Está já em vigor em 15 supermercados Pingo Doce a não aceitação de cartões de crédito como meio de pagamento, para já em fase de testes, sendo aceite o pagamento com cartão Multibanco.
De acordo com o Pingo Doce ainda não foram tomadas decisões definitivas e ainda não se sabe até quando irá durar este teste.
Segundo fonte oficial, o “Pingo Doce está muito focado na identificação, na sua estrutura de custos, de oportunidades de ganho de eficiência”.
Numa altura em que Unicre, os bancos e as cadeias de distribuição estão em negociações para reduzir as taxas cobradas pela utilização dos terminais de pagamento electrónico, a Jerónimo Martins lamenta que as taxas pagas em Portugal para aceitação de cartões de débito e de crédito continuam desproporcionalmente elevadas, em relação ao que se paga na maioria dos restantes países europeus.
Esta é uma luta já há muitos anos travada pela distribuição, que passou inclusivamente pela apresentação de queixas contra a Visa, a Unicre e a SIBS por alegadas práticas restritivas de concorrência.