David Afonso
David Afonso
13 Out, 2022 - 11:14

Renovar a carta de condução na internet: o que precisa saber

David Afonso

Poupa tempo e evita estar em aborrecidas filas de espera. Saiba como renovar a carta de condução na internet.

Homem a mostrar a carta de condução numa operação stop

Dizer que é possível renovar a carta de condução na internet parece uma coisa normal nos dias de hoje. Mas, a verdade é que, em Portugal, só possível desde 2017.

É verdade. Só foi possível renovar a carta de condução na internet, em Portugal, a partir de 2017. Após ter avançado com a carta por pontos, no ano antes, Portugal avançou com mais esta novidade, no âmbito da condução.

Vejamos então como o pode fazer esta renovação sem sair de casa.

2017. O ponto de partida.

Na época, o Governo já andava a preparar a legislação para que esta mudança fosse o mais rápido possível.

A medida, renovar a carta de condução na internet, era um dos pontos chave que integravam o Simplex para 2017 – denominando-se como “Carta sobre Rodas”.

A ideia é que o processo de renovação fosse feito através do envio de todos os documentos necessários digitalizados para o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT), de modo a centrar todo o processo. Além disso, seguir a intenção de desmaterializar diversos processos administrativos de relacionamento dos cidadãos com os serviços de administração do Estado.

No entanto, como já acontecia, a renovação da carta de condução continuaria a poder ser feita presencialmente e também em mais locais. Contudo, para além dos balcões do IMT, ganhou então mais um canal de renovação.

Renovar a carta de condução na internet: como o fazer

Com efeito, chegou o momento tão esperado, ”não sair de casa e fazer a renovação da minha carta de condução!”. Verá que é um processo bastante simples.

  1. Aceda à página dedicada à renovação da Carta de Condução da plataforma do IMT;
  2. Perante as duas opções, “Particulares” e “Empresas”, selecione a que lhe pertence;
  3. Faça o login ou registo. Pode usar o NIF. Neste caso a senha de acesso é a mesma que utiliza no Portal das Finanças ou com o cartão de cidadão (mais PIN). Clique novamente em “Entrar”;
  4. Em seguida, no topo da página, escolha “Pedidos” e depois, no menu do lado esquerdo, escolha a opção “Pedido de Carta de Condução”;
  5. Aparece uma nova página em que é pedida autorização para utilizar a foto e assinatura do cartão de cidadão. Preencha os dados correspondentes e selecione o pedido de “renovação” (nesta área também dá para pedir a “substituição” ou “2ª via ou duplicado”;
  6. Confirme se está tudo correto. Caso esteja, escolha a opção “Área de Pagamentos”, onde é dado o acesso aos dados para proceder ao “Pagamento de serviços”, que só pode ser efetuado 24 horas após ter terminado o pedido.

Dizer também que, verifique antes que tipo de carta de condução dispõe. Isto porque, pode existir a necessidade de realizar Avaliação Psicológica (que terá de digitalizar) e/ou atestado médico (que será enviado eletronicamente pelo profissional de saúde).

Caso necessite de esclarecer dúvidas, pode sempre contactar uma equipa responsável através do email, [email protected].

inibição de conduzir
Esteja atento à data em que expira a sua carta de condução

Vantagens de renovar a carta de condução na internet

A parte de todo o conceito da renovação online, não há dúvida que existem vantagens associadas ao mesmo. Seguem-se as principais.

Poupar tempo

Seja tempo pessoal ou até mesmo uma pausa no trabalho, à distância de um clique pode fazer a renovação da sua carta de condução de forma rápida, cómoda e sem sair de casa.

Evitar filas de espera

Sendo um dos pontos com que mais os portugueses se queixam, seja qual for o serviço público, não havendo necessidade, evitar o congestionamento de serviços é imperativo.

Poupar dinheiro

É verdade. Poupança na carteira. O custo de renovação da carta é de 30€. Se renovar a carta de condução na internet tem um desconto de 10% sobre esse valor. Por outro lado, a multa por conduzir com a carta de condução caducada é pesada. Pode chegar aos 600 euros.

Dicas de renovação de carta de condução importantes.

Por último, umas dicas rápidas sobre este processo para que nada falhe.

  • A revalidação da carta de condução deve requerida nos seis meses que antecedem o termo de validade do título, consoante as idades.
  • Qualquer pessoa que tenha a carta de condução pode pedir a revalidação. Os condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, ciclomotores e tratores agrícolas.
  • O prazo da revalidação depende de como fizer o pedido. Se pedir através da internet, a revalidação é feita em 10 dias.

Em suma, seja renovar a carta de condução na internet ou presencialmente, nenhum dos processos tem é complicado, especialmente o digital. Logo, se está a chegar a hora, nada como reler mais uma vez este artigo e em caso de dúvida contactar as respetivas entidades responsáveis.

Veja também