ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
09 Mar, 2022 - 14:35

Sony e Honda juntam-se na produção de veículos elétricos

Valdemar Jorge

A Sony e Honda avançam com joint venture para o desenvolvimento de veículos elétricos. O primeiro automóvel deverá chegar em 2025.

Sony e Honda fazem carros elétricos

A união entre Sony e Honda para o desenvolvimento de carros elétricos foi anunciada em Tóquio, sendo que as primeiras viaturas deverão chegar em 2025. Este entendimento visa a criação de uma aliança estratégica no campo da mobilidade.

As empresas vão unir-se para desenvolver, produzir e comercializar veículos elétricos (EV) movidos a bateria. Esta parceria, segundo foi também revelado, está aberta a outros parceiros.

Na conferência conjunta, Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, e Toshihiro Mibe, CEO da Honda, foram unânimes a defender que a joint venture será formada este ano e que as vendas devem começar em 2025.

Neste processo a Honda ficará responsável pelo fabrico do primeiro modelo, enquanto a parceira Sony desenvolverá a complexa plataforma de serviços de mobilidade.

Sony e Honda: nova geração de mobilidade

Segundo os responsáveis das duas empresas a aliança que será constituída ainda em 2022, está ainda sujeita à “assinatura dos acordos definitivos e aprovações regulatórias relevantes”.

O acordo “visa reunir as capacidades de desenvolvimento de mobilidade da Honda, tecnologia de fabricação de carrocerias de veículos e experiência de gerenciamento de serviço pós-venda cultivada ao longo de muitos anos”.

Já da Sony, vem a experiência “no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento, para realizar uma nova geração de mobilidade e serviços que estão intimamente alinhados com os usuários e o ambiente e continuam a evoluir no futuro”.

Volvo XC40 Recharge
Veja também Volvo XC40 Recharge: o futuro elétrico já é uma realidade

Primeiro modelo apontado para 2025

Em apenas três anos deve surgir no mercado automóvel o primeiro veículo elétrico fruto da parceria a Honda e da Sony.

Para tal, segundo o comunicado conjunto das duas empresas, espera-se que esta aliança trace, planeie, projete e desenvolva a venda de veículos elétricos, mas que não tenha, nem opere, instalações fabris.

Por isso, aguarda-se que a Honda seja responsável pelo fabrico do “primeiro modelo de EV na sua fábrica de veículos. Entretanto, uma plataforma de serviços de mobilidade será desenvolvida pela Sony e disponibilizada para o projeto”.

Segundo Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, “o nosso propósito é encher o mundo de emoção através do poder da criatividade e da tecnologia”. Assim, por meio desta aliança com a Honda, que acumulou extensa experiência global e conquistas na indústria automobilística ao longo de muitos anos e continua a fazer avanços revolucionários neste campo, “pretendemos construir a nossa visão de ‘tornar o espaço de mobilidade emocional’ e contribuir para a evolução da mobilidade centrada na segurança, entretenimento e adaptabilidade”, conclui o CEO da Sony.

Tecnologia e know-how

Toshihiro Mibe, CEO da Honda Motor, considera que esta joint-venture “terá como objetivo estar na vanguarda da inovação, evolução e expansão da mobilidade em todo o mundo, adotando uma abordagem ampla e ambiciosa para criar valor que exceda as expectativas e a imaginação dos clientes”. Na sua opinião, isso será feito “aproveitando a tecnologia de ponta e o know-how da Honda em relação ao meio ambiente e segurança, ao mesmo tempo em que alinhamos os ativos tecnológicos de ambas as empresas”.

Registe-se que ambas as empresas têm avançado individualmente no caminho da mobilidade elétrica granjeando experiência que será útil para o desenvolvimento desta joint-venture.

Neste sentido, é preciso lembrar que a Honda tem uma outra joint-venture, com a General Motors, cujo objetivo é a produção de veículos elétricos e que desde meados do ano de 2020 tem nos mercados mundiais o Honda e:, um citadino elétrico.

Por seu lado a Sony, líder do mercado gamming, com a marca Playstation, revelou no início deste ano que iria lançar a Sony Mobility. Entretanto, mostrou ao mundo a sua visão para a mobilidade elétrica: o concept VISION-S 02.

Veja também