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Ana Graça
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28 Out, 2018 - 11:27

13 segredos anti-envelhecimento para uma vida longa e saudável

Ana Graça

Envelhecer é um processo natural do qual é impossível fugir mas quanto mais tarde envelhecermos, melhor. Conheça estes segredos anti-envelhecimento!

13 segredos anti-envelhecimento para uma vida longa e saudável

Todos nós gostaríamos de ficar jovens para sempre. Não sendo possível, importa conhecer 13 importantes segredos anti-envelhecimento que nos podem ajudar a manter a juventude, a atividade, a saúde e o bem-estar por mais tempo.

Ao contrário do que acontece em Portugal, nos países nórdicos, após os 65 anos, as pessoas têm ainda, em média, cerca de 15 anos de boa qualidade de vida. No nosso país esquecemos muitas vezes a prevenção das doenças degenerativas e cuidamos pouco da nossa nutrição e do nosso estado físico e mental ao longo da vida.

Assim sendo, estes 13 segredos anti-envelhecimento devem servir como estratégia de prevenção e têm como principais objetivos proporcionar uma melhor qualidade de vida e atrasar os sinais e sintomas associados ao envelhecimento.

Segredos anti-envelhecimento: o que significa envelhecer?

No dia-a-dia, atribuímos à palavra envelhecer o significado de ficar com mais idade. As crianças e os adolescentes acrescentam mais idade àquela que já têm mas não envelhecem no sentido biológico do termo, na medida em que o declínio só ocorre quando o ser humano atinge a maturidade, na vida adulta.

O processo de envelhecimento traz consigo o enfraquecimento muscular e o prejuízo de algumas funções corporais e intelectuais, mas nem todas as funções biológicas declinam ao mesmo tempo nem de igual forma para todas as pessoas. Por exemplo, pessoas que se exercitam intelectualmente e que praticam exercício físico podem até melhorar com o avançar da idade. Assim, importa conhecer e pôr em prática importantes segredos anti-envelhecimento.

atribuímos à palavra envelhecer o significado de ficar com mais idade

13 segredos anti-envelhecimento para uma vida longa e saudável

1. Cuidar daqueles que são próximos

Cuidar de alguém de quem se gosta acarreta sempre alguma preocupação e cansaço, no entanto, alguns estudos mostram que cuidar e auxiliar os outros mantém a autonomia e o nível de atividade elevados, contribuindo para uma vida mais longa. Cuidar de alguém de quem se gosta pode também trazer inúmeras consequências positivas que, por vezes são esquecidas: reforça os laços e aumenta o sentido de competência de quem cuida.

2. Ser otimista

É verdade, ser otimista traz mais bem-estar, melhores níveis de humor, menos ansiedade e também uma maior longevidade. Um estudo levado a cabo pela Women’s Health Initiative analisou 100.000 mulheres ao longo de vários anos e concluiu que aquelas que viviam mais o lado positivo da vida, viviam também mais anos.

Ser otimista

3. Definir objetivos, metas e intenções

Ter propósitos na vida, desejos por cumprir, sonhos por realizar e metas por alcançar ajuda a manter a jovialidade. Estes objetivos e desejos podem ser mais simples ou mais complexos (ler ou escrever um livro; conhecer um destino de sonho), o importante é que anseie profundamente que aconteçam.

4. Ter em atenção os níveis de vitamina D

Baixos níveis de vitamina D têm sido associados a patologias como a depressão, a osteoporose, a hipertensão e a diabetes. O impacto da vitamina D na saúde parece ser realmente significativo, de acordo com várias investigações. Assim, a exposição solar regrada e cuidada é um dos importantes segredos anti-envelhecimento que importa não esquecer.

5. Caminhar

Caminhar pode ser um bom contributo para que se mantenha jovem e saudável por mais tempo. Se para além das caminhadas tiver a oportunidade e a capacidade de se envolver noutras atividades desportivas tanto melhor. Os estudos mostram de forma consistente que a prática de atividade física, adaptada à condição de saúde de cada pessoa, contribui para uma maior longevidade e jovialidade.

As investigações mostram também que as pessoas que correm de forma regular vivem mais anos, com mais saúde, já que correr ajuda a regular a pressão arterial, a aumentar a capacidade pulmonar, a reduzir o stress e a aumentar a densidade óssea.

prática de atividade física

6. Evitar o isolamento

Construir e manter relações significativas, participar e estar envolvido nas atividades da comunidade contribui para que se sinta mais saudável, mais feliz e mais jovem.

7. Deixar de fumar

Não é segredo para ninguém que a cessação tabágica é uma medida importante para alcançar uma maior longevidade e jovialidade. Independentemente da idade, está sempre a tempo de deixar de fumar!

8. Beber álcool com moderação

Há estudos que avançam que beber vinho tinto de forma moderada (cerca de um copo por dia para mulheres e dois para homens) contribui para a redução do risco de morte por doenças cardiovasculares, sendo benéfico para a saúde geral. Por outro lado, o consumo excessivo de álcool contribui para um pior estado de saúde geral e, naturalmente, para um envelhecimento mais precoce.

Beber álcool com moderação é um dos segredos anti-envelhecimento

9. Evitar o stress

O impacto do stress no estado de saúde geral é enorme. Assim sendo, reduzir o stress é um excelente meio para reduzir o risco de contrair várias doenças. Mais ainda, a Universidade da Califórnia desenvolveu um estudo que comprovou que mulheres afetadas por stress crónico tinham menores níveis de uma hormona responsável por regular o processo de envelhecimento.

10. Adotar uma alimentação saudável

Um estudo desenvolvido pelo Imperial College London revelou que, entre as pessoas estudadas, aquelas que incluíam na sua alimentação diária algumas porções de fruta e vegetais apresentavam menor risco de desenvolver determinadas doenças. Alguns dos alimentos que são apontados como grandes segredos anti-envelhecimento são: frutos secos; frutos vermelhos; batata doce; azeite; espinafres; brócolos; entre outros.

11. Dormir bem

Vivemos num ritmo alucinante, temos vidas muito ocupadas e o sono acaba por sofrer as consequências, contudo, para uma vida mais duradoura e saudável há que fazer por ter um sono de qualidade.

Dormir mal, de forma continuada, pode trazer inúmeras consequências negativas para a saúde, podendo contribuir para o surgimento de patologia depressiva ou cardíaca, por exemplo. Pelo contrário, ter um sono de qualidade ajuda a que tenhamos uma pele mais cuidada, jovem e bonita, mais energia, mais vitalidade, melhor funcionamento intelectual e relações pessoais mais bem-sucedidas.

Dormir bem

12. Manter a mente ativa

Não é só o corpo que beneficia de exercício. É igualmente importante manter o cérebro ativo de forma a afugentar as demências, mantendo todas as potencialidades cognitivas. Talvez este seja um dos mais importantes segredos anti-envelhecimento: esforce-se por aprender coisas novas constantemente, expanda os seus conhecimentos, treine a resolução de problemas no dia-a-dia e estimule todas as suas capacidades cognitivas.

13. Manter um espírito jovem

Só o facto de se sentir jovem podem ajudá-lo a viver mais anos, com mais vitalidade. Uma investigação da University College London descobriu que pessoas que se sentem mais jovens face à idade que realmente têm, apresentam maior probabilidade de viver mais anos. Esta investigação vem mostrar que a atitude que adotamos face à idade afeta a saúde e a forma como vivemos. Quando as pessoas assumem que estão envelhecidas abandonam mais facilmente os desafios, desistem dos sonhos e desejos e cuidam pior da sua saúde.

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