depois os carrega para o YouTube, em muitos casos, fazendo dinheiro com isso. Mas, afinal, quanto ganha um YouTuber?

Não é fácil dar uma resposta exata, pois há muitas formas diferentes de ganhar dinheiro no YouTube. Mas vamos perceber melhor.

Quanto ganha um YouTuber bem-sucedido

A popularidade do YouTube tem crescido tanto que muita gente se demitiu dos seus empregos para ser YouTuber a tempo inteiro, dedicando-se a criar conteúdo para o seu canal.

A diferença de salários entre Olga Kay e PewDiePie, dois dos YouTubers mais famosos do mundo, é grande, mas é o suficiente para mostrar quanto dinheiro se pode fazer com esta profissão.

Se os vídeos de um YouTuber atraírem, regularmente, mais do que mil visitantes, este pode fazer dinheiro com o seu canal através de anúncios. Os anunciantes vão pagar ao YouTube para que a sua publicidade apareça antes dos vídeos mais populares.

Os YouTubers mais bem-sucedidos registam milhões de visualizações e a sua popularidade faz com que ganhem dinheiro com anúncios. Estima-se que os YouTubers ganham 55% do valor pago pelos anunciantes ao YouTube.

O sistema de anúncios do YouTube é operacionalizado pelo AdSense. Funciona através de CPM (cost per mile), o que significa dinheiro por visualizações, com base no país de origem, tipo de vídeos, número de visitantes e país dos visitantes.

Por exemplo, um YouTuber dos EUA ou do Reino Unido vai ganhar sempre mais do que alguém que esteja num país em desenvolvimento.

placeholder-1x1

Mas voltando aos YouTubers com mais sucesso: PewDiePie tem cerca de 53 milhões de subscritores, ganhando, em média 7,6 dólares a cada mil visualizações. O seu canal tem 15,998,497,536 visualizações (a aumentar continuamente). Este YouTuber já ganhou cerca de 121 milhões de dólares desde que começou a criar conteúdo, em 2010. De acordo com o Social Blade, por mês, ganha entre 40 mil e 640 mil dólares.

Olga Kay, outra YouTuber de destaque, tem cerca de 800 mil subscritores e 67,259,230 (a aumentar continuamente), ganhando 5 dólares por cada mil visualizações. Desde que começou o seu canal, em 2006, amealhou 335 mil dólares. Por mês, ganha entre 26 mil e 411 mil dólares.

Quanto ganham os YouTubers portugueses mais bem-sucedidos

Em Portugal, também existem YouTubers a fazer muito dinheiro. Os três mais bem-sucedidos, segundo o Social Blade, são SirKazzio, Fer0m0nas e D4arkFrame.

SirKazzio tem cerca de 4,5 milhões de subscritores, ganhando entre 4500 e 72,500 euros por mês.

O segundo nome da lista, Fer0m0nas, regista ganhos mensais entre os 1200 e os 18,700 euros, num canal com cerca de três de milhões de subscritores.

Finalmente, D4rkFrame, tem quase 2 milhões de subscritores e amealha entre 3900 a 61 mil euros mensais.

Veja também