Share the post "Dicas de como evitar trabalhar horas extra (e a saúde agradece)"
Longe vai o tempo em que evitar trabalhar horas extra era considerado uma ação negativa, para o trabalhador e para as empresas. Hoje considera-se que trabalhar em demasia não traz mais eficiência, pelo contrário, danifica a qualidade do trabalho.
As horas extraordinárias são aquelas que excedem o horário de trabalho normal. As horas extra caracterizam-se ainda por um outro fator: são pagas a uma valor superior ao das horas normais.
Este pagamento extra varia consoante as empresas e consoante também o número de horas extra que o trabalhador executa.
Ainda assim sabemos que por vezes é inevitável – por vezes os prazos para finalizar os projetos são ultrapassados, pelas mais variadas razões, ou as características do próprio trabalho fazem com que seja mesmo necessário haver muitas vezes alguém a trabalhar além do horário normal.
Ideias para evitar trabalhar horas extra
- em muitos casos pode ser sempre possível evitar trabalhar horas extra. Ou pelo menos trabalhar o menor número de horas extra possível;
- evitar trabalhar horas extra não significa que estamos a falhar no nosso trabalho ou a danificar a relação com o empregador.
Para o conseguir, basta implementar algumas estratégias. Siga as nossas dicas para evitar trabalhar horas extra.
Vantagens de evitar trabalhar horas extra
Sabemos que o fator de compensação monetária por realizar horas extra pode ser um aliciante para os trabalhadores, mas é importante referir que de um modo geral evitar trabalhar horas extra traz mais vantagens do que desvantagens.
A saúde física agradece
Mesmo que possa ser mais sentido a médio e longo prazo, trabalhar demais traz inevitavelmente um efeito negativo para a saúde.
Existem inúmeros estudos que indicam de forma inequívoca que uma cultura de trabalho sedentária a longo prazo tem uma relação direta com doenças cardíacas. Claro que isto se aplica sobretudo a trabalhos em que as pessoas passam a maior parte dos dias em pouca atividade física, ou sentadas.
A saúde mental não é prejudicada
Basta recuarmos a 2021, ano em que a Organização Mundial da Saúde publicou um relatório sobre este assunto, tendo concluído que evitar trabalhar horas extra afasta o stress, mantendo mais longínqua a possibilidade de as pessoas vir a sofrer esgotamentos, ataques de pânico, além dos problemas cardíacos que já referimos.
Sabemos que a nossa cultura de trabalho favorece o exercício contínuo e intensivo da mente. Ser rápido e eficiente, a todo o tempo, é muito valorizado. Mas a nossa mente precisa descansar e relaxar depois de trabalhar durante o tempo normal de trabalho, o que não acontece quando se faz horas extra.
Mais horas de trabalho significa uma sobrecarga e mais pressão sobre uma mente que provavelmente já se encontra cansada. O resultado disso poderá ser stress, noites mal dormidas, depressão, entre outros.
A produtividade sai beneficada
Na maior parte dos casos, trabalhar mais não significa que o volume de trabalho também aumenta. Apenas estamos a esticar o trabalho que poderíamos distribuir pelo nosso horário de trabalho normal, de uma forma mais eficiente. A diferença, na verdade, é que a produtividade é menor quando trabalhamos demais.
Dicas para evitar trabalhar horas extra
Conheça a cultura da empresa
Na hora de decidir entre duas ou mais propostas de emprego, considere a cultura de trabalho privilegiada pelas entidades em questão. Uma empresa que valorize o trabalho extra poderá não ser a melhor escolha, pelas razões que enumeramos anteriormente. Tente saber junto dos seus potenciais empregadores se consideram que trabalhar horas extra é uma demonstração de dedicação por parte dos trabalhadores.
Se a resposta for afirmativa, uma outra questão se torna fundamental: que medidas serão tomadas pela empresa para que possa ter um equilíbrio saudável entre a vida profissional e pessoal e para que as horas extra possam ser produtivas.
Se não existir um plano efetivo para compensar o trabalho extra com medidas que proporcionem este equilíbrio, deverá estar consciente de que poderá sair prejudicado.
Planeie a semana de trabalho
Uma das razões que nos leva a trabalhar horas extra é a falta de planeamento antecipado do trabalho que temos pela frente. Organizar a semana pode ser feito numa hora na segunda-feira de manhã, por exemplo.
Ao fazê-lo, iremos perceber que distribuindo o trabalho de uma forma eficaz por todo o nosso horário de trabalho, poderemos evitar ter que trabalhar fora do horário normal. Além disso, estamos desde logo a prevenir alguns problemas que possam acontecer ao longo do projeto.
Identifique a parte do dia em que é mais produtivo e invista mais esforço nesse horário
Isto pode ser uma grande ajuda. Ao conhecermos melhor quando e em que circunstâncias somos mais produtivos no dia a dia, podemos desde logo aplicar uma regra de ouro: depositarmos a maior intensidade de trabalho nesse(s) horário(s).
Por exemplo, alguém que é mais produtivo e consegue estar mais focado no trabalho às terça-feiras de manhã, deverá aproveitar esse tempo ao máximo para tarefas que possam ser mais exigentes.
Direcionar a necessidade de realizar dinheiro extra para outra atividade
Por vezes é a compensação monetária que fala mais alto. Mas se é realmente esse o atrativo para desejar fazer horas extra, por que não equacionar fazê-lo com outra atividade?
Provavelmente basta procurar um pequeno trabalho extra, que lhe dê prazer fazer, diferente do seu trabalho a tempo inteiro, que lhe permita auferir um rendimento extra sem colocar em risco o seu bem estar.