Viviane Soares
Viviane Soares
01 Jan, 2020 - 00:00

4 passos essenciais para alcançar os seus objetivos financeiros

Viviane Soares

Poupar é, com certeza, um dos segredos para concretizar os seus planos financeiros. Qual é a sua motivação para poupar?

jovem casal casa nova

Poupar é um desafio para muitas pessoas e não ter um objetivo financeiro definido pode comprometer a motivação desta missão. Amealhar, ao fim do mês, parte dos rendimentos sem ter propriamente uma meta, pode não ser a melhor solução uma vez que não temos uma finalidade em mente para nos disciplinar nas rotinas da poupança.

A pensar nisto, reunimos alguns passos essenciais para ajudá-lo a gerir melhor as suas poupanças e conseguir alcançar os objetivos financeiros que façam a diferença na sua vida. Isto é, não se trata da quantidade de dinheiro que consegue poupar, mas da forma como o faz e daquilo que pretende realizar.

4 passos para poupar com sucesso

mulher a usar o telefomóvel

1. Conhecer bem o seu orçamento

Antes mesmo de definir metas financeiras, é preciso fazer um raio X dos rendimentos e das despesas para perceber os ajustes que precisará de fazer no orçamento. Reorganizar o orçamento e reduzir as despesas mensais possíveis são outros passos importantes. Em relação a este ponto, somos da opinião de que deve criar um orçamento mensal o mais realista possível – até para poder analisar efetivamente o que ganha, o que gasta e o que sobra por mês. A partir daqui, poderá ajustar a gestão do orçamento tendo em vista as suas metas de poupança e, assim, aprender a focar-se no que realmente importa.

2. Definir objetivos para a poupança

Agora que já sabe bem quanto dinheiro entra mensalmente, quanto sai e quanto sobra, o próximo passo é ter metas de poupança. Isto é, se tiver objetivos claramente definidos, sentir-se-á motivado para poupar. Se estiver a acumular capital por acumular, não será difícil começar a falhar com a poupança. Portanto, defina finalidades: por exemplo, comprar o carro dos sonhos, fazer uma viagem para um destino especial, realizar a festa de casamento perfeita, ou fazer aquela formação que pode mudar a sua vida.

3. Ser disciplinado na poupança

Se, num determinado mês, fez uma despesa que não estava orçamentada, com certeza que não porá em risco a sua estratégia de poupança. Mas não faça deste procedimento um hábito. A poupança exige algum sacrifício, o que nos ajuda a analisar a verdadeira necessidade de determinadas despesas, isto é, de “separar o trigo do joio”, como diz o aforismo popular.

4. Usar uma app de poupança e investimento

A tecnologia pode ser uma grande aliada das poupanças. Por isso, ter a ajuda de uma aplicação pode ser uma excelente estratégia para alcançar a sua meta e realizar os seus sonhos. Por exemplo, a app MySavings da Fidelidade1 ajuda a poupar de forma simples, 100% digital e com total personalização. Após definir o seu objetivo de poupança, montante e periodicidade das entregas, pode escolher a opção de investimento que melhor se adapta ao seu perfil de risco financeiro.

O processo é feito totalmente digital e a partir de 25€ pode começar a poupar. Sem encargos de resgate e com comissões reduzidas, com esta solução pode acompanhar a sua poupança em tempo real e ter total autonomia na sua gestão. Para que possa definir a sua estratégia de acordo com o objetivo que pretende alcançar, existem 3 planos disponíveis, de menor ou maior risco. A partir do montante que se propõe a investir por mês, a app simula o tempo necessário para atingir a sua finalidade. Pode descarregar a app MySavings aqui.

Tenha em mente que planear a poupança e fazer uma boa gestão do dinheiro que põe de lado todos os meses, é o que o vai aproximar dos seus sonhos. Já sente mais motivação para começar a poupar?

1 Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

Veja também