Maria Graça
Maria Graça
18 Jan, 2023 - 16:06

Capadócia: a espetacular região turca que não pode perder

Maria Graça

Viaje connosco até à Turquia e percebe o porquê da Capadócia ser o destino de sonho de muitos. Um roteiro inesquecível.

Vista geral de Capadócia

A sua riqueza natural e cultural trazem à Capadócia visitantes dos quatro cantos do mundo.

Famosa pelas paisagens de cortar a respiração, as cidades subterrâneas, as formações rochosas invulgares, a sua gastronomia sem igual, e claro, os seus passeios de balões, a região é capaz de cortar o fôlego ao mais experimente dos viajantes.

Situada na Anatólia Central, na Turquia, a 700 quilómetros de Istambul e 300 da capital Ancara, Capadócia teve no passado uma intensa atividade vulcânica, que contribuiu para o cenário único da região.

Estas formações rochosas inusitadas que hoje podemos visitar são também resultado da mão humana. Abrigaram civilizações antigas e cristãos, na Idade Média, que esculpiram as casas e igrejas dentro das rochas.

Capadócia: as atrações imperdíveis

Os balões de ar quente são a maior atração turística na Capadócia. No entanto, a região é rica em atrações turísticas, graças ao património históricos e cultural deixado pelos povos que a habitaram, que não podem faltar quando visitar a região.

Passeio em balão

Certamente a primeira atividade que lhe vem à cabeça quando pensa em Capadócia, são os passeios de balão. As fotografias, com dezenas de balões a colorirem o céu, são autênticos postais e atraem milhares de visitantes à região.

Para fazer este passeio é necessário acordar cedo, pois os passeios decorrem com o nascer do sol. O voo começa a baixa altitude, sobrevoando as formações rochosas, num cenário onde as cores vibrantes dos balões contrastam com as cores quentes do sol.

O balão atinge 1000 metros de altitude, oferecendo uma vista panorâmica sob Capadócia e as suas cidades.

O passeio dura aproximadamente 50 minutos.

Goreme Open Air Museum

A pequena cidade de Goreme, coração turístico da Capadócia, alberga o Goreme Open Air Museum, criado para preservar e apresentar a história local.

Considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, este museu a céu aberto apresenta algumas das maiores igrejas escavadas na rocha da região.

Graças ao trabalho minucioso de monges, muitas ainda conservam frescos com cores bem vivas, como o azul e vermelho, que eram facilmente obtidas na região. Estas igrejas serviam para instruir e catequizar a população local, através destes desenhos e frescos.

No interior do parque vai também encontrar inúmeras rochas cónicas que serviam de moradias às populações.

balões de ar quente em capadócia
Os passeios de balão de ar quente são um dos grande atrativos de Capadócia

Cidades subterrâneas

A Capadócia serviu de abrigo a muitos cristãos que se abrigavam na época em que o cristianismo ainda não era uma religião bem vista. A sua total aceitação só aconteceu no Império de Constantino, e de forma a se protegerem contra as perseguições, os cristãos eram obrigados a viver escondidos.

Atualmente é possível visitar cerca de 37 cidades subterrâneas, como Kaymakli, uma das maiores, e Derinkuyu, uma das mais profundas, mas estima-se que existam muitas mais.

Derinkuyu estende-se por 8 quilómetros de comprimento e 85 metros de profundidade abaixo do solo, e é composta por 600 portas que ligam salas enormes, câmaras e instalações.

Já Kaymakli, possui oito níveis abaixo do solo, mas só quatro estão abertos para visita.

Love Valley

Love Valley é um conhecido vale da Capadócia, junto a Goreme, que atrai milhares de visitantes pela vista que oferece e pela sua composição rochosa inusitada.

As suas formações rochosas, conhecidas como chaminés de fada, em formato fálico, estiveram na origem do nome.

A partir deste local é possível admirar a paisagem de outros vales e montanhas da região.

Red Valley

Outro vale muito procurado na região pela vista que oferece sobre a Capadócia é o Red Valley.

Devido à erosão vulcânica, e às camadas de lava, apresenta diferentes tons avermelhados, o que faz com que seja muito visitado no pôr do sol, quando se camufla na paisagem.

Hotéis caverna

Os hotéis caverna oferecem quartos dentro das rochas, para que se possa sentir como os antigos habitantes da Capadócia, e são uma autêntica experiência .

Num estilo rústico, possuem pouco mobiliário e uma decoração bastante minimalista, mas não são indicados se sofre de problemas de respiração.

Mosteiro de Selime

Se é fã de Star Wars, não deixe de visitar o Mosteiro de Selime, que serviu de inspiração para algumas cenas do filme.

Considerado a maior construção religiosa da Capadócia, o mosteiro tem uma estrutura de dois andares e é composto por várias igrejas esculpidas na rocha, muitas conservam ainda os seus frescos.

Durante os ataques mongóis na Anatólia a catedral foi transformada numa fortaleza, daí o mosteiro também ser conhecido como Castelo de Selime.

Cheia de tradição, cultura e beleza natural, dificilmente a Capadócia não vai superar as suas expectativas.

Visite e apaixone-se por este lugar único e mágico!

Veja também