Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
14 Jun, 2018 - 14:20

Como ligar o telemóvel à TV: 4 opções simples

Ana Duarte

O smartphone pode ser usado como leitor de imagens, vídeos e música. Mas como ligar o telemóvel à TV? Existem várias alternativas. Conheça-as!

Como ligar o telemóvel à TV: 4 opções simples

Como ligar o telemóvel à TV? O smartphone é um equipamento muito poderoso, que dá acesso a muitos conteúdos: filmes, fotografias, apresentações, etc.

Saber ligar o smartphone à TV pode ser muito útil, uma vez que o telemóvel permite ter acesso a vários ficheiros e a tudo o que está online. Existem várias formas de fazer esta ligação: via W-iFi, cabos, Google Chromecast ou apps. Explicamos-lhe tudo.

Como ligar o telemóvel à TV: as melhores opções

como o ligar telemovel a TV

1. Usando Wi-Fi

É fácil ligar o smartphone a uma Smart TV. Isto permite ao utilizador fazer streaming de diferentes conteúdos a partir do telemóvel. A maioria das fabricantes de televisões, como a Samsung, a Sony, a Philips, a LG e a Panasonic, oferece ao utilizador a possibilidade de ligar smartphones e tablets à TV a partir da mesma rede wireless.

Alguns fabricantes também permitem uma ligação wireless direta à Smart TV (é o chamado “screen mirroring”, ou seja, espelho de ecrã, que permite passar para a televisão o que quer que esteja no ecrã do telemóvel).

Caso tenha iPhone e uma Apple TV, basta ter os dois gadgets ligados à mesma rede Wi-Fi e, através do AirPlay, fazer a ligação e escolher a opção “screen mirroring”).

2. Usando apps

A Roku Mobile app é uma aplicação gratuita, disponível para Android e iOS, que permite fazer streaming a partir do smartphone para a televisão, de modo a exibir vídeos, música e fotos.

A iMediaShare é outra aplicação gratuita, também compatível com Android e iOS, que permite a transmissão de conteúdos do smartphone para a televisão, consolas, leitores blu-ray e sistemas de áudio.

A Miracast é também uma app grátis que permite a partilha de ecrã entre um smartphone e uma televisão, tendo a desvantagem de ser apenas compatível com Android.

3. Usando o Google Chromecast

O Google Chromecast foi lançado em 2013 e tornou-se uma referência no que toca ao streaming wireless de custo acessível. Este gadget permite transferir os recursos internos do smartphone (ou tablet ou computador) por streaming, usando energia própria, ou seja, não gastando a bateria do dispositivo a partir de onde está a ser emitido o conteúdo.

O Chromecast é uma excelente opção para fazer streaming a partir de apps como YouTube, Spotify, Netflix, Hulu, etc. O Chromecast também é compatível com iOS, apesar de ter limitações.

chromecast
Fonte da imagem: Chromecast/Divulgação

4. Usando cabos

Nem sempre há uma ligação wireless, o que impede a utilização dos recursos referidos acima. Quando isso acontece e precisa de saber como ligar o telemóvel à TV, deve recorrer a cabos. Usando um cabo, através da porta USB, pode ligar o smartphone a praticamente qualquer televisão com porta HDMI (compatível com iPhone caso use um adaptador Lightning Digital AV).

Para além de ser um cabo barato, tem a vantagem de transmitir som e imagem. Existem outras opções: cabos MHL e SlimPort, que têm a vantagem de ter uma extremidade microUSB, que é compatível com a maioria dos Androids.

Caso a televisão não seja compatível com MHL e SlimPort, existem adaptadores que podem ajudar. Em qualquer dos casos, antes de comprar um cabo, deve primeiro perceber qual é a melhor opção em relação ao telemóvel e à televisão que pretende ligar entre si.

Veja também:

Veja também