Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
06 Mar, 2018 - 13:04

Conheça o perfil dos turistas estrangeiros que visitam Portugal

Patrícia Abreu

Saiba tudo sobre os turistas estrangeiros em Portugal. Como vêm para Portugal, que cidades visitam, de onde vêm e muito mais.

Conheça o perfil dos turistas estrangeiros que visitam Portugal

Em dezembro de 2017, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) permitiram tirar muitas conclusões quanto aos turistas estrangeiros em Portugal. Portugal está na moda e o setor turístico do país está a viver os seus melhores anos de sempre.

Quem são os turistas estrangeiros em Portugal?

placeholder-1x1

Foram registados 21,3 milhões de hóspedes (uma subida de 11,1% face a 2015) e 59,4 milhões de dormidas (uma subida de 11,6% face a 2015), revelaram os dados do INE.

Em 2016, Portugal registou 18,2 milhões de entradas de turistas estrangeiros.

Como vêm?

Este estudo explica ainda que 55,6% dos turistas estrangeiros em Portugal chegaram ao país por rodovia, 41% chegaram por avião e os restantes, em navios de cruzeiro.

De onde vêm?

Os mercados que mais pesam na entrada de turistas estrangeiros em Portugal são: Espanha, Reino Unido, França e Alemanha. Espanha representa mais de metade (68%) das entradas em Portugal, com 12,1 milhões de visitantes.

O lazer é o principal motivo apontado, para mais de 70% das entradas de turistas no nosso país.

Quantos vêm?

Quanto ao número de turistas por cada entrada em Portugal, concluiu-se que os turistas tendem a visitar Portugal em grupos – em média, 2,55 pessoas.

Para onde vêm?

O Norte atrai suíços e franceses, Lisboa atrai italianos e brasileiros, e o Algarve, como seria já de esperar, é o destino preferido de britânicos e irlandeses. Alemães e nórdicos perdem-se de encantos pela Madeira.

Os turistas estrangeiros avaliam a sua experiência em Portugal com 8,81 pontos, num total de 10. Os Países Baixos e França avaliam a sua experiência abaixo da média, enquanto que turistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, avaliam acima.