Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
08 Ago, 2018 - 16:43

5 quintas pedagógicas perto do Porto para levar as crianças

Júlia Rocha

Ajudar as crianças a aprender e a praticarem a sustentabilidade, ao mesmo tempo que se divertem é possível. Conheça quintas pedagógicas perto do Porto.

5 quintas pedagógicas perto do Porto para levar as crianças

Vive nos arredores do Porto e quer pôr os seus filhos a aprender sobre a vida no campo, a origem dos alimentos, como cuidar de animais, sustentabilidade ambiental? Uma quinta pedagógica pode ser a resposta. Damos-lhe a conhecer alguns exemplos de quintas pedagógicas perto do Porto.

Um ambiente de aprendizagem e contacto com a natureza. De certeza que os mais novos vão apreciar uns dias diferentes nestas quintas pedagógicas perto do Porto. Algumas promovem também programas para escolas ou atividades de cariz particular, como festas de aniversário, ou convívios. Conheça os programas disponíveis.

5 quintas pedagógicas perto do Porto

1. Parque da Lavandeira

Em Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia, o Parque da Lavandeira situa-se no Parque Biológico da cidade. Com percursos pedestres, jardins temáticos e zona para piqueniques, promete ajudar a passar um dia diferente. Costumam organizar-se atividades de cariz desportivo.

Onde: Parque Biológico de Gaia, Oliveira do Douro
Horários: Todos os dias, das 7h às 20h

2. Quinta Pedagógica do Mitra

Esta nem é uma das quintas pedagógicas perto do Porto, é mesmo na cidade, mas propriamente na zona oriental, bem perto da Estação de Campanhã, o que é uma vantagem na hora de lá chegar, com bons acessos de metro e comboio. Animada pela Associação Terra Solta, o espaço é também conhecido como Quinta de Vila Meã. Desenvolvem-se atividades ligadas à jardinagem e agricultura sustentável em ambiente urbano.

Onde: Vila Meã (Campanhã), Porto
Horários: Atividades às quartas-feiras e sábados

3. Quinta Pedagógica de Santa Isabel

Aberta há pouco mais de um ano, a Quinta Pedagógica Santa Isabel é um espaço desenvolvido um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas relacionadas com as tarefas de uma quinta, desde o semear e colher, aos cuidados e alimentação de animais. O respeito pela natureza e animais são os valores do espaço. As atividades incluem workshops, campos de férias e equitação.

Onde: Lugar de Gonçalves, Leça da Palmeira
Horários: de terça a domingo (10h-13h / 15h-18h)

4. Quinta Pedagógica de Braga

Já em Braga, esta quinta também prima por atividades agrícolas e ligadas ao animais, para mostrar aos mais novos como se produzem vegetais, frutas e legumes e como tratar dos mesmos. O principal objetivo do espaço é a educaçãoo para a sustentabilidade ambiental.

Onde: Caminho dos Quatro Caminhos, Braga
Horários: de segunda a sexta (9h-12h30 / 14h-18h30) e fins de semana e feriados com entrada livre

5. Quinta Pedagógica da Eira

Na Quinta da Eira, em Penafiel, este espaço mostra a realidade rural, permitindo vivenciar as atividades quotidianas de uma quinta, na Horta Pedagógica, aprender a fazer pão e compotas, colher frutos e saber como se engarrafa o vinho produzido na quinta. Existem campos de férias para crianças e jovens dos 8 aos 17 anos, mas pode pedir informações para outras atividades, e até organizar aqui a próxima festa de aniversário dos seus filhos.

Onde: Rua do Mosteiro, Bustelo, Penafiel
Horários: Sob consulta

Veja também