Assunção Duarte
Assunção Duarte
09 Mar, 2021 - 13:02

Qual o tamanho ideal de televisão para ter em sua casa?

Assunção Duarte

Qualidade de imagem superior e excelente interface de utilizador não bastam para definir a melhor TV. Encontrar o tamanho ideal de televisão também conta.

Tamanho ideal da televisão

tamanho ideal de televisão conquistou importância à medida que a dimensão média dos ecrãs começou a crescer a cada novo modelo lançado no mercado. Mas tal como em muitas outras coisas, uma TV maior não é sinónimo de uma TV melhor. 

Para uma televisão grande garantir uma melhor experiência de visualização do que uma mais pequena, a resolução da imagem tem de estar adaptada a esse tamanho, tal como a distância a que os espectadores estão a ver o ecrã. 

Tamanho ideal de televisão: as perguntas que deve fazer

Quais são as suas necessidade pessoais?

O que vai fazer com a sua TV? Quantas pessoas vão estar habitualmente à frente do novo ecrã? Vai servir de extensão da sua playstation, como home cinema ou para ver notícias na cozinha? A resposta a estas questões ajuda-o a determinar o local onde vai instalar a nova televisão e esse local é importante para definir o tamanho que ela deve ter. 

Pense também que lugar de destaque vai querer dar à nova TV. Se sonha com uma televisão gigante, mas o seu espaço é reduzido ou de muita circulação familiar, pense que uma televisão maior vai dominar a sala, afectando todas as atividades que aí acontecem. Já se quer apenas uma televisão modesta e pequena, lembre-se que é para esquecer se algum dia quiser uma experiência de visualização mais imersiva com esse aparelho. 

Qual é a dimensão da sala onde vai colocar a TV?

Se a sala é grande ou pequena, se a televisão vai ficar em cima de um móvel ou se vai fixa-la na parede, são análises e medições que tem de fazer antes de comprar a nova TV. E não basta medir o espaço de uma parede à outra ou contar os metros quadrados da sua sala. 

O importante é conseguir identificar qual será a distância que vai existir entre o novo ecrã e os seus espectadores habituais. E não se esqueça de contar com a dimensão dos suportes de parede fornecidos pelos fabricantes ou com a profundidade do móvel que servirá de suporte. Medir essa distância vai dar-lhe pistas para descobrir o tamanho ideal de televisão para o seu espaço. 

Televisão a dar futebol

Qual é a resolução ideal para a distância a que vai estar o espectador? 

O que é a resolução da imagem?

Um ecrã de televisão é criado com uma resolução de imagem própria. Aparece na ficha técnica definida em pixéis que não são mais do que o número pontos que compõem a imagem da sua TV. Existem proporções – relação entre a altura e largura do ecrã – que são projetadas para lidar com determinadas resoluções. Devem garantir que não vai haver nenhum alongamento, distorção ou espaço em branco quando a imagem é transmitida adaptada ao ecrã dessa TV.

As duas proporções mais comuns são a 4:3, em que a imagem é quase um quadrado e que começou por ser o formato padrão original, e 16:9, o chamado formato panorâmico e que é hoje o mais popular. Por exemplo, uma TV com 720 polegadas equivale a uma TV com 720 pixéis em altura que, em formato 16:9, terá 1298 pixéis de largura. 

Um ecrã maior apresenta mais desafios. Por exemplo, vai precisar de mais pixéis de resolução para garantir que quer o conteúdo de baixa ou alta definição mantêm a qualidade na imagem ao expandir para uma maior dimensão. Como a maior parte do conteúdo ainda não é produzido em alta resolução, é importante que uma TV grande seja capaz de fazer um bom upscaling. Isto é, ampliar conteúdos produzidos com imagens em baixa resolução para que estes não fiquem embaciadas quando aumentadas para o tamanho grande desse ecrã.

Cada resolução tem uma distância ideal de visualização

Para a resolução pré-definida da TV que escolher, haverá sempre uma distância ideal à que o espectador deve estar para conseguir ver todos os detalhes da imagem transmitida. Isto quer dizer que, se ele se afastar dessa distância ideal irá ver menos detalhes e se ele se aproximar demais poderá começar a ver imperfeições na imagem. 

Calcular essa distância não é uma ciência exata porque depende da capacidade visual de cada pessoa e da experiência de visualização que ela quer ter. Mas há recomendações genéricas que pode seguir. Por exemplo, o campo de visão ideal médio deverá traçar um ângulo entre os 30° e os 36°, cujo vértice é o ponto em que a pessoa está sentada e a abertura corresponde à largura do ecrã. Quando a pessoa se aproxima do ecrã o ângulo abre e aumenta o valor, e quando se afasta o ângulo fecha e reduz do valor. 

Como desenhar ângulos no chão da sua sala ou na loja em que está a olhar para a sua nova televisão pode não ser muito prático, existem orientações gerais sobre as distâncias a respeitar. A mais comum é  aumentar 1,5 a 2,5 vezes a medida da diagonal do ecrã da televisão ou calcular 30 centímetros de distância de visualização para cada 10 polegadas na diagonal do ecrã. 

Mas se contas não são o seu forte, existem simuladores online que o ajudam a avaliar o tamanho ideal de televisão para ou seu espaço, ou pode seguir recomendações de associações de defesa do consumidor como a Proteste.

Verá que as indicações variam sempre um pouco, até mesmo entre fabricantes que utilizam os mesmo valores de polegadas e resolução. Tudo depende muito da visão subjetiva de cada pessoa, mas para facilitar a sua escolha, deixamos-lhe aqui alguns exemplos de calculo.

Como ligar o seu computador à TV
Não perca Como ligar o computador à TV

Tamanho ideal de televisão: pequenas, médias ou grandes?

Tamanho pequeno: 20” a 35” polegadas

São as chamadas TVs individuais. Uma boa escolha para colocar numa bancada de cozinha, numa secretária ou mesmo para servir de ecrã de computador. Quase sempre limitadas a conteúdo HD/SDR padrão.

Para 32” polegadas a distância recomendada de visualização é de 1,5 metros.

Tamanho médio: 40” a 50” polegadas

São televisões que já foram consideradas grandes, mas que atualmente estão com o estatuto de média dimensão dado o crescimento constante do tamanho dos ecrãs. Demasiado grandes para salas de tamanho reduzido, são consideradas o ponto de partida para conteúdo 4K UHD de qualidade (jogos e cinema) em salas de tamanho médio-grande.

Para 50” polegadas a distância recomendada de visualização é de 2,5 metros.

Tamanho grande: 50” a 85” polegadas

Apesar de haver no mercado televisões ainda maiores, esta dimensão já pode satisfazer aqueles que procuram uma verdadeira experiência de cinema em casa. Também são uma boa opção para famílias numerosas ou para quem gosta de assistir a jogos de futebol em grupo. O ideal para apreciar conteúdos em Blu-rays Ultra HD 4K.

Para 85” polegadas a distância recomendada de visualização é 3,5 metros.

Veja também