Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
06 Jun, 2018 - 08:00

Receitas do Xisto: Arroz de fressura ou picado

Viviane Soares

Partilhamos consigo outra das deliciosas Receitas do Xisto: Arroz de fressura ou Picado, com miúdos de cabra. Tem também um ingrediente secreto: muito amor.

Receitas do Xisto: Arroz de fressura ou picado

Do património gastronómico das terras do interior, esta é uma das muitas saborosas Receitas do Xisto: Arroz de fressura ou picado. A diferença para o arroz de miúdos tradicional é que na região serrana esta receita é feita com as miudezas da cabra ou da ovelha, os quais lhe dão um sabor muito especial.

A receita que partilhamos consigo foi obtida junto da Sra. D. Maria do Carmo, da Aldeia do Xisto de Álvaro, em Oleiros. Espreite e depois diga-nos se não é de fazer água na boca.

“receitas-xisto”

Receitas do Xisto: Arroz de fressura ou picado

receitas-do-xisto-arroz-de-fressura-ou-picado

Ingredientes

– Fressura de cabra ou de ovelha
– Sangue do animal
– Alho
– Cebola
– Vinagre
– Azeite
– Cravinho
– Louro
– Sal
– Salsa

Modo de preparação

1. Faz-se um guisado, de preferência numa caçoila de barro, com a fressura, o alho, o azeite, a cebola, o cravinho e o louro.
2. De seguida, após o guisado estar cozinhado, junta-se o sangue que levou um pouquinho de vinagre e água com sal e salsa.
3. Quando a água começar a ferver, junta-se o arroz.
4. Deixa-se a cozinhar durante alguns minutos e  está pronto a servir.

Receitas do Xisto: Arroz de fressura ou picado. Onde provar?

São vários os restaurantes nas Aldeias do Xisto onde pode saborear o arroz de fressura ou picado. Em terra de chanfana e do cabrito assado no forno, nada como um acompanhamento à altura.

Recorde-se que o aproveitamento integral da cabra é uma marca da gastronomia típica beirã, até porque faz parte da história, diríamos, de superação da pobreza fértil dos terrenos agrestes. Além disso, é uma marca da ruralidade bem vincada da região e, claro, da prática da pastorícia. Para saber mais sobre este património gastronómico sugerimos uma visita ao Restaurante Museu da Chanfana, em Mirando do Corvo, capital e berço da famosa chanfana.

Restaurante Museu da Chanfana

receita-do-xisto-arroz-de-fressura-ou-picado
receitas-do-xisto-arroz-de-fressura-ou-picado

Situado na Quinta da Paiva, em pleno Parque Biológico da Serra da Lousã, este restaurante celebra a gastronomia serrana em tom de homenagem à história socioeconómica da região.

Entre um conjunto variado de especialidades da casa, sugerimos que prove a chanfana, os negalhos, o sarrabulho, o bucho e os enchidos. Porém, o restaurante disponibiliza um Menu de Degustação que lhe dará uma ideia dos sabores que por aqui aconchegam o estômago. Espreite o menu e se lhe abrir o apetite reserve o seu lugar à mesa.

Veja também: