Valdemar Jorge
Valdemar Jorge
09 Mar, 2023 - 15:01

Toyota GR86: uma máquina analógica num mundo digital

Valdemar Jorge

O Toyota GR86 é a evolução natural do GT86. Conheça o desportivo compacto que tem a assinatura da Gazoo Racing.

Toyota GR86

O GT86, também conhecido simplesmente por ‘86’, é entusiasmante. Mas, ao fim de mais de 10 anos no mercado impunha-se uma evolução do mesmo. Afinal é preciso manter a chama acesa. Para isso, a Toyota Gazoo Racing construiu um novo coupé: o GR86.

O Toyota GT86 é dos coupé mais divertidos da sua classe. O foco é o prazer de condução, num automóvel leve, rápido, bem construído, com motor dianteiro e tração traseira.

Mas agora surge este é o terceiro modelo global Toyota GR, desenvolvido com a expertise da Toyota Gazoo Racing. É, segundo o construtor, “uma evolução das qualidades que definiram o aclamado coupé GT86, mantendo um clássico sistema de transmissão com motor dianteiro e tração traseira”.

Recorde-se que a Gazoo Racing é a responsável pelo programa desportivo da Toyota. É campeã do WRC e do WEC (em 2022, 5.ª vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans”) e vencedora do Dakar de 2022 e 2023.

O que muda com o Toyota GR86

A Gazzo Racing criou o terceiro carro desportivo “de raça pura”, que se coloca ao lado do GR Supra e do GR Yaris, refere a marca nipónica.

O novo coupé GR86 é o “ponto de entrada para a linha GR da Toyota”: o nome “GR” significa “Gazoo Racing”, divisão de corridas da Toyota, e o “86” é uma referência ao código de chassis do automóvel.

O coupé mantém compromisso com a configuração clássica de motor dianteiro e tração traseira. O motor continua a ser uma unidade “boxer” de quatro cilindros de alta rotação, mas com cilindrada aumentada para ganhar mais potência e binário.

Para que a harmonia, entre os ajustes técnicos do motor e o significativo aumento de potência se mantenha, a marca garante que o adicional de potência é alcançado “com uma aceleração suave e poderosa em toda a faixa de rotações”.

Chassis, motor e sistema de travagem

No desenvolvimento do GR86 a marca concentrou o foco em:

  • redução do peso;
  • redução adicional do centro de gravidade para garantir dirigibilidade e capacidade de resposta;
  • uso de alumínio e materiais leves, mas fortes;
  • reforço da estrutura do carro com objetivo de conseguir maior rigidez;
  • ajuste dos sistemas de suspensão.

Para conseguir colocar em prática estes e outros predicados, os projetistas, segundo a Toyota, receberam apoio “dos colegas do automobilismo no desenvolvimento de novos recursos aerodinâmicos para a carroçaria”.

Sob o capot está um motor novo. Mantém os 4 cilindros e a conhecida arquitetura boxer, mas tem 2,4 litro de capacidade. O anterior (GT86) tinha 2.0 litro.

A mudança de capacidade confere aumento de 34 cv, na potência e de 45 Nm, no binário. Os 234 cv estão disponíveis apenas às 7.000 rpm (um pouco antes do corte da injeção), enquanto os 250 Nm surgem às 3.700 rpm, o que acaba por garantir power desde baixos regimes. Mudanças que se fazem sentir de forma muito presente na condução do GR86.

Deste modo, o sprint 0-100 km/h (caixa manual) faz-se em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 226 km/h (igual à do GT86). Quando equipado com caixa automática, o GR86 cumpre o 0-100 km/h em 6,9 segundos e a velocidade máxima anunciada é de 216 km/h.

Notar ainda que o Toyota GR86 beneficia de uma otimização da caixa manual de velocidades, com novo escalonamento, e com comando de engrenagem mais rápido.

O sistema de escape também foi melhorado para aumento do rendimento e superior desempenho no que toca à sonoridade. Tão do agrado de quem vai ao volante.

Quanto ao sistema de travagem o GR86 está equipado com discos ventilados à frente (204 mm) e atrás (290 mm).

Está ainda equipado com os sistemas:

  • ABS;
  • Brake Assist (BA);
  • Traction Control (TRC);
  • Vehicle Stability Control (VSC);
  • Hill-start Assist Control (HAC).

O VSC pode ser ajustado em cinco modos diferentes para dar resposta às preferências do condutor ou, às condições de direção. Isso inclui um modo de direção desportiva sem suporte VSC e controlo de tração desligado.

Novo toyota GR86
Toyota GR86 só vai estar à venda durante dois anos

Design exterior e aerodinâmica

O conceito de design do Toyota GR86 é “beleza funcional”. Ou seja, o casamento entre o que pode fazer a diferença em ganhar ou perder em pista e um visual atraente que cative o condutor.

O design exterior é uma evolução do GT86 e expressa a clássica configuração de motor dianteiro/tração traseira. As saliências acentuam a agilidade do coupé a que se junta a postura ampla e baixa.

Detalhes do design aludem a alguns dos mais icónicos automóveis desportivos da marca nipónica como o 2000GT ou o AE86 Corolla.

As dimensões gerais são próximas às do GT86, mas a altura foi reduzida em 10 mm (para 1.310 mm) e 5 mm foram adicionados à distância entre eixos (2.575 mm).

Na seção frontal os novos faróis de LED em forma de parábola, têm um arranjo interno em forma de L, à semelhança dos do GR Supra; enquanto a grelha tem padrão de malha “G” exclusivo do GR.

Na traseira as luzes têm forma tridimensional; a placa de matrícula foi movida para o para-choques; enquanto as cavas das rodas são mais estreitas, enfatizando a postura ampla do carro.

As aletas adicionadas aos arcos das rodas traseiras e as aletas aerodinâmicas no para-choques traseiro inferior ajudam a controlar o fluxo de ar para cima e para fora da carroçaria tendo um papel ativo no auxílio da estabilidade.

A palete de cores do GR86 inclui três acabamentos específicos inspirados na conhecida pintura branca, vermelha e preta da TOYOTA GAZOO Racing: Crystal White Pearl, Crystal Black Silica. Está ainda disponível um novo tom, Ignition Red, com alta saturação de cor obtida com uma nova técnica multicamada de três demãos.

Toyota Celica
Veja também Toyota Celica: a fera das estradas que pode estar de regresso

Toyota GR86: habitáculo com foco no condutor

O foco do design interior do Toyota GR86 é o condutor. O painel de instrumentos está configurado horizontalmente para proporcionar ao condutor amplo campo de visão e concentração no momento de conduzir.

Harmonia e praticidade são palavras de ordem. Os principais controlos são de rápida leitura, reconhecimento visual e intuitivos no momento de utilizar. São exemplo o painel do ar condicionado colocado na consola central, com grandes mostradores iluminados por LED, e os interruptores de teclas de piano.

Os bancos são desportivos, com almofadas de apoio independentes garantindo grande conforto. Uma alavanca no ombro de cada banco dianteiro facilita o acesso aos bancos traseiros. A tecnologia não foi deixada de lado. No Toyota GR86 estão presentes funcionalidades como:

  • sistema multimídia com tela de 8 polegadas (inclinado para facilitar a visualização a partir do banco do condutor);
  • conexão de smartphone via Apple CarPlay® e Android Auto®;
  • visor de instrumentos do condutor adapta-se de acordo com o modo de condução selecionado, incluindo uma leitura estilo carro de corrida – modo Track para condução em circuito;
  • portas USB e AUX;
  • função eCall em caso de acidente ou emergência;
  • animação de abertura que constrói o logotipo GR antes de apresentar os instrumentos.

A segurança ativa e passiva estão igualmente presentes neste modelo desportivo que tem, entre outros itens:

  • estrutura do chassis reforçada para melhor desempenho de impacto;          
  • sete airbags (laterais dianteiros e de cortina, além de um airbag para os joelhos do condutor);
  • câmara frontal para monitoramento da estrada (reconhece veículos, peões e marcações na estrada);
  • travagem pré-colisão com assistente de travão pré-colisão;
  • aviso de saída de faixa;
  • aviso de oscilação de faixa;
  • cruise control adaptativo;
  • assistente de luzes de máximos;
  • deteção de ângulo morto.

O preço do Toyota GR86 com caixa manual “arranca” nos 52.650,00 euros, enquanto a versão com caixa automática sobe a fasquia para os 54.550,00 euros.

Sobre a comercialização do Toyota GR86 a marca sublinha que as vendas na Europa serão limitadas a apenas dois anos, o que torna este modelo uma proposta exclusiva para os clientes, sendo um “carro analógico para a era digital”. Referem ainda que “quando acabar, acabou”.

Em resumo, pode considerar-se o Toyota GR86 um dos melhores carros desportivos acessíveis do mercado atualmente, por oferecer uma experiência de condução emocionante a um preço racional.

Veja também