Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
18 Jun, 2018 - 17:15

Tapar a câmara do portátil: segurança ou paranóia?

Nuno Margarido

Esta pode ser uma verdadeira janela para a vida privada dos utilizadores ou trata-se de uma teoria da conspiração? Será que deve tapar a câmara do portátil?

Tapar a câmara do portátil: segurança ou paranóia?

Os escândalos de maior impacto começaram a “estalar” em 2013, quando Edward Snowden revelou que a Agência Nacional de Segurança dos EUA conseguia aceder aos microfones e às câmaras dos computadores. Durante os anos seguintes, vários foram os especialistas a aconselharem os utilizadores domésticos a terem algum cuidado nesse sentido. Mas será que deve mesmo tapar a câmara do portátil?

É mesmo preciso tapar a câmara do portátil?

tapar camara do portatil

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, já foi apanhado numa fotografia com uma fita adesiva a tapar a câmara e o microfone do portátil. James Comey, diretor do FBI até 2017, também foi uma das vozes mais audíveis que aconselhou os utilizadores a taparem o microfone e a câmara do portátil – revelando até que a Agência Nacional de Segurança dos EUA conseguia aceder aos mesmos.

Mas será que é mesmo necessário tapar a câmara do portátil? E o microfone?

Perigos de não tapar a câmara do portátil ou até o microfone

  • Um invasor mal-intencionado pode conseguir aceder ao portátil e ver tudo o que a câmara do portátil mostra;
  • Um invasor mal-intencionado por conseguir aceder ao portátil e ouvir tudo o que o microfone capta na divisão em que se encontra.

Casos reais

Em 2014, um site mostrou imagens de crianças em Birmingham, o interior de um ginásio em Manchester e até uma loja em Londres. Segundo o responsável do site, o acesso às câmaras foi possível porque os proprietários das mesmas colocaram palavras-passe bastante básicas, como “123456”.

Já em 2015, um anónimo colocou vídeos capturados em câmaras de portáteis no YouTube. Segundo o mesmo, esta atividade tornou-se bastante fácil de concretizar e ganha cada vez mais popularidade.

Então, deve mesmo tapar a câmara do portátil?

Como diz o velho ditado, “mais vale prevenir do que remediar”. Como é óbvio, estes ataques tendem a acontecer em países mais mediáticos, como Estados Unidos da América, Inglaterra, China, França ou Alemanha… Mas isso não significa que países como Portugal estejam seguros, muito pelo contrário.

Como tapar a câmara do portátil

tapar camara portatil

Fonte da imagem: Amazon/Divulgação

Uma simples fita-cola pode resolver grande parte destes problemas. Uma solução que, contudo, não é esteticamente bonita (nem prática). Sugerimos esta cobertura para a câmara da Steagle, que possui várias cores e que encaixa em qualquer portátil (cerca de 9€).

Veja também: