Luís Vicente
Luís Vicente
04 Set, 2019 - 03:00
Fã de caminhadas? 7 dias nos Pirinéus entre Espanha e França

Fã de caminhadas? 7 dias nos Pirinéus entre Espanha e França

Luís Vicente

Dividido por sete etapas, o percurso de 120 quilómetros pode ser uma das caminhadas mais desafiantes na Península Ibérica. Para aventureiros.

O artigo continua após o anúncio

A palavra que melhor descreve a actividade desportiva que o Parque La Senda, no Parque Natural Valles Occidentales, convida a fazer durante vários dias é o trekking. Sem traduções directas para o português, podemos encontrar sinónimos como caminhadas ou percorrer trilhas.

Caminhadas nos Pirinéus para os mais aptos

caminhadas

Neste parque, os 120 quilómetros de distância são feitos em sete etapas e durante sete dias, podendo ser seis, consoante a vontade e a força nas pernas.

A condições nos Pirenéus espanhóis e franceses elevam a modalidade a níveis de exigência bastante superiores. Por isso, os promotores do percurso em  La Senda de Camille (nome do último urso pirenaico a ser conhecido naquelas paragens), sublinham a necessidade de se estar fisicamente apto para percorrer.

Feito o auto check-up e considerados aptos, os amantes da modalidade ou simplesmente entusiastas do ar live e da espectacular paisagem montanhosa podem percorrer a trilha em duas modalidades: com ou sem guia.

Sete dias de caminhadas sem guia

Para aqueles que têm experiência em montanha, a saída sem guia é a melhor opção, desde que no grupo esteja confirmado que alguém sabe ler e interpretar mapas físicos e bússolas. Nesta modalidade, basta escolher um ponto de início e uma direcção. A distância total da soma dos vários percursos são 120 quilómetros. A etapa mais longa é de 22,5 quilómetros e a mais curta de 7 (ver abaixo).

Alojamentos

O mais interessante deste serviço é o facto de haver vários “refúgios”, como escrito no site, que se tratam de alojamentos entre etapas, onde se pode descansar e pernoitar. Espalhados pelo parque há sete pontos de descanso: Linza, Lizara, Selva de Oza, Lescún e Gabardito (Espanha), Somport e Arlet (França).

O alojamento de Arlet, com altitude de 2000 metros, é tão remoto que não é possível chegar de carro. Para os interessados em ficar mais do que uma noite num local, para explorar as vilas na zona, é possível pedir noites extra, isto é, sem trilha percorrida.

Rota com guia custa 575 euros

A modalidade com guia, exige que pelo menos haja um grupo de seis caminhantes e o valor por pessoa é de 575 euros. Este montante incluiu sete dias de trekking, alojamento para seis noites em regime de meia-pensão, ferramentas para a caminhada, transfers e seguro.

O artigo continua após o anúncio

Para usufruir desta modalidade, basta escolher a data pretendida para iniciar o trajecto e preencher o formulário no site. Com guia, as caminhadas começam sempre a partir de Selva de Oza.

Quanto aos percursos, além de serem exigentes, estes não são marcados na sua totalidade. Trata-se de rotas já feitas pelo trajecto natural dos trekkers. Há partes que coincidem com rotas conhecidas, como o Caminho de Santiago ou Haute Route Pyrenean. A Senda de Camille não é marcada, e a melhor altura para a realizar é nos meses de verão.

Caminhadas

Etapas

Estas são as etapas a percorrer, bem como o tempo normalmente despendido, a distância e os metros em subida e descida.

Linza – Selva de Oza
Duração: 6 horas
Distância 15,3 km
+800 m / -1050 m

Selva de Oza – Gabardito
Duração: 7,5 horas
Distância: 15,3 km
+1300 m / -1040 m

Gabardito – Lizara
Duração: 3-4 hours (6 horas com a variante de subida a Bisaurin)
Distância: 9,6 km
+693 m / -536 m ( +700 m  com a variante de subida a Bisaurin)

Lizara  Somport
Duração: 6-7 horas
Distância: 17,4 km
+1070 m / -980 m

Somport – Arlet
Duração: 6-7 horas
Distância: 18,9 km
+1150 m / -780 m

O artigo continua após o anúncio

Arlet  Lescun
Duração: 6-7 horas
Distância: 19,5 km
+520m / -1640m

Lescun – Linza
Duração: 7 horas
Distância: 16,6 km
+1290 m / -790 m

Selva de Oza – Gabardito (Por Senderos)
Duração: 4,30 horas
Distância: 7 km
+400 m / -350 m

Linza  Gabardito (Alternativa mais rápida: seis dias)
Duração: 10 hours
Distância: 22,5 km
+1640 m / -1600 m

Para reservas, basta clicar aqui. Caso tenha dúvidas adicionais, pode enviar as suas questões para o e-mail [email protected]

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp