Ekonomista
Ekonomista
03 Fev, 2019 - 14:46

Test drive Lexus RX450h L: experimentamos o novo SUV

Ekonomista

A Lexus “esticou” o seu SUV topo de gama e acrescentou mais 2 lugares. Acompanhe o nosso test drive Lexus RX450h L e tente não ficar apaixonado.

Test drive Lexus RX450h L: experimentamos o novo SUV

Lançado pela primeira vez há 20 anos atrás, este SUV foi pioneiro em 2005 ao ser o primeiro entre as marcas de luxo a utilizar motorizações híbridas “self-charging”. Em 2018, o RX volta a dar um passo importante, desta vez aumentado as suas dimensões e a sua lotação, mantendo as mesmas linhas e as mesmas performances.

Com mais de 2,7 milhoes de vendas globais até este momento, este é um dos modelos mais importantes da marca japonesa, e o novo RX450h L, com os seus 7 lugares, promete continuar a conquistar o seu lugar no mercado atendendo às principais necessidades das famílias modernas, graças ao seu espaço, conforto e luxo.

Test drive RX450h L: experiência de luxo no novo SUV

Exterior

O RX450h L manteve praticamente intactas as suas linhas em relação ao seu irmão mais pequeno, o RX450h. Entre as duas versões, diferem apenas o 11 centímetros acrescentados na secção da bagageira, posteriores ao eixo traseiro, que permitem acomodar uma 3ª fila de acentos capazes de transportar comodamente qualquer criança ou um adulto de estatura média durante uma viagem mais curta, e aumentando exponencialmente a capacidade total da bagageira. O comprimento situa-se agora exatamente nos 5000mm e a largura permanece nos 1895mm.

lexus
Fonte: Lexus

Este SUV destaca-se sobretudo pelas suas linhas dinâmicas, ao estilo de um SUV coupé. Na dianteira somos premiados com uma grelha de enormes dimensões como vem sendo apanágio da Lexus. Realça também à vista as óticas dianteiras, com as luzes de cruzamento em LED representando 3 pequenos “L’s” e piscas dinâmicos.

Também as óticas traseiras foram cuidadosamente esculpidas formando um “L” que se estendem para as laterais do veículo, enfatizando a sensação de espaço e largura deste SUV.

lexus
Fonte: Lexus

Na parte lateral deste veículos, são também visíveis vários pormenores que mostram a atenção ao detalhe deste carro e o posicionamento da Lexus no mercado, como por exemplo frisos cromados em toda a extensão lateral, no entanto, e apesar de apreciar a estética e presença deste carro, aceito que a opinião geral não seja uniforme e que este talvez não seja o SUV mais bonito de sempre.

Partilho da opinião que a escolha da cor de um carro é extremamente importante para a forma como este marca a sua presença na estrada, e confesso que este Azul Mica assenta que nem uma luva neste SUV, e que talvez outras cores possam não realçar tanto o carácter luxuoso e desportivo deste carro.

Ainda assim, convido a qualquer pessoa a sentar-se no interior do RX450h L, pois certamente ficará rendida ao luxo e conforto deste carro. Atrevo-me a dizer que é provavelmente um dos carros mais confortáveis que já conduzi, ao nível de qualquer berlina de luxo alemã.

Interior

lexus
Fonte: Lexus

É aqui sobretudo que o RX450h L cativa o seu público. Não encontramos neste carro um único plástico “barato”. Desde a parte inferior das portas até ao tejadilho, tudo aquilo que tocamos é pele, madeira ou tecido de alta qualidade.

O design do habitáculo estabelece um equilíbrio perfeito entre funcionalidade e luxo. O ambiente consegue ser simultaneamente espaçoso e intimista, com elevados níveis de conforto não só para o condutor mas para todos os 7 passageiros.

Os bancos oferecem um ótimo suporte e conforto extremos, e na versão ensaiada (Luxury), tanto os bancos dianteiros como traseiros são aquecidos, sendo ainda que os bancos do condutor e passageiros são simultaneamente ventilados.

lexus
Fonte: Lexus

A atenção ao detalhe é incrível neste RX450h L. Os assentos da segunda fila foram elevados de modo a que também haja um bom espaço para os pés dos passageiros da terceira fila, e foi adicionado uma alavanca que, para além de permitir um acesso mais fácil à terceira fila de assentos, permite regular o espaço disponível para os ocupantes da 2ª fila em até mais 15cm.

Na maior parte dos veículos de 7 lugares, a 3ª fila é geralmente um compartimento adicionado sem qualquer cuidado ou detalhe, uma vez que a maior parte das vezes não será usada, no entanto, no RX450h L impressionou-me a atenção ao detalhe que a Lexus colocou nestes assentos, construindo-os exatamente nos mesmos materiais que os assentos das filas anteriores, sendo bastante práticos e confortáveis (incluindo 2 porta-copos) e tendo inclusive um sistema exclusivo de ar condicionado controlado a partir desta 3ª fila.

Além de serem confortáveis, os bancos da terceira fileira do novo Lexus RX450h L são fáceis de colocar na posição para serem ocupados – basta pressionar um botão nos bancos da segunda fila ou na bagageira para que sejam colocados na vertical ou deitados no piso. E quando rebatida a 3ª fila de bancos, somos brindados com uns estonteantes 652 litros de capacidade numa bagageira que se estende por 1056mm.

Falando de bagageira, o RX450h L pode ser equipado, opcionalmente, com a conveniência de um portão traseiro elétrico inteligente. Se o utilizador estiver carregado com malas ou outro tipo de volumes não precisa procurar a chave ou de tentar chegar ao botão de abertura da porta da bagageira para que esta se abra. Em vez disso basta que passe simplesmente alguma parte do seu corpo ou um objeto sobre o logótipo da Lexus no portão da bagageira para que esta comece a abrir.

No que diz respeito à área envolvente ao condutor, este SUV da Lexus é provavelmente um sítios mais prazerosos para se estar nas horas de ponta. Os controlos de áudio e climatização são bastante intuitivos e muito fáceis de utilizar enquanto estamos a conduzir. O ecrã gigante de 12,3 polegadas e capacidade de ter uma vista partilhada para poder, por exemplo, seguir a navegação e ao mesmo tempo mudar a estação de rádio torna também bastante fácil a utilização em qualquer momento.

Se o seu telemóvel for compatível, existe ainda um compartimento na consola central que permite armazenar o seu aparelho e que este se carregue por wireless enquanto conduz.

Passemos agora talvez à parte mais importante e talvez aquela que mais me cativou neste Lexus RX 450h L, por vários motivos: a condução.

Condução

lexus
Fonte: Lexus

Fiquei realmente impressionado com a suavidade com este carro acelera, sem sentirmos o mínimo esforço do motor. O V6 híbrido de 313 cavalos e 335Nm de binário permitem a este SUV ter ótimos desempenhos e ainda assim fazer médias de 5,9L/100km (anunciado pela Lexus), apesar de nos mais de 400km percorridos termos feito apenas uma média de 6,8L/100km, o que é no mundo real, é verdadeiramente impressionante para um carro que pesa quase 2,9 toneladas, mede exatamente 5 metros de comprimento e é capaz de transportar 7 pessoas no maior dos confortos.

De facto, as prestações de performance deste carro foram para mim verdadeiramente surpreendentes, e agrada-me bastante o facto deste ser um SUV híbrido com tecnologia “Self Charging” e não um híbrido de ligar à tomada, isto permite não só que as baterias durem mais tempo porque nunca chegam a completar ciclos completos (a percentagem da bateria nunca desde abaixo dos 20% de carga e tampouco sobe acima dos 80%), e permite também a comodidade de poder estacionar o carro em qualquer lugar sem ter que estar preocupado em conectar o RX450h L numa tomada sempre que estaciona.

O RX450h L convida-nos a adoptar uma condução tranquila, calma e relaxada, mas ao mesmo tempo sabemos que se precisarmos de acelerar para fazer uma ultrapassagem, este SUV será capaz de o fazer sem qualquer esforço.

A suspensão de tipo MacPherson utilizada no eixo frontal e a suspensão de triângulos duplos sobrepostos com barras longitudinais no eixo traseiro, tornam praticamente imperceptíveis quaisquer irregularidades da estrada. Este tipo de suspensão permite ter uma viagem extremamente confortável em modo Eco e no modo Comfort, mas ao mesmo tempo permite que o RX450h L em modo Sport e Sport + tenha um comportamento mais firme e um rolamento reduzido nas sequências mais dinâmicas de curvas.

Tal como em praticamente todos os modelos da Lexus, os bancos e o volante são elétricos e permitem um sem fim de ajustamentos, garantindo que tanto o condutor como o pendura encontram a posição mais confortável para viajar.

Fiquei também impressionado com a ausência de ruído, tanto do motor, como do ar, como do rolamento dos pneus, mesmo a velocidades de autoestrada, o que realça a qualidade de construção e dos materiais deste SUV da Lexus.

Quando a bateria está totalmente carregada, é possível circular em modo 100% com este SUV, desde que nunca ultrapasse os 60 km/h. Quando a bateria não tiver carga suficiente, o motor a combustão é acionado e volta a recarregar as baterias.

O RX450h L oferece a máxima confiança ao condutor para abordar qualquer tipo de estrada de uma forma dinâmica, independentemente das condições climatéricas graças ao sofisticado sistema de tração integral E-Four da Lexus, que utiliza um motor elétrico adicional no eixo traseiro o qual permite reduzir o consumo de energia e de combustível, utilizando a tração às 4 rodas somente quando é necessário e permitindo que o motor elétrico traseiro atue como um gerador para carregar a bateria quando o veículo está em modo de
travagem regenerativa.

Apesar das dimensões, conduzir o RX450h L em cidade é extremamente fácil, graças ao raio de viragem bastante reduzido (tendo em conta as dimensões deste SUV) e graças também a todas as ajudas à condução, onde se incluem câmaras de visão dianteira, traseira e laterais, que podem ser visualizadas individualmente ou em conjunto tendo uma visão 360º em redor de todo o veículo.

lexus
Fonte: Lexus

Preços

O Lexus RX450h L é sem dúvida um carros mais confortáveis e práticos à venda no mercado, e em relação aos seus rivais (Porsche Cayenne, Audi Q7 e BMW X5), vence a todos eles em relação ao espaço, conforto, qualidade dos materiais e oferta de equipamento de série.

Mesmo as versões base do RX 450h L contam com monitor de ângulos mortos (BSM), um avançado sistema de detecção de peões (PCS), Cruise Control adaptativo (ACC), assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKA) e luz de máximos automáticos (AHB).

Os preços do RX450h L começam nos 101.389€, e a versão topo de gama, que foi a versão ensaiada, a versão Luxury, custa 107.902€.

Os apenas 3.200€ a mais pagos pelo cliente por esta versão em relação à versão de 5 lugares tornam este modelo bastante mais atrativo e num dos melhores SUV de 7 lugares que pode comprar.

A favor deste modelo joga ainda o facto da marca oferecer 5 anos de garantia ou 160 000km na totalidade dos componentes do veículo, e ainda uma garantia de 10 anos do sistema híbrido, incluindo a bateria, o que transparece a total confiança na qualidade de construção que a Lexus tem na construção dos seus automóveis.

Especificações Técnicas
PotênciaO RX 450h L alia um motor V6 de 3,5 litros a um motor elétrico eficiente e um sistema de tração às quatro rodas E-Four para proporcionar mais potência, desempenho e controlo, juntamente com emissões de CO2 reduzidas. A potência combinada dos dois motores é de 313cv e 335NM de binário.
Aceleração 0-100 km/h (s)8,0
Emissões CO2 Ciclo Combinado (g/Km)138
Consumo Combinado (l/100km)6,1
Velocidade Máxima180km/h
Capacidade Bageira (L)539 (1612 com a 2ª e 3ª fila rebatidas)
Peso (kg)2150
Veja também