Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
19 Fev, 2018 - 11:00

5 bebidas anti-inflamatórias para começar bem o dia

Tatiana Carvalho

Começar o dia com bebidas anti-inflamatórias ajuda o corpo a funcionar melhor. Descubra 5 bebidas para incluir na sua alimentação.

5 bebidas anti-inflamatórias para começar bem o dia

A bebidas anti-inflamatórias são opções saudáveis para começar bem o dia. Estas ajudam o corpo a diminuir os níveis de inflamação e a funcionar melhor. Selecionámos 5 opções de bebidas anti-inflamatórias para um pequeno-almoço muito saudável.

5 bebidas anti-inflamatórias que deve conhecer

Leite de linhaça

placeholder-1x1

Esqueça o leite de amêndoas. O leite de linhaça é a melhor opção para começar o dia com um potente anti-inflamatório natural. O leite, extraído do óleo da linhaça, é rico num dos ácidos essenciais do ómega 3: o ácido alfa-lipóico. O composto ajuda a prevenir danos inflamatórios das artérias e possíveis doenças cardiovasculares.

Café

placeholder-1x1

Se é daquelas pessoas que precisam de um bom café para começar o dia, aqui tem outra razão para consumir a sua chávena diária: o café pode reduzir a inflamação no organismo.

Um estudo de longo prazo concluiu que as pessoas que consomem cerca de 2 chávenas de café diariamente têm menos probalidade de desenvolver diabetes tipo 2. Os investigadores descobriram também que um dos compostos da bebida ajuda os mais velhos a evitarem ataques cardíacos.

No entanto, os benefícios só podem ser aproveitados se o café for consumido puro, no máximo com um pouco de leite. Adicionar qualquer tipo de açúcar ou adoçante elimina quase completamente os seus benefícios.

Sumo de citrinos

placeholder-1x1

Está comprovado que beber um copo de sumo de laranja fresco todos os dias diminui, para metade, a probabilidade de desenvolver qualquer tipo de artrite, como artrite reumatóide, por exemplo.

Estudos mostram que o sumo de frutas cítricas é uma ótima fonte de antioxidantes carotenoides. Contudo, é preciso ter cuidado: o sumo das frutas possui açúcares naturais. É recomendado que, ao consumir o alimento, a ingestão de açúcares seja limitada.

Sumo de romã

placeholder-1x1

Uma fruta que produz uma das bebidas anti-inflamatórias mais eficazes é a romã. Rica em ácido elágico, a fruta ajuda a prevenir e a tratar doenças inflamatórias do sistema digestivo, como úlceras.

Apesar do ingrediente estar mais presente na fruta fresca, o sumo também é uma boa alternativa, desde que não tenha açúcar adicionado.

Curcuma

placeholder-1x1

Conhecida por vários nomes, como turmérico, açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, gengibre amarelo e raiz-do-sol, esta especiaria é responsável pela cor amarelada do caril, famoso tempero indiano, e não deve ser confundida com o açafrão.

A especiaria possui benefícios anti-inflamatórios e é um dos compostos que auxilia na prevenção de doenças metabólicas. É recomendado que opte por curcuma orgânica para evitar a contaminação de metais pesados. Uma ótima sugestão de consumo é adicionar meia colher de chá de curcuma a um copo de leite de amêndoas e finalizar com um pouco de mel.

Veja também