Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
05 Mai, 2017 - 09:00

O que oferecer na primeira comunhão: 10 sugestões de presentes

Júlia Rocha

O que oferecer na primeira comunhão? Desde brinquedos a simbologia religiosa, fique com as nossas sugestões de presentes.

O que oferecer na primeira comunhão: 10 sugestões de presentes

Foi convidado, mas não sabe o que oferecer na primeira comunhão? O sacramento da Eucaristia, a par do batismo e da confirmação, integra os chamados sacramentos de iniciação cristã. Porém, católicos ou não, por vezes poderá ser difícil eleger o presente mais apropriado para esta festa. Por isso, deixamos-lhe 10 sugestões para todas as carteiras.

Dependendo do grau de parentesco ou amizade que tem com a criança e a família, é boa ideia falar com os pais da criança para saber se existe alguma coisa que ela precise, ou se pode optar por oferecer algo simbólico. Há presentes que ficam sempre bem nesta celebração.

O que oferecer na primeira comunhão: 10 sugestões

placeholder-1x1

1. Símbolos religiosos

Um dos presentes mais habituais de uma primeira comunhão é algo relacionado diretamente com a religião católica. Uma bíblia, uma bíblia ilustrada, um terço de prata, uma medalha com motivos religiosos são boas opções e estão em acordo com o espírito da celebração.

2. Relógio

Por alguma razão, tornou-se tradição oferecer o primeiro relógio “de qualidade” a uma criança por altura da primeira comunhão. Normalmente, esta celebração ocorre por volta dos 7/8 anos, e já sabem ver as horas.

É um presente que fica sempre bem e que também encontra, nas mais variadas lojas, a valores e modelos que servem a qualquer carteira.

3. Roupa

O que oferecer na primeira comunhão jogando pelo seguro? Roupa. Quer conheça bem ou mal a criança, pouco importa. Ainda estão numa idade em que roupa é uma boa opção porque a escolha não é complexa e os pais agradecem.

4. Anjo da Guarda

Seguindo as opções mais ligadas à religião, esta acaba por ser uma solução pelo simbolismo e significado. Pode escolher uma estatueta, uma caixinha de jóias, um pequeno quadro etc.

5. Sessão fotográfica

Um presente que tanto dá para meninos como para meninas, para marcar um dia especial ou para reservar para uma outra altura. Tanto pais como filhos vão gostar das fotografias profissionais que poderão tirar.

6. Um apoio aos hobbies/atividades extracurriculares

A criança que está a fazer a primeira comunhão pratica algum desporto? Toca piano, violino ou guitarra? Gosta de pintar ou escrever? É escuteiro? Pode sempre contribuir com um presente que seja útil para uma das atividades extracurriculares ou hobby.

7. Livros

Livros são sempre a resposta para sugestões de presentes, para todas as idades. Com 7 ou 8 anos e, como tal, já saberá ler e escrever, pelo que é uma boa altura começar a incutir o vício da leitura.

Procure saber quais são os seus autores preferidos. Os livros de aventura, como a coleção Uma Aventura ou do Harry Potter são, habitualmente, muito apreciados.

8. Jogos de tabuleiro

Um presente que é sempre bem recebido por toda a família e que permite evitar o frenesim tecnológico dos dias de hoje por alguns momentos. Jogos como Monopólio, Trivial Pursuit, Pictionary, Quem é Quem… Não tem como errar.

9. Leitor de música

Sem ter de obrigatoriamente dar alguma coisa muito tecnológica e cara, um leito de música é uma boa escolha. Pode ser um iPod Touch (que ainda estão a ser fabricados), ou outra opção. Junte uns auriculares divertidos e já está.

10. Bilhete para concerto/espetáculo infantil

Faça uma pesquisa na agenda cultural. Oferecer um bilhete para um espetáculo, concerto, peça de teatro, musical é um presente mais fora do normal, mas ainda assim bastante apreciado. Não se esqueça também do bilhete para o adulto que acompanha.

Veja também