Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
21 Ago, 2018 - 12:00

TV QLED vs OLED: o que as distingue e qual escolher?

Patrick Antunes

Têm nomes muito parecidos, mas são tecnologias muito diferentes. Descubra as diferenças e saiba quem se destaca neste duelo TV QLED vs OLED.

TV QLED vs OLED: o que as distingue e qual escolher?

TV QLED vs OLED. Podemos começar por dizer que as TV já percorreram um longo caminho. Emagreceram e perderam peso (bastante peso!). Podemos recordar os televisores do início dos anos 2000, altura em que tinham tanto de largura como de profundidade.

Não foi só no seu tamanho que as TV’s evoluíram, também deram um grande passo na qualidade de imagem. LCD, LED, OLED, 4K, 8K e outras siglas tomaram conta do universo das TV’s. Em 2017, a Samsung apresentou a primeira QLED – Quantum-dot Light Emitting Diode.

QLED: o que é e como funciona?

Quantum Dots: o que são?

É uma tecnologia que já existia nas televisões Samsung SUHD – por exemplo, a Samsung UE55K . Estes quantum dots – literalmente, pontos quânticos – são partículas minúsculas que medem entre 2 e 10 nanómetros e, dependendo do seu tamanho, emitem diferentes cores.

A vantagem de utilizar esta tecnologia é que estes pontos quânticos são capazes de emitir mais cores, mais brilhantes e mais vibrantes – o tipo de cores que o HDR precisa para realmente brilhar.

As TV que utilizam este tipo de tecnologia são mais eficientes em termos de custo para produzir o que nos permite ter acesso a uma melhor qualidade de imagem a um preço acessível.

TV qled vs oled
Fonte: Samsung/ Divulgação

As TV’s QLED são, basicamente, televisões LED que utilizam Quantum Dots para aumentar a performance e a qualidade de imagem. O nome e a tecnologia foram patenteadas pela Samsung e já foi criada uma espécie de aliança QLED em abril de 2017 entre a gigante sul coreana e duas marcas chinesas (TCL e Hisense) para se produzir mais TV QLED e desta forma responder às TV OLED da LG.

De acordo com a Samsung, estas televisões conseguem reproduzir mais cores, são mais brilhantes e têm níveis de preto melhores que qualquer outro tipo de TV LED.

O problema destas TV é que necessitam de um painel LED para iluminar estas partículas quânticas, daí haver dúvidas em relação aos “pretos mais pretos”.

OLED: o que é e como funciona?

TV qled vs oled
Fonte: LG/ Divulgação

OLED significa organic light emitting diode. São construídas com componentes orgânicos que se iluminam quando uma corrente elétrica passa por eles. Um OLED é do tamanho de um pixel, daí serem precisos milhões que se ligam e desligam de forma independente para preencher o ecrã da televisão.

Por causa desta flexibilidade, quando um pixel OLED está desligado, está mesmo desligado e é completamente preto. É por esta razão que as televisões com esta tecnologia da LG têm um preto muito profundo. Este é um aspeto importante no comparativo TV QLED vs OLED.

TV QLED vs OLED: qual a melhor opção?

QLED VS OLED, ou Samsung vs LG, é uma luta que tem de ser travada utilizando alguns dos parâmetros mais importantes no que a televisões diz respeito.

Níveis de preto

Um ecrã ser capaz de “emitir” um preto mais preto – passando a expressão – é um fator de extrema importância para se obter uma qualidade de imagem excelente. Pretos ricos permitem que haja mais contraste e cores mais vivas, ou seja, uma imagem mais realista. Neste campo, é a OLED que ganha.

As TV QLED são retro-iluminadas, o que significa que quando algo preto surge, a luz residual do painel LED passa e assim não somos capazes de ter um preto puro.

Brilho

Aqui as TV QLED têm a vantagem. As televisões LED já aumentaram o brilho a uma escala inimaginável há alguns anos, as QLED são ainda mais brilhantes porque utilizam os tais quantum dots.

Num quarto com muita luz ambiente, este “excesso” de brilho permite-nos ver a imagem sem qualquer problema de reflexo e com uma qualidade superior.

Tempo de resposta

O tempo de resposta refere-se ao tempo que cada díodo passa de ligado para desligado e vice-versa. Quanto mais rápido se liga ou desliga, menos artefactos temos na imagem e menos distorção. A OLED ganha desta vez porque cada pixel é uma luz independente e os tempos de resposta estão na casa dos  20 milissegundos.

Ângulo de visão

Olé, olé, olé, OLED. Mais uma vez, a tecnologia da LG sai vencedora. Com as QLED, o melhor ângulo de visão é mesmo no centro da TV. A qualidade da imagem diminui conforme se vai afastando para os lados.

As Samsung QLED mais caras têm uma cobertura anti-reflexo e um desenho de painel diferente que diminuem a perda de qualidade. As OLED não perdem qualquer qualidade ou degradação de luminosidade mesmo a um ângulo de 80ª.

Consumo de energia

Os painéis OLED são super finos e não requerem retro-iluminação. Dessa forma, não precisam de tanta energia, o que os torna super eficientes. Mais uma vitória para os OLED.

Veredicto

TV QLED vs OLED é a maior batalha atual nas televisões. Neste momento, as TV OLED são as vencedoras em qualidade de imagem, são mais eficientes e mesmo sendo mais caras que as QLED, o preço tem vindo a baixar significativamente. Mas as QLED também evoluíram imenso no último ano, o que pode significar que o troféu pode mudar de mãos nos próximos tempos.

Veja também