Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Graça
Ana Graça
17 Set, 2018 - 17:07

Conhece os diferentes tipos de água?

Ana Graça

A água ocupa o lugar central na roda dos alimentos, mas perante os diferentes tipos de água como escolher aquele que nos traz mais benefícios? Descubra!

Conhece os diferentes tipos de água?

Será que água que costuma beber é a que lhe faz melhor? Vamos conhecer os diferentes tipos de água e os benefícios deste bem tão precioso.

O poder da água

A lista dos poderes e benefícios da água para a nossa saúde é quase infindável, afinal de contas sem ela apenas sobreviveríamos alguns dias. Mais de dois terços do nosso corpo são constituídos por água e uma pequena descida na quantidade de água do organismo pode originar leves sinais de desidratação. A água é imprescindível ao bom funcionamento do corpo humano, já que todos os órgãos que compõem a nossa anatomia e fisiologia dependem da água para o seu bom funcionamento.

Alguns dos principais benefícios da água para o nosso organismo são:

1) Ajuda no controlo de peso e na regulação do apetite;

2) É responsável pelo transporte de nutrientes e oxigénio para as células;

3) Elimina substâncias tóxicas. É importante na limpeza do organismo;

4) Tem um papel funcional a nível hepático e renal;

5) Auxilia a digestão;

6) Previne o envelhecimento da pele;

7) Protege os órgãos e os tecidos;

8) Lubrifica as articulações.

Existem diferentes tipos de água?

diferentes tipos de água

É verdade! Podemos distinguir 3 tipos de água potável, que se diferenciam ao nível das suas propriedades naturais e do tratamento que recebem:

a) Águas minerais naturais:

  • Origem subterrânea;
  • Bacteriologicamente sã;
  • Composição química estável;
  • Ricas em certos sais minerais e oligoelementos;
  • Identificação dos componentes característicos.

b) Águas de nascente:

  • Origem subterrânea;
  • Características naturais e de pureza adequadas ao consumo humano.

c) Demais águas destinadas ao consumo humano:

  • Tanto podem ser de procedência subterrânea como superficial;
  • Submetidas aos tratamentos físico-químicos necessários para as tornar potáveis.

Apenas as águas minerais naturais e as águas de nascente mantêm a pureza natural, contribuindo, desta forma, para manter o equilíbrio do nosso corpo. São as únicas águas totalmente naturais, que chegam ao consumidor sem químicos ou aditivos. Ambos os tipos de água podem ser comercializados com ou sem gás, sendo que sempre que forem submetidas a processos de gaseificação estes terão de ser indicados no rótulo.

Acidez da água

Acidez da água

Mas os diferentes tipos de água não findam nesta primeira distinção. A água pode também ser classificada como ácida (ronda um pH de 5-6,5), neutra (pH de 7) ou alcalina (ronda um pH de 7,5-8,5). Mas qual o melhor para a saúde?

A discussão à volta da dos benefícios da água alcalina para o nosso organismo tem-se mantido acesa nos últimos anos e parecem não existir ainda estudos científicos robustos e suficientes que comprovem esses benefícios. Se por um lado há quem afiance que o consumo de água alcalina contribui para uma maior longevidade ou para uma menor probabilidade de sofrer doenças inflamatórias e degenerativas, outros especialistas referem que o importante é beber água, independentemente de ser, ou não alcalina.

Veja também: