Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Dez, 2019 - 10:03
técnica pomodoro

Técnica pomodoro: aprenda a gerir tempo e aumente a produtividade

Catarina Milheiro

Ser-se produtivo pode ser um autêntico desafio. Conheça a técnica pomodoro, aprenda a dominá-la, aplique-a no seu dia a dia e aumente a sua produtividade.

O artigo continua após o anúncio

São cada vez mais as pessoas que adotam a técnica pomodoro nos dias que correm. A verdade é que quando se trabalha por conta própria e quando existe uma total liberdade de horários, ser-se produtivo pode significar um autêntico desafio.

Para que este tipo de profissionais consiga fazer uma gestão efetiva do seu tempo e assim aumentar a sua produtividade, recorrem, então, à técnica pomodoro.

Fique connosco e saiba tudo sobre este tema.

O QUE É A TÉCNICA POMODORO E COMO SE APLICA

A técnica pomodoro foi desenvolvida por Francesco Cirilo, no final dos anos 80, com o objetivo de criar uma técnica de organização utilizando um cronómetro em forma de tomate para dividir o seu trabalho em sessões mais curtas.

O próprio nome desta técnica de divisão de tarefas, “pomodoro”, significa tomate em italiano (nacionalidade do autor).

E porque todos sabemos que o tempo é dinheiro, queremos que fique a par desta técnica de forma a que compreenda o conceito e o consiga aplicar no seu dia a dia, aproveitando todos os seus benefícios.

Se é daquelas pessoas que tem, normalmente, alguma dificuldade em aumentar os seus níveis de produtividade, a técnica pomodoro pode mesmo fazer toda a diferença na sua vida profissional e pessoal.

Adote a técnica pomodoro

Está cansado de fazer listas e listas com tudo aquilo que tem para fazer? Experimente adotar a técnica pomodoro e verá como conseguirá aumentar o seu foco e a sua produtividade.

O artigo continua após o anúncio

De uma forma geral, esta técnica é uma forma de gerir o tempo que incentiva as pessoas a trabalharem com o tempo que têm disponível, e não contra ele. Mas afinal, como se aplica?

pomodoro

Na verdade, é mais simples do que parece: quando utiliza este método está a dividir o seu trabalho em períodos de 25 minutos, separados por intervalos de cinco minutos. 

Estes intervalos são chamados de “pomodoros”. Além disso, depois de cerca de quatro “pomodoros”, deve fazer uma pausa mais longa de 15 a 20 minutos.

A ideia que está por detrás desta técnica é o facto de que o próprio cronómetro provoca uma sensação de urgência. Isto é, em vez de sentir que tem um tempo interminável no seu período de trabalho para realizar as tarefas e, consequentemente, desperdiçar essas preciosas horas de trabalho em distrações, desta forma saberá que só tem 25 minutos para progredir o máximo possível numa tarefa.

Para além disso, este tipo de pausas forçadas ajudam ainda a atenuar aquele sentimento de cansaço e esgotamento emocional que muitos profissionais sentem no final do dia de trabalho.

Com a aplicação da técnica pomodoro é completamente impossível passar horas a fio em frente ao computador sem que se aperceba, uma vez que o temporizador está lá para o relembrar que está na hora de fazer uma pausa para se levantar e respirar.

Vantagens desta técnica

Ao adotar a técnica pomodoro no seu dia a dia de trabalho, conseguirá obter alguns benefícios, quer a curto prazo, como a longo prazo.

Se é daquelas pessoas que se senta em frente ao computador e trabalha horas e horas até que consiga concluir todas as suas tarefas, ou se é pro em multitasking, deve experimentar utilizar esta técnica para que consiga obter resultados de sucesso.

O artigo continua após o anúncio

Como já referimos, o modo de funcionamento é muito fácil. Basta que:

  • Escolha uma tarefa para trabalhar exclusivamente por 25 minutos;
  • Defina um cronómetro;
  • Trabalhe na tarefa até o cronómetro tocar;
  • Faça uma pausa de cinco minutos;
  • Repita este ciclo quatro vezes e depois faça uma pausa de 15 minutos.

E a verdade é que existem vantagens de utilização desta técnica. Tome nota:

  1. Ajuda a maximizar a concentração;
  2. Mantém o foco;
  3. Estimula a criatividade e a memória;
  4. Diminui a possibilidade de se distrair com outras coisas;
  5. Aumenta os seus níveis de produtividade;
  6. Diminuição de ansiedade;
  7. Ajuda-o a criar uma rotina divertida e dinâmica;
  8. Menor desconforto físico graças às pausas frequentes;
  9. Conclui as suas tarefas de forma mais rápida e eficaz.

DICAS PARA AJUDAR A AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

É normal que nem sempre consigamos ser tão produtivos como gostaríamos e, quando isso acontece, sentimos-nos frustrados, cansados e desiludidos.

Para que este tipo de sentimentos não surjam e para que consiga realmente sentir que o seu dia de trabalho foi produtivo e de sucesso, existem algumas dicas que o podem ajudar.

Claro está que é essencial ter em consideração que a técnica pomodoro por si só, não faz milagres. No entanto, se levar a sua metodologia a sério conseguirá obter os resultados esperados.

Saiba o que pode fazer:

  • Execute apenas uma tarefa por pomodoro (intervalo);
  • Não se deixe distrair com qualquer coisa e cumpra religiosamente os tempos definidos( nem mais, nem menos);
  • Organize a sua mesa de trabalho de forma a conseguir retirar todas as distrações possíveis e imaginárias;
  • Coloque o seu telemóvel num local ao qual não tenha acesso durante o tempo em que está a trabalhar em cada uma das tarefas. Desta forma não se distrairá com notificações de redes sociais ou email;
  • Se ouvir música o ajudar a concentrar-se, então coloque a sua playlist favorita enquanto se dedica ao trabalho;
  • Evite não respeitar as suas pausas. Mesmo que esteja num período de máxima concentração, estas pausas são essenciais e devem ser respeitadas para manter a produtividade e ter um olhar mais atento sobre o que está a fazer.

Pomodoro timer online

Para utilizar a técnica pomodoro poderá recorrer a uma simples folha de papel e a um cronómetro. Porém, caso prefira organizar o seu trabalho através de um programa específico disponível online, poderá utilizar uma das seguintes sugestões:

Se pretender explorar de forma mais aprofundada a técnica pomodoro, poderá consultar o site oficial de Francesco Cirillo.

O artigo continua após o anúncio
Veja também