Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Fev, 2020 - 10:17

Sabe o que é e para que serve um sistema de parede radiante?

Helena Peixoto

Se está a pensar fazer umas remodelações lá por casa, não deixe de fora a possibilidade de um sistema de parede radiante. Os resultados são incríveis!

paredes de uma casa em obras

Na hora de tornar as nossas casas termicamente mais eficientes, todos procuramos o mesmo: soluções acessíveis, eficientes e eficazes. Se está a construir uma casa de raíz ou então a equacionar umas remodelações que envolvam mexer com as paredes, não deixe de pensar na possibilidade de instalar um sistema de parede radiante

Afinal de contas, este tipo de sistema vai compensar-lhe largamente num médio a longo prazo, além de que vai constatar que o conforto térmico vai, efetivamente, subir imenso. Depois disto é que nunca mais vai querer sair do conforto do seu lar! 

O que é o sistema de parede radiante? 

mão a regular temperatura no comando da parede

Antes de qualqeur outra coisa: afinal, o que é exatamente o sistema de parede radiante? Muito se ouve falar de piso radiante, mas parede nem sempre é tão comum. A verdade é que este sistema existe e é tão eficiente quanto o chão!

A lógica é a mesma: consiste na instalação, no interior de paredes, de um sistema que permite aquecer uma divisão de forma uniforme e contínua. Este sistema pode ser hidráulico, elétrico ou com filme de aquecimento, mas todos eles garantam uma excelente eficácia térmica

Vários estudos já comprovaram, inclusiamente, que os sistemas radiantes têm a capacidade de fornecer ao corpo humano um conforto muito superior em relação aos sistemas de aquecimento tradicionais.

O facto da baixa temperatura que circula dentro dos tubos do sistema faz com que a sensação de aconchego seja permanente, além de que o clima fica mais livre de micróbios e outros microorgnismos nefastos para o ser humano. 

Além disso, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, este tipo de sistema permite um aquecimento nos meses mais frios e dá a possibilidade de termorregulação de arrefecimento no verão e sem correntes de ar, deslocamento de pó e grandes oscilações de temperatura entre o interior e o exterior do edifício.

1

Principais vantagens


Como principais vantagens do sistema de parede radiante podemos então apontar fatores como: 

  • Excelente nível de conforto térmico ambiente: a distribuição da teperatura é uniforme na horizontal e vertical e não há correntes de ar e de circulação de pó;
  • Funcionamento silencioso; 
  • Consumo energético eficiente durante toda a vida útil do edifício; 
  • Possibilidade de atingir o clima ideal em todas as estações do ano, das mais quentes às mais frias;
  • Graças ao funcionamento com água a temperaturas menos extremas, permite ser utilizada tanto em combinação com geradores de alta eficiência (ex: caldeiras de condensação e bombas de calor) ou também com fontes renováveis (ex: energia geotérmica ou solar);
  • Grande liberdade arquitetónica, uma vez que não necessita de equipamentos físicos por fora das paredes; 
  • Não necessita manutenção regular; 
  • Poupança económica a médio/longo prazo. 
2

Tipos de sistema de parede radiante

Filmes de aquecimento

O sistema de parede radiante por filme de aquecimento radiante combina um isolamento revestido com um filme de aquecimento, o que  torna a sua instalação muito simples, rápida e segura.

O filme de aquecimento é composto por uma fita monometal, laminada por termo-soldura, dentro de um invólucro de poliéster multi-reforçado. Este permite alcançar uma temperatura ideal, homogénea, constante e regulada.

Esta solução pode ser integrada nas paredes ou também em tetos. 

Sistema de parede radiante hidraulico ou elétrico

No caso dos sistemas de parede radiante hidráulicos ou elétricos, falamos de uma solução em que se instala, no interior de paredes, um conjunto de tubos nos quais circula água a baixa temperatura.

Em ambos os tipos de sistema a instalação é semelhante; o que altera é a forma de alimentar esses tubos: no caso do sistema hidráulico , a fonte de calor que alimenta os tubos podem ser bombas de calo, No caso do sistema elétrico, são caldeiras, recuperadores de calor ou outro equipamento elétrico que desempenha essa função. 

A cereja no topo do bolo é o facto de ser possível associar este tipo de sistema de parede radiante a uma fonte renovável! Nestes casos, as mais recomendadas são a geotermia e o sistema solar térmico. Relativamente à sua  instalação, é possível fazê-lo tanto na fase de construção da obra ou como processo de reabilitação do edifício.

Em termos de revestimentos, é possível instalar este sistema com diversos tipos. Essencialmente, a escolha é sua e depende do seu gosto estético, custo económico e arquitetura de cada espaço! 

Quando instalar um sistema de parede radiante?

Idealmente, este sistema deve ser instalado na hora de construir de raíz um projeto. No entanto, se está a pensar fazer umas pequenas obras em casa, pode equacionar seriamente colocar o sistema de parede radiante (eventualmente até colocando uma parede falsa para não ser necessário fazer buracos)!

Consulte especialistas na área e informe-se da melhor solução para o seu caso. Uma coisa é garantida: a sua casa vai ficar tão confortável que nem acredita!

Veja também