Elsa Santos
Elsa Santos
22 Nov, 2023 - 14:52

Adultos com TDAH no trabalho

Elsa Santos

Entenda as implicações e desafios do TDAH no trabalho, e descubra algumas dicas para contornar as dificuldades provocadas pela condição.

O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, é atribuído sobretudo a crianças, mas pode chegar à vida adulta – e, quando assim é, a pergunta impõe-se: como lidar com a realidade do TDAH no trabalho?

A apresentação de um quadro complexo de sintomas, que interfere em diversos aspetos laborais, poderá interferir nas atividades de um profissional? As dificuldades inerentes ao TDAH podem impossibilitar a realização de tarefas mais rotineiras e conduzir ao desemprego?

Estudos mostram que a realidade de adultos com TDAH é mais comum do que, à partida, possa parecer. Entenda as implicações e os desafios do TDAH no trabalho, e descubra algumas dicas para contornar as dificuldades – quer seja quem sofre da condição, quer seja um colega ou supervisor.

Vamos desmistificar o tema e abordar as melhores formas de lidar com o TDAH no trabalho.

Siga as estratégias.

TDAH: o que precisa de saber

O TDAH é um transtorno neurobiológico que se manifesta na infância e que, frequentemente, se prolonga pela vida adulta.

Os sintomas principais incluem desatenção, inquietude, impulsividade, dificuldade em controlar o comportamento e hiperatividade.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 4% da população adulta mundial sofre de TDAH.

É, pois, importante estar atento e saber como contornar as dificuldades, se for o seu caso, ou como lidar com alguém que sofre deste transtorno.

7 dicas úteis para superar as dificuldades do TDAH no contexto de trabalho

Se vive e trabalha com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as dicas que se seguem são para si. Simples e úteis.

1.

Fale com os seus superiores

É muito importante que os seus superiores hierárquicos tenham conhecimento do seu diagnóstico. O facto de terem essa informação permitir-lhes-á saber – ou informarem-se – lidar com determinadas situações que possam decorrer daí.

2.

Use uma agenda

Um dos maiores problemas do TDAH no trabalho é o esquecimento de tarefas. Por isso, é muito importante ter um suporte que permite fazer a gestão de tudo o que tem para fazer. Isso pode ser feito com recurso a uma agenda, física ou digital, onde anota datas importantes, reuniões, encontros com clientes, entre outras informações/afazeres relevantes.

3.

Faça listas

Fazer listas é sempre algo útil para quem corre a possibilidade de se esquecer de alguma coisa, e mesmo por uma questão de organização de prioridades.

Pode fazer uma lista começando pelas tarefas prioritárias e prazos.

4.

Defina lugares para as coisas

Uma estratégia simples para facilitar a organização, reduzir ansiedade e evitar esquecimentos passa por definir lugares próprios para as coisas, sobretudo para aquelas que são realmente importantes para o seu trabalho, como objetos, documentos ou chaves. Ao guardar sempre tudo nos seus lugares próprios, saberá sempre onde procurar.

5.

Respeite o seu ritmo

Toda a gente tem o seu próprio ritmo trabalho. Isso é algo natural. Porém, para uma pessoa com TDAH, esse aspeto ganha outra dimensão. Portanto, se é o seu caso, deve perceber quais são os seus momentos do dia em que consegue ter maior produtividade.

6.

Crie um espaço de trabalho agradável

O espaço influencia qualquer pessoa, muito especialmente quem sofre de Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Assim, é essencial que se sinta bem no seu espaço de trabalho. O mesmo deve ser confortável, livre de confusão, apenas com o essencial e limpo. Se se sentir bem, será mais fácil manter a atenção.

7.

Trace metas realistas e a prazo

Para conseguir manter o foco é importante que saiba para onde quer ir, onde e quando quer chegar lá.

Como lidar com pessoas com TDAH no trabalho

Saber o que é e como lidar com um colaborador ou colega com TDAH no trabalho é fundamental para esse profissional, em concreto, mas também para toda a equipa.

Ofereça um espaço silencioso

Se possível, proporcione um espaço silencioso para trabalhar, sem interrupções ou distrações.

Mantenha a organização

Faça por manter uma gestão organizada do trabalho, caso seja superior, de modo a ajudar o trabalhador a perceber o que tem de fazer, bem como a cumprir prioridades e prazos. Enviar a informação por escrito pode sempre facilitar.

Rotina de trabalho

Estabelecer uma rotina de trabalho, como por exemplo, com pequenas reuniões semanais ou diárias com pontos de situação, bem como um calendário partilhado e horários definidos para tarefas, ajuda uma pessoa com TDAH a concentrar-se e organizar-se melhor.

Uso de lembretes

O uso de lembretes entre os elementos da equipa ou em específico para o colaborador ou colega com TDAH , de modo a atualizar compromissos e prazos assume uma grande ajuda.

Crie metas realistas

Estabeleça metas realistas e ajude o colaborador a dividir seu dia em tarefas para trabalhar em apenas uma de cada vez. Se possível, agende reuniões frequentes para o acompanhamento das metas.

Post its para recados

Qualquer recado que seja necessário deixar, o recurso a post-its é o ideal, para que o trabalhador veja facilmente a mensagem e não se esqueça dela.

Demonstre reconhecimento

Como superior, ou mesmo colega de trabalho, demonstre sempre que possível o seu reconhecimento relativamente a uma tarefa importante concluída com sucesso, quer em reuniões de equipa, quer individualmente em reuniões de desempenho. Qualquer incentivo é positivo.

Mindfulness

Técnicas de mindfulness, como meditação podem e devem ser incentivadas e, sempre que possível, implementadas. Sendo uteis para todos, nomeadamente para controlar os níveis de stress, ajudam (muito) no controlo da atenção e equilíbrio emocional – especialmente relevantes para quem vive com TDAH no trabalho.

Pontos fortes frequentes em profissionais com TDAH

Apesar dos desafios com os quais têm de aprender a lidar e as dificuldades nem sempre fáceis de contornar, pessoas com TDAH no trabalho apresentam pontos fortes que também as distinguem de todas as outras.

Afinal, todas as pessoas têm os seus próprios traços de personalidade.

Frequentemente, o profissional com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, reúne algumas características, tais como:

  • criatividade;
  • espontaneidade;
  • energia;
  • hiperfoco.

Com ajuda de um psicólogo e mesmo dos próprios gestores, o profissional com TDAH no trabalho pode potencializar características e habilidades para se tornar mais funcional e produtivo, podendo mesmo gerar importantes benefícios para a empresa.

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