Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Ago, 2018 - 00:00
Roadtrip pela Escócia: 10 cenários de sonho

Roadtrip pela Escócia: 10 cenários de sonho

Mónica Carvalho

Fazer uma roadtrip pela Escócia é entrar numa aventura com todos os ingredientes para a viagem perfeita: cenários perfeitos, naturais e históricos.

O artigo continua após o anúncio

Só precisa de um carro e boa companhia. Tudo o resto irá descobrir numa roadtrip pela Escócia. Seja qual for a rota que escolha, mais curta ou mais longa, durante poucos ou vários dias, há algo com que pode sempre contar: cenários bonitos e em constante mudança, atrações incríveis e cidades e aldeias acolhedoras.

A Escócia tem, indiscutivelmente, algumas das mais belas paisagens do Reino Unido, quiçá, talvez mesmo do mundo. É como se entrássemos num cenário de filme místico e fizéssemos parte do enredo. É tudo tão incrível que já foi nomeado pelo famoso guia de viagem Rough Guide como o país mais bonito do mundo, pelas “praias selvagens, os lagos profundos e os castelos escarpados” das terras altas da Escócia, que não têm comparação com mais nenhuma cenário.

10 ideias para uma roadtrip pela Escócia

Desde a icónica Glencoe até às montanhas escarpadas e passando pela cidade universitária onde o Príncipe William e Kate Middleton se conheceram, aqui estão 10 das melhores opções de roadtrip pela Escócia para adicionar à sua lista viagens imperdíveis.

1. A melhor viagem de um dia

De Edimburgo, siga para Forth Valley Route, onde irá passar pela Ponte Forth e pelo Munro Antoine – ambos os locais são Patrimónios Mundiais. Siga em direção a Kincardine, o começo da Rota Costeira de Fife, que lhe dará o melhor da brilhante costa de Firth of Forth, enquanto passa pelas belas cidades pesqueiras no East Neuk e pela histórica St. Andrews, o local onde os futuros reis de Inglaterra se conheceram. Esta rota terminará em Newport-on-Tay.

2. A melhor rota das terras altas

north coast 500 escócia

Fonte: Max Pixel

Para o melhor cenário por entre as montanhas para uma roadtrip pela Escócia, deverá percorrer a North Coast 500, que foi criada em 2015 e foi nomeada como uma das melhores viagens costeiras do mundo. A rota é composta por 500 quilómetros de paisagens deslumbrantes das montanhas, com castelos antigos, praias de areia e um toque de herança histórica em cada local: Black Isle, Caithness, Easter Ross, Inverness-Shire, Sutherland e Wester Ross.

3. A melhor rota para os fãs de Harry Potter

comboio hogwarts

Fonte: Max Pixel

Qualquer fã de Harry Potter que se preze reconhecerá o Glenfinnan Hamlet na Escócia, lar da ponte que o Expresso de Hogwarts atravessa até chegar à escola de magia. Também pode fazer um passeio no comboio a vapor Jacobite, mas se optar por conduzir pela aldeia, tem sempre a vantagem de poder parar quando quiser e poder tirar fotografias incríveis. Para chegar lá, inicie a viagem em Fort William e siga a estrada até Glenfinnan. Pode estender a viagem até Mallaig, onde você pode apanhar uma balsa para a Ilha de Skye.

O artigo continua após o anúncio

4. A melhor rota para cenários icónicos

Nenhuma viagem pela Escócia fica completa sem uma visita a Ben Nevis e Glencoe. Começando no coração de Loch Lomond, visite An Ceann Mor, um ponto de vista que lhe dará uma noção do tamanho deste Loch. De lá, siga pela Argyll Coastal Route via Loch Gilpheap até Kilmore e Glencoe, terminando em Fort William. Dado que esta cidade está situada ao lado de Ben Nevis, o pico mais alto da Escócia, conseguirá descobrir o caminho perfeito para cenários incomparáveis, comer excelente marisco e ver um pôr do sol deslumbrante.

5. A melhor rota para praias incríveis

praias escócia

Fonte: Max Pixel

Não é a primeira coisa de que se lembra quando pensa na Escócia. No entanto, este país também tem vários locais de praias deslumbrantes.
Para conhecê-las, comece a sua viagem em Dundee e siga a rota costeira de Angus, que liga Dundee a Aberdeen. Pelo caminho, passará por várias cidades encantadoras, belas reservas naturais e desfrutará de vistas incríveis das montanhas Grampian e do Mar do Norte.

6. A melhor rota para encontrar o monstro do Lago Ness

loch ness

Fonte: Max Pixel

O lago mais famoso da Escócia está há séculos envolto em mistério, graças ao monstro escondido abaixo da superfície, a Ness ou Nessie, como é carinhosamente conhecida. O primeiro relato de avistamento de Nessie ocorreu em 565 d.C. e houve numerosas visualizações populares desde então. Porém, continuamos sem provas conclusivas da existência deste monstro, que dizem ser gigante. Para tentar a sua sorte, comece em Fort William, siga o Canal Caledonian norte ao longo das margens do Loch Lochaidh e Loch Oich até chegar ao Loch Ness.

7. A melhor rota para se sentir num vídeo de música

escócia

Fonte: Max Pixel

Quando Harry Styles, antigo membro dos One Direction, lançou o single “Sign of the Times”, o que salta à vista é mesmo a beleza do local das filmagens. Pois bem, tal decorreu na Ilha de Skye, no noroeste da Escócia. A melhor forma de lá chegar é apanhar uma balsa em Mallaig diretamente para a ilha ou viajar desde Glasgow via Glencoe e o castelo Eilean Donan. Uma vez lá, pode ir de carro até Portree, a principal vila de Skye, e depois para Staffin.

8. A melhor rota para observar castelos

inverness escócia

Fonte: Max Pixel

O artigo continua após o anúncio

A Rota Turística das Terras Altas é perfeita para os amantes da história escocesa e para aqueles que anseiam por ficar de boca aberta perante a beleza que encontram. Então, deve começar em Aberdeen, e seguir pelo exuberante Cairngorms National Park para Inverness. Pelo caminho, encontrará que quatro castelos, além do Campo de Batalha de Culloden e muitos museus.

9. A melhor rota para paisagens exuberantes

Outro percurso imperdível nesta lista de sugestões de roadtrip pela Escócia é a Rota Turística Deeside, que começa em Perth e continua até Aberdeen. Durante o percurso, pode visitar a Destilaria Royal Lochnagar, para experimentar um pouco do famoso uísque escocês, ou visitar o Cambus O’May Cheese Co, se é fã de queijo. Há também muitos castelos para visitar ao longo deste trajeto, nomeadamente Drum Castle, que foi concedido a William de Irwyn pelo rei Robert the Bruce em 1323. O encanto do local tem a ver com o Jardim das Rosas Históricas e a possibilidade de dar um passeio pela floresta de carvalhos.

10. A melhor rota para os fãs de James Bond

escócia

Fonte: Max Pixel

Se já viu o filme “007 – Skyfall”, é provável que tenha um intenso desejo de visitar a Escócia e isso em muito se deve à cena em que Judi Dench e Daniel Craig estão na frente de um vale cheio de névoa, o Glen Etive situado nas Terras Altas. Para obter a experiência completa e sentir-se um verdadeiro James Bond, parta de Glasgow até Loch Craignish, cenário de outro filme da saga “From Russia with Love”, de 1963, seguindo para Oban, onde pode navegar até à Ilha de Mull e visitar o Castelo de Duart. Quando regressar ao continente, dirija-se para Glen Etive. Em seguida, vá para Glencoe, local que também apareceu em vários filmes de Harry Potter. Para completar a experiência James Bond, então dirija-se para o norte em direção a Eilean Donan, um dos castelos mais conhecidos da Escócia e que também serviu como sede do MI6 no filme “The World Is Not Enough”.

Boas viagens nesta roadtrip pela Escócia!

Veja também: