Ana Luísa Machado
Ana Luísa Machado
07 Jun, 2018 - 09:00
Técnica pomodoro: como gerir o tempo e aumentar a sua produtividade

Técnica pomodoro: como gerir o tempo e aumentar a sua produtividade

Ana Luísa Machado

Sente que tem dificuldade em gerir o seu tempo na execução das tarefas diárias? Conheça a técnica pomodoro e saiba como esta o pode ajudar.

O artigo continua após o anúncio

Se pretende aumentar a sua produtividade no trabalho e gerir melhor o seu tempo durante a execução de tarefas, saiba como a técnica pomodoro o pode ajudar a alcançar os seus objetivos e a conquistar os melhores resultados.

Conheça tudo sobre a técnica pomodoro

tecnica pomodoro

O que é a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro é uma técnica de gestão de tempo que foi desenvolvida por Francesco Cirillo nos finais dos anos 80. Ela surgiu por consequência da necessidade de Cirillo aumentar a sua produtividade enquanto estudava.

Este método consiste na utilização de um cronómetro, também designado por pomodoro timer, para trabalhar em blocos de tempo. O nome pomodoro atribuído a esta técnica, surge por inspiração no popular cronómetro de cozinha em forma de tomate que Cirillo utilizava para gerir o seu tempo.

Quem utiliza esta técnica durante a execução de tarefas, garante um exponencial aumento na sua produtividade. As tarefas ao serem organizadas por blocos, permitem que a pessoa saiba exatamente o que tem definido para realizar em determinado momento. Para além disso, ao direcionar a atenção apenas para uma tarefa de cada vez, evitará que a atenção se disperse por outras atividades secundárias, aumentando assim a produtividade e a eficácia na gestão do tempo.

Como funciona a técnica pomodoro?

Cada bloco de trabalho é designado por pomodoro e corresponde a 25 minutos de tempo, nos quais se deve executar uma determinada tarefa sem interrupções. Quando cada pomodoro terminar, deve ser feita uma pausa de 5 minutos. Após cada 4 blocos de 25 minutos, deverá aumentar a sua pausa para 30 minutos.

Para realizar a técnica pomodoro irá necessitar de um cronómetro e de uma lista de tarefas diárias (definidas preferencialmente por ordem de prioridade). Adicionalmente, deverá juntar à sua lista uma secção para tarefas não planeadas ou urgentes, que poderão surgir de forma inesperada no seu dia a dia e alterar o seu plano pré-definido.

Após elaborar a sua lista de tarefas, deverá selecionar a mais importante e cronometrar 25 minutos para se dedicar exclusivamente a ela. Quando terminar o pomodoro para aquela tarefa, marque um X na sua lista, de forma a indicar a sua conclusão e ir avaliando o seu progresso.

Em seguida, faça uma pausa obrigatória de 5 minutos e recarregue energias para o pomodoro seguinte. Após esse período, estará pronto para iniciar uma nova tarefa ou continuar a tarefa anterior, caso não a tenha terminado no pomodoro antecedente.

O artigo continua após o anúncio

Regras a seguir na técnica pomodoro

Para garantir a eficácia desta técnica, deverá seguir as seguintes regras:

  • só deve realizar uma tarefa em cada pomodoro;
  • um pomodoro não deve ser realizado em tempo inferior a 25 minutos – caso termine a sua tarefa em menos tempo, deverá revê-la até atingir o final do pomodoro;
  • um pomodoro não deve ser superior a 25 minutos – mesmo que considere que faltam apenas alguns minutos para concluir a sua tarefa, deverá terminá-la apenas no pomodoro seguinte;
  • caso um pomodoro seja interrompido deve ser anulado – esta regra aplica-se em todas as situações independentemente do momento em que o pomodoro foi suspenso;
  • a cada 4 pomodoros deve ser efetuada uma pausa entre 15 a 30 minutos;
  • é essencial para a eficácia desta técnica, respeitar os intervalos entre cada pomodoro;
  • sempre que concluir uma tarefa da sua lista, risque-a e prossiga para a tarefa seguinte.

Vantagens da técnica pomodoro

A técnica pomodoro apresenta inúmeras vantagens para quem a utiliza, entre as quais podemos destacar as seguintes:

  • aumento da produtividade;
  • aumento da atenção e concentração;
  • diminuição de interrupções durante a realização de tarefas;
  • diminuição da ansiedade;
  • melhor gestão do tempo na realização de tarefas;
  • otimização de resultados;
  • aumento da agilidade mental;
  • aumento da consciência das decisões;
  • aumento da motivação;
  • manutenção da energia mental, através das pausas realizadas durante a técnica;
  • combate da procrastinação;
  • otimização de métodos de trabalho.

Pomodoro timer online

Para utilizar a técnica pomodoro poderá recorrer a uma simples folha de papel e a um cronómetro. Porém, caso prefira organizar o seu trabalho através de um programa específico disponível online, poderá utilizar uma das seguintes sugestões:

Se pretender explorar de forma mais aprofundada a técnica pomodoro, poderá consultar o site oficial de Francesco Cirillo.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp