Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
24 Abr, 2018 - 10:24
jovens a fazer um trabalho de grupo

Quais as vantagens e importância do trabalho de grupo?

Catarina Milheiro

O trabalho de grupo é uma ferramenta essencial em contexto escolar. Conheça os motivos pelos quais deve ser incentivado desde cedo.

O artigo continua após o anúncio

trabalho de grupo é uma forma de organização das tarefas em equipa que deve ser estimulada desde cedo, a começar no contexto escolar e académico.

Na verdade, saber trabalhar em grupo, conhecendo as regras e retirando o melhor do que cada um faz, conduz a que se trabalhem competências que virão a ser essenciais mais tarde, numa carreira profissional a construir e até mesmo noutras áreas da sua vida.

Desta forma, saiba como o trabalho de grupo, incentivado desde cedo, se tornará fundamental pela vida fora.

TRABALHO DE GRUPO: QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

É durante o percurso escolar e académico que este conceito de trabalho de grupo vai sendo implementado e cada vez mais trabalhado. E, na verdade, o facto de ser algo implementado desde cedo nos jovens, faz com que se formem indivíduos capacitados para lidarem com as mais diversas situações no dia-a-dia de trabalho comum.

Ou seja, o trabalho de grupo acontece quando várias pessoas/alunos trabalham em conjunto para realizarem uma determinada tarefa, onde cada uma delas tem uma função, mas o objetivo é somente um.

Para além de agilizar a realização de tarefas, o trabalho de grupo procura ainda valorizar cada um dos indivíduos nele presentes, estimular o desenvolvimento das suas habilidades e ainda permitir uma troca de experiências e conhecimentos entre o próprio grupo – o que faz com que todos se sintam integrados.

Se pensarmos bem, o facto de sabermos ou não trabalhar em grupo desde cedo, pode mesmo fazer toda a diferença no futuro das nossas carreiras profissionais.

A maioria das escolas já implementou em algumas disciplinas a concretização de grupos para realizarem trabalhos escolares. Existem até mesmo algumas escolas onde o modelo de aprendizagem passa por os alunos aprenderem a trabalhar em grupo na maioria das disciplinas, nem que seja somente para a simples concretização de um exercício em aula.

O artigo continua após o anúncio

É importante que os mais jovens compreendam a importância do trabalho de grupo e as vantagens que ganham, a partir do momento em que sabem efetivamente trabalhar com outras pessoas para cumprirem um objetivo comum.

Para além de se conseguirem integrar com mais facilidade em ambiente académico, irão certamente sentir-se capazes de assumir compromissos e de trabalhar com qualquer tipo de pessoas ao longo do seu percurso académico – não haverá desculpa para a realização de um mau trabalho ou projeto.

grupo a trabalhar em conjunto

VANTAGENS ASSOCIADAS AO TRABALHO DE GRUPO

Como todos nós sabemos, o trabalho de grupo é uma parte fundamental do nosso dia-a-dia – começamos por conviver com ele na família, depois na escola e mais tarde, no ambiente de trabalho.

Mas quais são, afinal, as vantagens de trabalhar em grupo?

1. Surgem mais ideias para enriquecer o trabalho

No contexto do trabalho de grupo, existe o chamado braistorming,que conduz a que mais ideias se juntem, contribuindo para um maior enriquecimento do projeto em trabalho.

De facto, recolhendo o melhor de cada contribuição, chega-se a um produto final muito mais conseguido.

2. Estimula-se a entreajuda

Com o trabalho de grupo, aqueles que o compõem aprendem a trabalhar a entreajuda, apoiando-se mutuamente na resolução dos vários problemas e questões que surjam.

A ideia de “um por todos e todos por um” é fundamental neste tipo de trabalho, em que todos se devem ajudar.

O artigo continua após o anúncio

3. Ganha-se uma maior confiança entre todos

O facto de se trabalhar em equipa ajuda a promover uma maior confiança entre os membros do grupo, porque se vão conhecendo cada vez melhor, e passam a conhecer e a saber o que esperar de cada elemento.

E, como sabemos, a confiança é fundamental para se alcançar bons resultados.

4. Há uma maior economia de tempo

Como as tarefas são distribuídas por todos, contando-se que cada um faz a sua parte, há uma poupança de tempo, pois juntando as tarefas de cada um, tudo decorrerá de forma mais rápida e eficiente – o que será positivo para todos os elementos da equipa.

5. Ajuda a desenvolver algumas competências essenciais

O trabalho de grupo é muito importante também porque faz com que os elementos de cada grupo, vão ganhando algumas competências essenciais para o seu futuro pessoal e profissional.

Falamos de uma boa capacidade de comunicação, resolução de conflitos, facilidades nos relacionamentos, atribuição de tarefas, assertividade e claro, empatia. Todas estas competências são adquiridas à medida que os indivíduos vão aprendendo a trabalhar em grupo.

TRABALHO DE GRUPO É DIFERENTE DE TRABALHO DE EQUIPA?

À primeira vista pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que o trabalho de grupo difere do trabalho em equipa.

Na verdade, eles são ambos importantíssimos e possuem características únicas que não devem ser confundidas.

Como vimos, o trabalho de grupo está relacionado com um conjunto de indivíduos que realizam tarefas diferentes para atingirem um só objetivo.

O artigo continua após o anúncio

No trabalho em equipa, o cenário é um pouco diferente: todos os indivíduos trabalham de forma colaborativa na mesma tarefa ou projeto.

Por exemplo: uma equipa de publicidade a colaborar para criar uma estratégia e identidade da marca, precisa que todos os profissionais da equipa trabalhem em conjunto.

Apesar de serem dois conceitos um pouco diferentes, quem já teve a oportunidade de trabalhar em grupo anteriormente vai com certeza com um avanço – saberá gerir conflitos, estabelecer prazos e entregas e criar relacionamentos de uma forma muito mais fácil.

No entanto, se ainda precisa de algumas dicas para manter o bom funcionamento do seu grupo de trabalho, atente nas seguintes:

  • Seja paciente: converse, esclareça os assuntos e tente conciliar as necessidades, para aliviar de alguma forma os momentos de tensão no grupo;
  • Melhore a comunicação: saber ouvir e falar na hora certa também é muito importante. Sempre que se sentir desconfortável com alguma situação no grupo, converse e explique o que o está a incomodar e diga o que acha que pode mudar. Desta forma é possível encontrar uma solução que seja boa para todos;
  • Seja proativo: esteja sempre disposto a ajudar os seus colegas e a resolver os problemas que o grupo encontre. Este aspeto é importante para o seu desenvolvimento profissional e para os resultados do grupo;
  • Aceite as ideias dos outros: lembre-se que o objetivo do grupo é um só. Por isso mesmo permita-se envolver numa troca de ideias e não se feche na sua “bolha de pensamentos”;
  • Seja inovador e transmita confiança: proponha soluções e alternativas para otimizar as tarefas do grupo e alcançar resultados melhores. Além disso, demonstre que confia no seu trabalho, na capacidade do seus colegas e na eficiência do grupo. Transmitir confiança motiva e move o grupo.
Veja também