ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Ago, 2021 - 10:45

Receitas médicas no telemóvel: como obter e qual a validade

Teresa Campos

Apesar de já existirem há alguns anos, as receitas médicas no telemóvel ainda suscitam dúvidas a muitos utentes. Saiba mais sobre este tipo de prescrição.

receitas médicas no telemóvel

Embora as receitas médicas no telemóvel não tenham sido criadas devido à pandemia de COVID-19, até porque a sua implementação é anterior à mesma, a verdade é que este foi e continua a ser um recurso da máxima importância, sobretudo numa altura em que as consultas médicas presenciais ainda não estão disponíveis em todos os centros de atendimentos do Serviço Nacional de Saúde.

As receitas médicas no telemóvel têm diversas finalidades, nomeadamente a redução de custos e a poupança de papel. Fique a perceber melhor como este sistema de prescrição funciona.

Receitas médicas no telemóvel: tudo o que precisa de saber

As receitas médicas no telemóvel permitem o registo da prescrição médica num sistema eletrónico, sendo possível a prescrição simultânea de vários medicamentos ou exames e a sua leitura, através de códigos (Código de Acesso e Dispensa e Código de Direito de Opção), por diferentes equipamentos eletrónicos.

Podem beneficiar deste serviço todos os beneficiários do Serviço Nacional de Saúde que possuam telemóvel, já que a receita pode ser enviada para o aparelho através de SMS ou, então, para o email do utente, conforme os dados fornecidos pelo paciente.

Se a receita for enviada por SMS e quiser consultar a guia de tratamento de forma mais detalhada, então deve descarregar a aplicação móvel SNS 24 ou aceder à área pessoal do portal do SNS 24.

Através da consulta da guia, ficará a saber a posologia dos medicamentos, bem como a medicação que ainda tem disponível para aviar. Porém, o farmacêutico também é capaz de lhe dar estas informações, bastando que para isso partilhe com ele os códigos presentes no SMS com a sua receita médica.

farmaceutica a ler receitas médicas no telemóvel

Custos e preços

Este serviço não tem custos associados e, caso apague inadvertidamente as prescrições remetidas pelo médico, pode sempre voltar a pedir que estas lhe sejam enviadas, sem ter de pagar qualquer valor por isso.

Convém sublinhar que as receitas médicas no telemóvel funcionam como as demais, o que significa que pagará pelos medicamentos e exames prescritos o mesmo que pagaria se a receita fosse emitida em papel.

Validade

A validade das receitas médicas no telemóvel varia em função do tipo de tratamento em causa, respeitando os seguintes prazos:

  • 60 dias (tratamento de curta duração/não renovável);
  • 6 meses (tratamento de longa duração/renovável);
  • 12 meses (caso esteja justificada a prorrogação do tratamento por este período de tempo).
Mulher em casa a recorrer à Linha 1400 online
Veja também Linha 1400: assistência farmacêutica disponível online

Como devo aviar as receitas médicas no telemóvel?

Para aviar as receitas médicas no telemóvel, deve seguir o procedimento habitual. Basta dirigir-se a uma farmácia e apresentar a SMS recebida no telemóvel.

Caso se esqueça do telemóvel ou não o tenha consigo por outro motivo, saiba que também pode aviar a receita, se apresentar ao farmacêutico o cartão do cidadão do beneficiário da prescrição e o código de acesso e dispensa associado a essa receita.

Outra informação importante é que, tal como as prescrições em papel, também as receitas médicas no telemóvel não têm de ser aviadas na totalidade, ou seja, não precisa de levantar de uma só vez todos os medicamentos que o médico lhe prescreveu, podendo comprá-los faseadamente, de acordo como preferir.

Nota: No entanto, no máximo, o utente apenas pode dispensar até duas embalagens por linha de receita a cada 30 dias, com exceção de situações específicas e devidamente justificadas.

Veja também