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Uma empresa francesa está a desenvolver um novo kit de adaptação que pode converter um veículo antigo num híbrido elétrico em apenas um dia.
Os trabalhadores da Solution F, uma subsidiária automóvel da Green Corp Konnection (GCK), um grupo de empresas que afirma liderar a transição para a energia verde em França.
O kit Twin-E permite que os carros circulem até 50 km/h em “modo totalmente elétrico”, mudando depois para uma potência híbrida se ultrapassar essa velocidade.
Para isso, a empresa instala um motor elétrico de 48V, juntamente com um conjunto de engrenagens, que substitui a antiga caixa de mudanças manual do carro. Em seguida, é adicionada uma bateria recarregável no piso da bagageira do veículo.
Um pequeno motor elétrico também é instalado ao lado do motor de combustão interna original, que utiliza a energia da bateria para operar o carro em modo elétrico completo.
Uma oferta complementar aos veículos elétricos
O governo francês define a adaptação de um carro como a conversão do motor térmico, seja a gasolina ou diesel, para um motor elétrico, dando-lhe assim uma segunda vida. “[A adaptação]… constitui uma oferta complementar aos novos veículos elétricos, cujo preço de compra ainda permanece elevado para uma grande parte da população”, escreveu o governo francês no seu site.
O kit Twin-E ainda não está disponível, mas o diretor do programa da GCK, Eric Planchais, disse que deverá estar pronto até meados de 2025 e terá um custo aproximado de 8.500 euros, ou 4.000 euros se coberto por um subsídio do governo francês. O preço médio de um veículo elétrico na Europa ronda os 46.000 euros, de acordo com o Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos.
França legalizou estas adaptações elétricas em abril de 2020, iniciando uma corrida entre a GCK e outras empresas europeias para satisfazer o mercado.
Aliás, o Grupo Renault, um dos maiores fabricantes automóveis de França, anunciou uma parceria com a Tolv, uma especialista em adaptações, para converter mais de mil furgões Renault Master em 2024 e 2025.
A questão dos custos
A explosão das adaptações também ocorre na sequência de legislação da União Europeia, aprovada em 2023, que visa garantir que os veículos elétricos representem cerca de 80% das vendas de novos sedans e SUVs até 2030, e 100% até 2035, para cumprir as metas climáticas.
No entanto, nem todos os especialistas automóveis estão convencidos de que a adaptação seja a solução ideal. Patrick Poincelet, presidente da empresa de reciclagem Mobilans, afirmou que as adaptações são uma solução de “nicho” para alguns veículos, mas não para todos.
A razão é que o custo da adaptação pode, por vezes, ultrapassar o valor de um carro mais antigo, à medida que este se aproxima do fim da sua vida útil de 20 anos.
A diretora de desenvolvimento sustentável da Renault, Cléa Martinent, citada pela Reuters, também considera que o modelo económico da adaptação ainda não está bem definido, mencionando que a mudança de um motor implica uma reformulação completa do layout do carro.
Por fim, Planchais referiu que o kit Twin-E foi desenvolvido tendo em mente um motor Renault 1.5, que é o mais comum em carros franceses, e que também pode ser usado em veículos da Stellantis, como os Peugeot ou os Citroën.