Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
18 Mar, 2020 - 15:37

Como transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal

Marta Maia

Faz parte dos mais de 2 milhões de portugueses emigrantes? Conheça as dicas que preparámos sobre como transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal.

Transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal

Transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal já não precisa de ser uma dor de cabeça. Existem hoje várias opções que facilitam o processo, disponibilizando o dinheiro ao beneficiário em apenas alguns minutos.

Das fintech aos bancos tradicionais, damos-lhe conta de algumas das soluções no mercado que permitem agilizar transferências para qualquer conta sediada em território nacional, independentemente do país de origem.

MELHORES FORMAS DE TRANSFERIR DINHEIRO DO ESTRANGEIRO PARA PORTUGAL

A SEPA como facilitadora de pagamentos internacionais

SEPA – Single Euro Payments Area  é uma área de uniformização para pagamentos em euros. A iniciativa tem como principal objetivo facilitar as transferências de divisas entre as várias entidades económicas (particulares, empresas, instituições) dos estados-membros, harmonizando os procedimentos.

A uniformização das regras permite eliminar as barreiras legais entre os países da SEPA. Deste modo, deixa de existir distinção entre pagamentos nacionais e internacionais quando as operações são efetuadas em euros.

Ou seja, o cidadão residente no estrangeiro deixa de ter necessidade de utilizar contas abertas em instituições de outros países para proceder a pagamentos em euros para qualquer país da SEPA.

Neste sentido, garante-se os mesmos direitos e obrigações entre utilizadores, independentemente da sua localização, desde que dentro do espaço SEPA.

Atualmente, são 36 os países abrangidos pela SEPA, nomeadamente:

  • Os 27 países-membros da União Europeia (dentro e fora da Zona Euro);
  • Os 4 países-membro da EFTA (Associação Europeia de Comércio Livre) – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suiça;
  • Os 4 micro-estados que têm acordo económico com a União Europeia (Andorra, Mónaco, San Marino e Vaticano);
  • O Reino Unido, até 31 de dezembro de 2020.

Para realizar transferências a crédito entre estes países terá apenas de indicar os códigos BIC e IBAN do beneficiário. Assim, os utilizadores podem efetuar pagamentos transnacionais, de forma semelhante aos seus pagamentos nacionais.

Por último, esta medida foi incentivada pela indústria bancária europeia, apoiada pela União Europeia (UE) e pelo Banco Central Europeu (BCE).

Vantagens da SEPA

As particularidades da SEPA são especialmente importantes para clientes que viajam frequentemente, ou mesmo emigrantes que tenham necessidade de transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal.

Partindo de um exemplo concreto: um cidadão emigrado em França pode utilizar o sistema de débito direto de um banco francês para realizar os seus pagamentos em Portugal.

Por outro lado, esta medida significa para as empresas uma maior facilidade em efetuar as suas cobranças e pagamentos, passando a usufruir de uma redução de custos e de uma simplificação de todo o processo.

A forma barata e rápida de transferir dinheiro do estrangeiro

Pague menos pelas transferências internacionais com a Transferwise

OUTRAS OPÇÕES PARA TRANSFERIR DINHEIRO DO ESTRANGEIRO PARA PORTUGAL

Quando o país onde reside ou onde se encontra não pertence à SEPA, existem diversas entidades que lhe permitem realizar transferências de dinheiro do estrangeiro para Portugal de forma quase imediata. Como tal, preparamos uma lista com algumas soluções práticas.

Transferwise

A plataforma de transferências internacionais propõe operações imediatas a baixo custo. A cada utilizador são atribuídos vários números de conta internacionais, que facilitam a transição de divisas além-fronteiras.

O serviço abrange países dentro e fora do espaço SEPA e aposta na transparência: as taxas de câmbio são atualizadas diariamente e o utilizador é sempre informado do custo total da operação antes de autorizá-la.

Além do site, a Transferwise disponibiliza uma app onde os clientes podem monitorizar uma conta corrente e ordenar todas as operações pelo telemóvel.

A forma barata e rápida de transferir dinheiro do estrangeiro

Pague menos pelas transferências internacionais com a Transferwise

Western Union

Outra forma de transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal é através da Western Union. Esta instituição coloca à sua disposição duas opções: transferir o dinheiro online ou enviar pessoalmente.

Ao fazer uma transferência online, o destinatário pode receber o dinheiro de duas formas: fazer o levantamento em dinheiro em qualquer agência Western Union ou receber o dinheiro diretamente na conta à ordem.

Se preferir, pode ainda enviar o dinheiro pessoalmente, bastando para isso dirigir-se a uma das 50 mil agências. Dentro desta opção tem duas modalidades:

  • Dinheiro em minutos: quando precisa de disponibilizar dinheiro em apenas alguns minutos;
  • Para uma conta bancária: o dinheiro ficará disponível para o destinatário num prazo de 2 a 3 dias, dependendo de quando e para onde é enviado.

Moneygram

Presente em mais de 200 países, a Moneygram coloca à sua disposição várias opções para que possa transferir dinheiro do estrangeiro para Portugal e garante a possibilidade de ter o dinheiro disponível em 10 minutos.

Com mais de 350 mil agentes, é fácil e seguro receber dinheiro por esta via. Por outro lado, tem ainda a possibilidade de verificar o estado de qualquer transação, após introdução do número de referência e apelido.

Monito

A Monito é uma plataforma que compara e analisa 466 empresas de transferência de dinheiro. Contudo, esta plataforma pretende apenas ajudá-lo a encontrar a o intermediário mais competitivo, isto é, a Monito não permite efetuar transferências.

Para fazer uma comparação, basta preencher o formulário, indicando o país onde se encontra e o país para o qual pretende fazer a transferência. Ao clicar em comparar, é-lhe apresentada uma lista de operadores e os preços que praticam. Pode escolher o que lhe parece mais competitivo e ser direcionado para a respetiva página web.

Em todas as modalidades, os bancos e operadores apresentados na análise encontram-se autorizados e devidamente controlados pelas autoridades reguladoras dos países em que estão sedeados.

Poupe nas taxas de câmbio

Junte-se a mais de 6 milhões de pessoas que recebem a taxa de câmbio real com a TransferWise.

Veja também