Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
16 Ago, 2018 - 12:56

4 truques para o Skype que vão mudar a forma como usa a ferramenta

Luísa Santos

Por vezes, acreditamos dominar qualquer plataforma sem esforço, mas existem algumas dicas “escondidas”, e os truques para o Skype não são exceção.

4 truques para o Skype que vão mudar a forma como usa a ferramenta

Qualquer plataforma digital parece, nos dias de hoje, fácil de usar e sem segredos para quem está habituado a esse mundo. Mas existem algumas dicas que não são tão óbvias quanto se poderia esperar, e os truques para o Skype são prova disso mesmo.

4 truques para o Skype que vai querer conhecer

truques skype

Organize os seus contactos

Se utiliza o Skype com alguma regularidade, reconhece, certamente, a facilidade com que pode adicionar contactos. Basta inserir o nome das pessoas, ou até mesmo e-mail que as mesmas têm associado à sua conta Skype, para rapidamente as adicionar à sua lista de contactos.

Mas sabia que pode organizar essa lista conforme desejar? Seja amigos, família ou “favoritos” com quem fale frequentemente. Pode organizar esses contactos em listas ou grupos, que estarão sempre presentes no separador dos Contactos. Se apenas quer transformar um contacto num favorito, basta clicar com o lado direito do rato e “Adicionar a Favoritos”.

Se, por outro lado, quer criar uma lista específica, basta clicar com o lado direito do rato no separador dos Contactos, selecionar “Criar Nova Lista” e dar-lhe um nome. Depois, de igual forma, basta adicionar os contactos que pretende a essa lista.

Crie grupos de conversa

Outro dos truques para o Skype que lhe pode ser útil é a criação de grupos. Sim, é possível criar grupos de conversa nessa plataforma à semelhança de outros serviços de chat, como é o exemplo do Messenger ou Whatsapp, por exemplo.

Basta abrir o Skype e selecionar, no separador que surge no topo, “Ficheiro” e, de seguida, “Novo Grupo”. Pode depois personalizá-lo conforme o seu gosto, com uma fotografia própria e o nome que entender. Tendo os contactos já adicionados no Skype, basta depois reuni-los nesse mesmo grupo – num processo muito simples.

truques skype

Melhore as suas entrevistas

Hoje em dia, são muitos frequentes as entrevistas via Skype e existem algumas dicas importantes que deve ter em conta antes de ser entrevistado nessa plataforma:

a) Crie um perfil profissional próprio para o efeito. Escolha um fotografia clara e suficientemente “profissional”. Para além do seu primeiro e último nome, certifique-se que o seu nickname é coincidente com o mesmo;

b) Verifique as definições do Skype. Junto ao seu nome, deve encontrar três pontos horizontais. Carregue nos mesmos e aceda a “Definições”. Escolha o separador “Áudio e Vídeo” e verifique a qualidade do som, bem como se está tudo bem com a captação de áudio e imagem. Faça uma chamada de teste e verifique se tudo está como pretende.

Encontre rapidamente o conteúdo partilhado

Não precisa de fazer scroll infinito nas suas conversas se procura aquela imagem, ficheiro ou link que recebeu de um contacto. Um dos truques para o Skype é, sem dúvida, a função da Galeria, à qual pode recorrer para encontrar conteúdo desse género mais rapidamente.

Tudo o que precisa de fazer é abrir a conversa que pretende e selecionar “Galeria” imediatamente abaixo do nome do contacto em questão. Irá surgir um separador à direita com todo o conteúdo partilhado até então. Pode ainda filtrar a pesquisa por “Todos”, “Multimédia”, “Ligações” ou “Ficheiros”.

Há uma série de dicas e truques que pode consultar e ficar a conhecer e que, certamente, lhe serão muito úteis na próxima vez que utilizar o Skype.

Veja também: