Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
10 Jan, 2020 - 13:26

Roterdão, a capital da arquitetura nos Países Baixos

Márcio Matos

Roterdão é uma das principais cidades dos Países baixos. Detentora de uma arquitetura única e emblemática, há muito para descobrir neste destino.

vista sobre roterdão

A Holanda deixou de existir para dar lugar aos Países Baixos. mas as atrações continuam por lá e Roterdão é certamente uma das cidades que continua a arrastar mais visitantes.

Assim, há inúmeros motivos para agendar uma estadia nesta cidade que é um verdadeiro caldeirão cultural. Em Roterdão, vivem pessoas provenientes de mais de 170 países. Prepare-se para descobrir uma cidade cosmopolita e com uma arquitetura original e peculiar.

Roterdão, viagem a uma cidade surpreendente

A arquitetura

Um dos maiores atrativos de Roterdão é mesmo a sua arquitetura, pois esta cidade é considerada a capital da arquitetura holandesa. Neste fantástico destino, há uma variedade incrível de projetos arquitetónicos de distintas ambições.

Os arranha-céus com hortas biológicas bem no topo são algumas imagens que ficam na retina e que encantam nas redes sociais. A moderna Ponte Erasmus é outro belo exemplo que enaltece o engenho e a criatividade da arquitetura holandesa. Uma outra atração incontornável são as famosas e originais Casas Cubo.

ponte erasmus em roterdão

O porto

Na Europa, não há maior nem mais importante porto do que o de Roterdão. Um porto histórico de grande relevância, com uma enorme tradição no comércio marítimo. É um espaço com muita história e que ainda hoje tem o seu papel na vida da cidade.

O mercado de Roterdão

O Markthal é outro espaço absolutamente obrigatório, que foi aberto no ano de 2014 e se tornou numa atração para todos os visitantes de Roterdão.

Trata-se de um edifício bastante moderno e inovador que, além de integrar casas de habitação e espaços de restauração, tem um belo mercado, onde todos podem beneficiar dos produtos presentes nas diversas barracas como frutas, legumes, entre outros alimentos.

Depois, e uma vez no mercado, deve aproveitar a proximidade para dar um salto à bela igreja de San Lourenço (conhecida como Laurenskerk), que foi construída entre 1449 e 1525. Esta igreja protestante (calvinista) foi a única igreja medieval que sobreviveu aos bombardeamentos.

Estação Central de Roterdão

Outras atrações

A estação central de Roterdão (Centraal Station) é outro espaço encantador, diferente e muito moderno. Ao seu lado, há um prédio espelhado que também chama a atenção dos mais curiosos.

Witte Huis (conhecido como “casa branca”) foi o 1° arranha-céu da Europa. Além desse facto curioso, este prédio possui ainda uma história de sobrevivência, pois passou incólume aos bombardeamentos que ocorreram nesta cidade no ano de 1940.

Canal em Amesterdão
Veja também 10 (excelentes) razões para ir a Amesterdão este ano

Cultura

Um espaço fantástico para os amantes da arte e da cultura é o Kunstahal. Um museu com uma programação diversificada e com intenções ecléticas.

A sua oferta encantará todos os estratos sociais. Pode ficar surpreendido com uma exposição de esculturas hiper-realistas, entre outras mostras disponíveis no espaço.

Vida noturna

Nos Países Baixos, existem muitos espaços com uma vida noturna muita ativa e surpreendente.

Em Roterdão, a principal referência é a rua Witte de Withstraat. Aqui, pode explorar o que de melhor a cidade tem à noite, como o Bazar onde a diversão é garantida!

centro de Roterdão

Onde comer em Roterdão

Mais do que recomendar um espaço com boa comida, é importante referir um espaço emblemático da cidade.

Falamos do Fenix Food Factory, um pólo gastronómico alternativo que advém de um projeto inovador que transformou um antigo armazém num espaço bastante atrativo. O que era para ser temporário tornou-se tão popular que levou à sua permanência. Um espaço sedutor, nomeadamente à noite e aos fins de semana.

Posse é um restaurante que se encontra neste complexo e é merecedor dos maiores elogios. Vá até lá e viva uma experiência que certamente irá querer repetir!

Agora que sabe um pouco mais sobre a maravilhosa cidade de Roterdão, está à espera de quê para ir com a família ou os amigos até lá? É certo que irá viver uma experiência absolutamente memorável!

Veja também