Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
05 Set, 2018 - 11:01

Telemóveis desbloqueados: vantagens e desvantagens

Luísa Santos

A maior parte das operadoras de telecomunicações portuguesas têm já uma seleção de telemóveis desbloqueados pelas vantagens que esses oferecem.

Telemóveis desbloqueados: vantagens e desvantagens

Há mais vantagens do que desvantagens em comprar telemóveis desbloqueados. Hoje em dia, praticamente todas as operadoras reservam para venda alguns modelos desbloqueados pela procura que representam. A verdade é que são mais as pessoas que procuram telemóveis desbloqueados do que bloqueados.

Telemóveis desbloqueados: valem a pena?

telemoveis desbloqueados

São mais as vantagens do que as desvantagens em comprar telemóveis desbloqueados. Como pontos positivos encontramos, desde logo, a inexistência de se fidelizar a uma operadora. Isto pode ser muito vantajoso para a maior parte das pessoas, sobretudo para aquelas que querem trocar de telemóvel, mas estão satisfeitas com a sua operadora.

Comprar um telemóvel bloqueado implica que compre, também, um cartão SIM daquela operadora – o que, por outras palavras, implica fidelizar-se à mesma durante um determinado período de tempo apenas para que possa usufruir do seu novo telemóvel.

Outra das vantagens é o facto de poder trocar de cartão SIM quando quiser. Pode ter um outro plano de comunicações, associado a um outro cartão, e querer colocá-lo no seu telemóvel novo por causa de uma emergência (por exemplo).

O mesmo se aplica se for para outro país viver, ou passar uma temporada, onde seja mais vantajoso comprar um cartão SIM com um plano de comunicações local. Com um telemóvel bloqueado não o consegue fazer, já que o mesmo o obriga a utilizar o cartão associado àquela operadora.

Como principal desvantagem podemos apontar o preço a que os telemóveis desbloqueados são vendidos. Por serem livres de operadora, com uma utilização muito mais flexível, são vendidos a um preço mais caro em comparação com os telemóveis bloqueados a uma rede específica.

Como tal, aconselhamos a que não considere a hipótese de comprar um telemóvel bloqueado e desbloqueá-lo depois, por intermédio de métodos pouco convencionais e, seguramente, ilegais no nosso país. Ao comprar um telemóvel fidelizado a uma rede, está a celebrar um contrato que não deve quebrar.

Onde comprar telemóveis desbloquedos

telemoveis desbloqueados

Se souber como comprar, da forma mais barata, um telemóvel na Internet, então aconselhamos sites como a Gearbest, por exemplo, onde pode encontrar uma série vasta de telemóveis desbloqueados a preços muito mais baixos do que os praticados no nosso país. Deve, contudo, ter cuidado com a alfândega – mas nós podemos ensiná-lo a contorná-la.

Se preferir o método de compra mais convencional, então pode sempre comprar telemóveis desbloqueados em lojas portuguesas como a MEO, a NOS ou a Vodafone, onde encontra uma seleção de telemóveis livres de operadora que, apesar de mais caros, trazem consigo todas as vantagens explicadas neste artigo. Pode também optar por lojas como a Fnac, a Phone House, a Worten, a Media Markt ou a Rádio Popular.

Veja também: