Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
16 Dez, 2019 - 09:47

Tornar as segundas-feiras produtivas: saiba como começar bem a semana

Inês Silva

Não há, com certeza, dia mais odiado que este. Conheça as nossas dicas para começar a semana com mais otimismo e tornar as segundas-feiras produtivas.

Tornar as segundas-feiras produtivas

Seja pelo fim dos dois dias de descanso ou pelo início de uma nova semana de trabalho, este é, por muitos, o dia menos desejado. Para o ajudar a minimizar a sensação negativa, visto que eliminar totalmente poderá ser um bocadinho difícil, reunimos algumas dicas para tornar as segundas-feiras produtivas. Continue a ler!

Porque é não gostamos das segundas-feiras?

É normal que ao final da tarde de domingo não se sinta entusiasmado pela segunda-feira e por mais uma semana de trabalho. E não é preciso odiar o seu emprego para se sentir assim.

Ao fim de semana, horários de sono e refeições são completamente alterados e, a juntar a isso, há também uma alteração emocional.

Os fins de semana são divertidos e cheios de atividades que gostamos de fazer. A segunda-feira, no entanto, representa voltar ao trabalho e ter que fazer coisas que nem sempre queremos ou não nos apetece fazer.

Como resultado da negatividade associada a este dia, a criatividade, motivação e produtividade são fortemente abaladas. A boa notícia é que existem formas de tornar as segundas-feiras mais produtivas.

11 dicas para tornar as segundas-feiras produtivas

jovem trabalhadora cansada

1. Comece a nova semana na sexta-feira anterior

A vantagem de planear é aumentar a probabilidade de terminar trabalhos e projetos. Por isso, à sexta-feira, guarde alguns minutos do seu tempo para preparar uma lista de tarefas prioritárias a fazer na segunda-feira.

2. Todos os domingos, tome resoluções de ano novo

Encare sempre a segunda-feira como se fosse 1 de janeiro, o primeiro dia do ano. Prepare refeições saudáveis para levar para o trabalho, programe os tempos para praticar exercício durante a semana, pense nos objetivos que deseja alcançar durante esse dia e use o “novo começo” como motivação para os realizar.

3. Vá para a cama cedo

Tornar as segundas-feiras produtivas passa também por uma boa noite de sono. No domingo, prepare-se para um início de semana com sucesso, indo dormir cedo.

Claro, é provável que o seu horário de sono esteja completamente alterado por causa de todas as atividades do fim de semana. No entanto, resista à tentação de aproveitar até à última o domingo e vá para a cama cedo.

É importante começar a semana descansado e com as baterias carregadas e, além disso, dormir uma boa noite de sono fará maravilhas ao seu cérebro.

4. Identifique a parte do dia mais produtiva

Com certeza que já percebeu qual é a altura do dia em que é mais produtivo, quando está mais alerta e com mais energia. Faça uma boa gestão de tempo e escolha essa altura, manhã ou tarde, para fazer as tarefas maiores e mais importantes.

Proteja essa ou essas horas do dia, evitando e-mails com falsas urgências, reuniões e até conversar com colegas de trabalho. Dedique-se às tarefas de alta prioridade e em ter tempo para pensar.

5. Beba água

Provavelmente vai dizer que prefere café, no entanto saiba que a desidratação pode provocar fadiga, dores de cabeça, tonturas e uma série de outros sintomas que lhe podem arruinar a segunda-feira, e a semana, por completo.

6. Evite reuniões à segunda-feira

Começar a semana preso em reuniões, vai prejudicar a sua produtividade. Se tiver que ser, marque-as para o fim da tarde.

7. Mime-se

Se o seu dia inclui tarefas menos agradáveis ou simplesmente odeia as segundas-feiras, crie um sistema de recompensas. Combine consigo próprio beber um café ou falar com um colega depois de terminar uma tarefa, por exemplo. Ao associar esta experiência agradável e gratificante à segunda-feira, irá afastar a sensação negativa de começar a semana.

Incorpore, também, elementos ambientais que o tornarão mais produtivo, como música ou ambientadores com cheiros agradáveis, por exemplo.

8. Faça pausas

Também faz parte de se conhecer a si mesmo, saber quando é que precisa de parar. Normalmente, as pessoas conseguem manter-se concentradas durante cerca de 90 minutos antes de precisarem de uma pausa.

Programe, então, o trabalho para tempo apropriado: agrupe pequenas tarefas ou comece por trabalhar em tarefas mais difíceis antes de precisar de fazer uma pausa.

9. Registe o seu sucesso

Mantenha um registo das suas atividades diárias, isto vai mantê-lo orientado para resultados através dos objetivos conquistados e tarefas terminadas. Nos dias mais produtivos, reveja o que fez para o conseguir.

Este registo vai ajudá-lo manter o foco, não em começar coisas, mas a terminá-las para que consiga encerrar o dia de forma positiva e motivado.

10. Sorria

Não estamos a brincar, sorria. Mesmo que comece o dia de mau humor, faça um esforço e sorria. Acredite, o seu o humor e o humor de quem o rodeia vai melhorar a 100% e, assim, potenciar a produtividade.

11. Faça algo de que goste

A segunda-feira é uma chatice, mas, felizmente, o dia termina e pode aproveitar algum do seu tempo livre para fazer algo de que gosta e recuperar o ânimo. Vá ao ginásio, leia um livro ou combine um jantar ou cinema com a sua família ou amigos.

Para tornar as segundas-feiras produtivas, também é preciso que saiba aproveitar os momentos de lazer.

Veja também