Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
26 Jul, 2019 - 14:22

País Basco: uma viagem de pinchos, cañas e cultura

Bárbara do Carmo

Planear um tour pelo país basco tem que incluir gastronomia, arquitectura, história e muita cultura. Conheça algumas atrações, e especialidades, desta região.

País Basco: uma viagem de pinchos, cañas e cultura

O País Basco, região autónoma espanhola, é um legado vivo de história e cultura, marcada pela luta pela independência, mas é também um espírito excêntrico cheio de bons restaurantes, de boa comida, de gente que sabe fazer a festa e de paisagens únicas numa mescla entre o passado e a modernidade.

País Basco: história, cultura e gastronomia

País Basco

Conhecer o País Basco, deve ter como ponto de partida Bilbau. Esta cidade é a dualidade entre o passado e futuro em cada esquina. Antigo entreposto comercial, Bilbau era uma cidade portuária cinzenta e sem graça, hoje é uma cidade renovada e cheia de vida, que merece uma visita demorada.

Comece por conhecer o Museu Guggenheim, projeto do arquiteto Frank Gehry. É um marco da arquitectura moderna, um desenho futurista, que visto do rio lembra um grande navio, reportando para o passado da cidade. Várias obras de artistas do século XX, desde Jorge Oteiza a Richard Serra recheiam o interior do museu.

Depois siga, à beira rio, até ao centro histórico da cidade, num verdadeiro regresso ao passado. Calçadas gastas e edifícios antigos, todos renovados compõem o Casco Viejo de Bilbau, a par com murais enormes de arte urbana que tornam a cidade colorida e lhe dão uma dinâmica especial e jovem.

É precisamente, no coração da cidade que começa o banquete. Pare e demore-se em todos os bares que ofereçam os famosos pintxos (uma bebida e uma tapa) e as tapas de todas as formas e feitios, desde tortilhas, a pratinhos com polvo ou anchovas, morcela com pimentos, tudo em cima da mesa, acompanhado com pão e a preços bem convidativos.

Prove tudo que não se vai arrepender. O Bar Nashville, especialista em tortilhas de batata, o El Mugi, onde pode acompanhar os pintxos com um belo copo de vinho diretamente da garrafeira do espaço, são apostas certas. Outra boa sugestão para o amantes de queijo é o Gaztandegi Bilbau, especialista em pintxus com queijo. Ainda em Bilbau, pode desfrutar das praias de areia escura e aproveitar a passagem pelo litoral para conhecer a Bodega dos Basarte e os seus vinhos.

País Basco

País Basco: San Sebastian, cidade da gastronomia estrelar

A pouco mais de 1 hora está San Sebastian, a cidade basca conhecida pelos restaurantes de luxo, pelo fine dining e pelas estrelas Michelin. Visitar San Sebastian é sinónimo de passeios pelo centro histórico e paragens obrigatórias nos bares para degustar os pintxos. É subir ao Monte Urgull e admirar as vistas, é andar de funicular até ao monte Igeldo e apanhar um solinho na praia de La Concha. Mas visitar San Sebastian é acima de tudo comer, e comer bem.

Mesmo que a estadia na cidade seja curta, visite o bar Zeruko, onde os olhos também comem, e não deixe de experimentar o Borda Berri, um verdadeiro ‘templo gastronómico’. Se puder, não deixe de ter uma experiência única, onde a comida é elevada ao paraíso, numa mesa com estrela Michelin, em San Sebastian as opções são muitas, como o Mugaritz ou o Arzak.

País Basco

 

Outras paragens: Guernica e Rioja

Guernica foi completamente destruída, num bombardeamento das tropas alemãs e italianas, em 1937, e imortalizada na tela por Picasso, com uma obra homónima. Portanto visitar esta cidade basca é percorrer um caminho até ao passado. Merece visita o Museo da Paz e Museo de Euskal Herria, que conta a história e cultura do país basco, e um passeio pelo Mercado de Guernica é recomendado a par da prova de alguns produtos locais. 

Para quem encarar uma viagem ao país basco como uma viagem também gastronómica, deve visitar a região vinícola de Rioja. Pode dar uma volta de balão sobre as vinhas e desfrutar de várias provas de vinho e visitas a diferentes adegas e quintas, como Finca de los Arandinos, Marquès de Riscal, Ysios e Darien. Sendo paragem obrigatória a Adega Ysios, com um edifício de arquitectura modernista, aos pés da Serra Cantábria, dá um enquadramento único às longas vinhas da Ysios.

Apesar de pequeno o País Basco dá cartas no panorama gastronómico e vinícola mundial, mas é também sinónimo de história viva que merece sem dúvida uma visita, com amigos ou em família. 

País Basco

Como ir?

Há voos a sair de Lisboa e Porto com destino a Bilbao a partir de 70€ por pessoa. Do Porto pode seguir de autocarro por cerca de 80€ por pessoa. Também há a possibilidade de ir de comboio em direção a San Sebastian. 

Onde ficar?

Em Bilbao opte por ficar no centro histórico, tem imensas opções que vão desde hotéis a airbnb. Em San Sebastian os preços podem ser elevados, por isso pesquise com tempo. Uma boa opção pode ser o Koisi Hostel, é central e acessível. 

Onde comer?

Encontrar bons sítios para comer no País não será certamente difícil.Siga as dicas que fomos dando ao longo do artigo e procure junto dos locais por sugestões, não sairá mal servido de certeza.

Veja também: