Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
14 Out, 2019 - 16:10

Trilho da Ribeira das Vinhas: um percurso natural em Cascais

Márcio Matos

O trilho da Ribeira das Vinhas fica em Cascais e foi recentemente renovado. Fique a conhecer um espaço natural ótimo para as suas caminhadas.

Trilho das ribeiras de Cascais

O Trilho da Ribeira das Vinhas foi renovado, tendo implicado um investimento assinalável. Este é um percurso que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta e permite um contacto único e próximo com a Natureza.

O renovado Trilho da Ribeira das Vinhas está diferente. Mais belo, mais limpo, mais cuidado. Um mimo da Câmara Municipal de Cascais para todos aqueles que amam a Natureza. Este é o sítio ideal para quem gosta de caminhar, enquanto contempla a Natureza ou para quem adora pedalar.

O renovado Trilho da Ribeira das Vinhas

Vista de Cascais
Cascais tem muitos recantos de grande beleza a descobrir

A renovação do Trilho Ribeira das Vinhas foi um projeto que implicou um investimento de 375.000€. Foram várias as ações realizadas tendo em vista diferentes focos de intervenção, de forma a recuperar a identidade do local e, também, a reabilitar o serviço de proteção civil para a redução do risco associado a cheias. Foram realizados um estudo e intervenções estratégicas.

Por exemplo, a probabilidade de cheias foi reduzida ao máximo com esta intervenção da Câmara Municipal de Cascais. Uma área total de 10 hectares de terreno sofreu uma limpeza profunda. Este projeto abarcou ainda uma limpeza profunda de todo o lixo e entulhos decorrentes de outras intervenções realizadas anteriormente e de descargas feitas de forma ilegal.

Este novo Trilho da Ribeira das Vinhas revelou ambição e cuidado por parte da Câmara Municipal de Cascais em deixar para as próximas gerações um trilho com longevidade. Foi, assim, concluída a primeira fase da recuperação deste trilho, que liga Alvide a Cascais, e fica próximo do Mercado da Vila e das respetivas localidades adjacentes (como Bairro Santana, Bairro de São José, Cobre, Fontainhas, Outeiro da Vela e Varandas de Cascais).

A capacidade de drenagem da ribeira permitiu valorizar toda a biodiversidade do espaço.

4 percursos pedestres em Sintra para se encantar
Não perca 4 percursos pedestres em Sintra para se encantar

Caraterísticas do trilho

O renovado Trilho da Ribeira das Vinhas possui uma extensão de 3 km e está destinado a uma mobilidade suave. Pode ser percorrido de forma pedonal ou de bicicleta, estando a circulação automóvel destinada às deslocações ao centro da Vila.

Este novo trilho acabou por tornar-se uma infraestrutura turística que permite uma maior ligação à Natureza, sendo agora um espaço indicado para lazer e para passeios em família. Potencialmente, há 20 mil pessoas presentes nas freguesias de Cascais que podem escolher este trilho como um destino para passar o seu precioso tempo.

A mensagem

A ideia deste novo trilho e respetivo investimento é alcançar uma valorização ambiental do vale da ribeira. Mas é importante e indispensável que os cidadãos se envolvam nas diversas ações que visam a proteção do Património Natural do concelho.

Respeitar este espaço, é respeitar esse Património Natural. Portanto, escusado será dizer que deve tentar conservar ao máximo este local, adotando bons comportamentos como o de não deixar lixo, nem poluir quer o chão, quer a água. Numa altura em que as preocupações ambientais são emergentes, faz todo o sentido investir em espaços como estes, assim como preservá-los ao máximo.

Veja também