Em dezembro de 2017, dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) permitiram tirar muitas conclusões quanto aos turistas estrangeiros em Portugal. Portugal está na moda e o setor turístico do país está a viver os seus melhores anos de sempre.
Quem são os turistas estrangeiros em Portugal?

Foram registados 21,3 milhões de hóspedes (uma subida de 11,1% face a 2015) e 59,4 milhões de dormidas (uma subida de 11,6% face a 2015), revelaram os dados do INE.
Em 2016, Portugal registou 18,2 milhões de entradas de turistas estrangeiros.
Como vêm?
Este estudo explica ainda que 55,6% dos turistas estrangeiros em Portugal chegaram ao país por rodovia, 41% chegaram por avião e os restantes, em navios de cruzeiro.
De onde vêm?
Os mercados que mais pesam na entrada de turistas estrangeiros em Portugal são: Espanha, Reino Unido, França e Alemanha. Espanha representa mais de metade (68%) das entradas em Portugal, com 12,1 milhões de visitantes.
O lazer é o principal motivo apontado, para mais de 70% das entradas de turistas no nosso país.
Quantos vêm?
Quanto ao número de turistas por cada entrada em Portugal, concluiu-se que os turistas tendem a visitar Portugal em grupos – em média, 2,55 pessoas.
Para onde vêm?
O Norte atrai suíços e franceses, Lisboa atrai italianos e brasileiros, e o Algarve, como seria já de esperar, é o destino preferido de britânicos e irlandeses. Alemães e nórdicos perdem-se de encantos pela Madeira.
Os turistas estrangeiros avaliam a sua experiência em Portugal com 8,81 pontos, num total de 10. Os Países Baixos e França avaliam a sua experiência abaixo da média, enquanto que turistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, avaliam acima.
Veja também: