Luísa Santos
Luísa Santos
27 Fev, 2023 - 07:00

Como ligar o computador à TV?Transforme a TV numa Smart Tv

Luísa Santos

Que tal uma série? Com cabo, sem ele ou com adaptadores, saiba como ligar o computador à TV e desfrute mais do seu aparelho.

Se não tem uma smart TV e tem de assistir aos seus serviços de streaming num pequeno ecrã portátil, saiba que pode mudar isto. Seja para assistir a vídeos do Youtube ou para ver mais um episódio da sua série preferida, usar um ecrã maior é, de facto, mais vantajoso. Por isso, saiba agora como ligar o computador à TV.

Vamos aos passos.

como ligar o pc à tv com e sem cabos

Ainda que a forma tradicional de ligar um dispositivo a outro seja através de cabos, a verdade é que, hoje em dia, existem várias formas de o fazer – e, em algumas dessas, não precisa de cabos para nada.

Tudo depende, contudo, do quão recente o seu computador e televisão são, já que a “idade” do aparelho influencia o tipo de entradas que o mesmo inclui, assim como se precisa de cabos para a ligação ou não.

De qualquer das formas, se não tiver uma Smart TV, as dicas que se seguem podem tornar-se muito úteis, já que permitem conectar o seu computador à televisão sem complicações.

Ligação por cabo

Se quiser saber como ligar o computador à TV, podemos já adiantar que a maneira mais simples é através de um cabo que conecte ambos os equipamentos.

Para tal, o computador tem de estar perto da televisão (a não ser que tenha cabos com metros de comprimento) para que a ligação possa ser feita. Essa, pode acontecer de duas formas: através de uma entrada HDMI ou VGA.

Tudo depende de quando foi lançado o PC e a TV, isto porque, os aparelhos mais antigos, só podem ser ligados através de cabos VGA – uma vez que não dispõem de entradas HDMI (mais pequenas e finas).

Enquanto que, no caso da ligação VGA, tem de ligar um cabo para o áudio e um para a imagem, com o HDMI basta encontrar a entrada correta e conectar apenas um cabo.

Caso a imagem não seja imediatamente replicada do computador para a televisão, só precisa de aceder às definições de ecrã do PC e definir a forma como pretende que a imagem seja transmitida (só para a TV ou em simultâneo nos dois ecrãs).

Ligação wireless

As ligações wireless são muito comuns hoje em dia, já que não precisam de cabos para acontecerem. Ainda que pareça simples, este é um dos tipos de ligações mais complexos que existem.

Isto acontece porque, os sistemas wireless que existiam, já estão completamente ultrapassados, pelo que não são mais fabricados da forma que eram. Antigamente, os computadores tinham uma funcionalidade chamada WiDi (Intel Wireless Display), algo que já não incluem.

Depois dessa, surgiu a Miracast, uma tecnologia que, com base na conexão sem fios, possibilitou muitas das ligações do género. Mas rapidamente se percebeu que, face à fraca adesão, a funcionalidade tinha de desaparecer.

Do complexo para o simples, começaram a surgir sistemas como o Google Chromecast que, em poucas palavras, transforma qualquer televisão convencional (com entrada USB) numa Smart TV.

A única coisa que precisa é de um computador ligado à Internet e o Chromecast conecta à mesma rede. Depois, basta seguir as instruções de instalação e preparar-se para ver filmes, ouvir música e até navegar no YouTube a partir da TV.

Tal como existe esse dispositivo da Google, outros são comercializados. Quanto melhor qualidade garantirem, mais caros serão, pelo que é tudo uma questão de perceber qual a finalidade que vai dar a um dispositivo do género.

Veja também