Teresa Campos
Teresa Campos
29 Jan, 2021 - 11:43

Roupa para gato: a solução para combater o frio do seu amigo

Teresa Campos

A roupa para gato é uma tendência cada vez mais em voga, embora os felinos não a apreciem muito. Faça a experiência e veja como o seu amigo reage.

Roupa para gato

Não há tanta roupa para gato, como existe para cão e é fácil perceber porquê: os felinos não são propriamente fãs de vestimentas e, no geral, rejeitam bastante todas as peças de vestuários que lhe queiram colocar.

Contudo, a roupa para gato permite combater um dos grandes males de que sofrem os felinos: o frio! Portanto, e à medida que as temperaturas baixam, é uma boa ideia começar a pensar e a ponderar sobre a possibilidade de comprar ou confecionar você mesmo algumas peças de vestuário, capazes de trazerem mais conforto e aconchego ao seu amigos de quatro patas. Confira alguns dos benefícios da roupa para gato!

Roupa para gato: vantagens, caraterísticas e possíveis reações

Benefícios

Todos sabemos que os gatos adoram calor. Não é por acaso que eles procuram tudo o que é fonte de calor: a televisão, as lareiras e, claro, os seus donos. Por isso, é natural que ele sofra um pouco com a chegada do tempo frio, de maneira que a roupa para gato pode ser uma excelente solução para que ele se sinta bem confortável e aconchegado, todo o dia.

A roupa para gato é especialmente necessária em zonas onde o inverno é particularmente frio; em animais com problemas respiratórios e alergias; e, ainda, em crias bebés, mais frágeis, sobretudo se sofrerem de alergias.

Caraterísticas ideais da roupa para gato

A roupa ideal para gato não deve envolver as patas, focinho ou olhos do animal, já que tal irá irritá-lo e ele até se pode magoar ao tentar libertar-se das roupas. Assim, a nossa sugestão é que prefira capas e vestidos na medida certa, ou seja, nem muito apertados, nem muito folgados, porque ambas as hipóteses o irão incomodar.

Portanto, aposte em roupa para gato elástica quanto baste, de modo a que ela não o incomode e ele possa caminhar e saltar, sem que ela o atrapalhe. O mercado de roupa para gato já é bem amplo e significativo, de maneira que além das peças de vestuário para o dia-a-dia, existe já uma gama de acessórios para eventos especiais como casamentos, carnaval, Halloween, entre outros.

Gato com camisola de malha

Reação do animal

Um dos obstáculos que irá enfrentar é que o seu gato não irá gostar de estar vestido. O facto de serem, fisicamente, mais flexíveis do que um cão, por exemplo, permite que tirem as vestimentas com mais facilidade e, por isso, vesti-los pode ser um verdadeiro desafio.

A sugestão é que não insista em demasia, pois já sabemos como os gatos são teimosos e têm personalidade própria. Se a dificuldade em se adaptarem às roupas persistir, será preferível oferecer ao seu animal outras opções para ele se aquecer. Prepare um cantinho só para ele, com bastante almofadas, perto de uma fonte de calor segura para o seu amigo e ele manter-se-á, assim, sempre quentinho.

Onde comprar

Como já dissemos, há já uma vasta oferta de roupa para gato. Pode adquiri-la em lojas de animais; pesquisar online e, até, importar algumas peças; ou, então, pode também aprender a fazer, você mesmo, algumas vestimentas para o seu patudo.

Quem domina as técnicas do crochet, por exemplo, pode usar essa habilidade e fazer roupa para gato nas suas cores preferidas. Há vários tutoriais na internet para o ajudar nesta tarefa. Mesmo que não se ache capaz, pode sempre fazer um teste e ver como o seu animal reage à roupa, antes de investir algum dinheiro a comprar peças em lojas.

Outra possibilidade é, também, usar uma meia velha que tenha aí para casa e cortar o cano da meia (parte mais elástica) e descartar. Depois, dobrar o calcanhar e fazer um corte no meio, dividindo o calcanhar a meio. Finalize, cortando a ponta da meia (onde ficam os dedos) e descarte. Agora é só vestir o gato, encaixando as patas nos buracos que você fez no calcanhar da meia e esperar a reação do seu felino… Esta é uma boa opção até para gatos castrados que se encontrem na fase do pós-operatório.

Algumas sugestões de roupa para gato

Roupa pós-cirúrgica

Depois de uma operação é importante e pode ser, até mesmo, necessário que o seu gato use uma roupa específica. Para isso, o ideal é informar-se junto do veterinário e tentar adquirir essa espécie de body/colete numa loja especializada ou, até, numa farmácia. Estes modelos existem em várias cores e vão deixar o seu amigo bem mais confortável.

Roupa de fantasia

Se o seu gato é, na verdade, um tigre, deve vesti-lo como tal, fantasiando-o e deixando-o pronto para o Halloween. Não há quem resista a um bichano vestido assim. O único problema é mesmo conseguir que ele não retire a vestimenta em menos de um minuto.

 

Camisola de malha

Apta para cão, mas também para gato, são as camisolas de malha de diferentes cores, indicadas para os meses frios, pois garantem conforto e calor ao seu animal. Fáceis de colocar e de retirar, são uma ótima solução para o inverno.

 

Camisola com capuz

Mais uma vez, esta é uma peça apta tanto para cães, como para gatos. Como tem capuz é indicada para animais mais friorentos e que, assim, ficam com a sua cabeça e orelhas protegidas. Pode ser uma boa escolha se tiver de sair com o seu bichano e estiver especialmente frio ou, até, chuva.

 

Botas

Inspire-se no famoso “Gato das Botas” e faça com que o seu amigo felino adira à moda. É provável que ele rejeite, mas a verdade é que este calçado é ótimo para animais que estejam, por exemplo, com alguma ferida ou problema na pata, já que assim consegue proteger o membro e garantir que ele sare mais depressa. São também anti-derrapantes e, por isso, bom para colocar ao seu gato em pisos onde ele, normalmente, escorregue.

 

Se nunca experimentou vestir roupa para gato ao seu amigo, talvez a aproximação dos dias frios possa ser uma boa altura para tentar fazê-lo. Como dissemos, não espere uma reação esfuziante por parte do seu animal, bem pelo contrário. Porém, não há nada como pôr à prova e ver se, com alguma insistência e perseverança, o seu felino se acaba por adaptar à roupa para gato que lhe pode trazer um conforto e aconchego extras.

Finalmente, se o seu esforço for em vão, não desespere. Se conseguir que o seu felino mantenha a roupa vestida nem que seja por um minuto, tire umas quantas fotos e, pelo menos, terá umas imagens bem engraçadas para partilhar com os seus amigos e postar nas redes sociais.

Veja também

Artigos Relacionados