Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
09 Out, 2019 - 12:42

Upskilling: guia estratégico para apostar na qualificação

Mónica Carvalho

Nunca o mercado de trabalho mudou tanto e tão depressa. Saiba por que apostar numa estratégia de upskilling pode ser uma solução.

upskilling

Cada vez mais as empresas pensam o seu desenvolvimento e aumento de competências com foco no talento e capacidades da sua força laboral. Nesse sentido, o upskilling (melhoria contínua de competências) é uma aposta estratégica para o sucesso individual e coletivo.

Além disso, atualmente, são milhões as pessoas cujo trabalho está ameaçado pela tecnologia digital e pela evolução dos processos tecnológicos. E, nesses casos, existem duas soluções: ou resignar-se e aguardar pela inevitabilidade do futuro ou tentar adaptar-se às novas necessidades e até às novas profissões que vão aparecendo.

Isto implica atualizar as competências profissionais, o que se irá transformar numa oportunidade para impulsionar a carreira, seja em termos de progressão, seja para quem visa uma mudança de emprego. O upskilling é, assim, uma estratégia inevitável.

Porquê investir no upskilling?

formacao profissional

Nunca é demasiado tarde para apostar numa melhoria de qualificações, até porque nunca deixamos de aprender. Confira todas as vantagens.

1. Aumentará o seu valor

O mundo está em constante evolução e quem achar que pode passar ao lado disso está completamente errado. A sua formação e experiência até ao momento são extremamente importantes, mas deve, igualmente, pensar no futuro e nas formas que o irão permitir tornar-se num profissional mais bem qualificado, de modo a conseguir destacar-se dos demais.

2. Ficará a par das tendências

Às vezes, o upskilling pode ser tão simples quanto manter-se a par das últimas tecnologias utilizadas no seu local de trabalho ou setor de empregabilidade, sem necessitar de formação específica. Pode informar-se disso mesmo em websites ou revistas da especialidade, por exemplo.

3. Aumentará o seu poder numa negociação salarial

Seja no emprego atual, seja para encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho, quanto mais formação atualizada tiver no seu currículo, melhor. São essas habilidades novas e exclusivas que irão permitir enfatizar o seu valor de mercado.

4. Mostra que se importa

O aumento da qualificação profissional permite que as habilidades dos funcionários não se tornem obsoletas e mostra aos superiores que se importa com a carreira e com o futuro da empresa.

5. Poderá descobrir novas paixões

Quando é colocado numa situação em que se disponibiliza para aprender novas habilidades e conhecimentos, pode encontrar algo novo que gosta de fazer e que, de outra forma, nunca conheceria.

Estar disposto a novos desafios e oportunidades pode acender uma nova paixão profissional e, com isso, entrar numa rota rumo a uma maior satisfação na sua carreira, o que se irá refletir numa melhoria geral do seu bem-estar pessoal.

6. Aumenta a moral dos trabalhadores

Quando é a própria empresa a investir em processos de upskilling, é dada aos funcionários a oportunidade de desenvolverem as suas competências e capacidades. Tal indica que a empresa se importa com a sua força laboral e com o futuro da mesma, o que se irá refletir em funcionários mais felizes e valorizados.

7. Aumenta a satisfação do cliente

Funcionários felizes resultam em clientes satisfeitos e objetivos concretizados. Quando os trabalhadores estão satisfeitos com a empresa e condições de trabalho, tudo é feito melhor e mais naturalmente.

8. Atrai novos talentos

Os negócios e empresas bem-sucedidos são um exemplo no mercado e um fator de atração de novos talentos, o que permite que a empresa se mantenha no caminho correto para o futuro.

Roteiro para uma iniciativa de qualificação

pessoas ao computador a trabalhar em equipa

O capital intelectual da sociedade cada vez mais depende da forma como o ser humano se apresenta e lida com tudo o que vai acontecendo. Se acredita verdadeiramente na estratégia de upskilling, atente a tudo o que deve fazer.

Analise a situação e defina a iniciativa

Não há situações nem casos iguais, por isso analise a sua formação e experiência profissional, bem como o estado atual e perspetivas de desenvolvimento da empresa onde trabalha e do setor ao qual pertence ou gostaria de pertencer.

Sente que está tudo no caminho certo? Caso contrário, comece a pensar no que fazer no futuro: que formações fazer; quais as áreas de conhecimento que irão fornecer mais emprego no futuro; de que forma quer fazer parte da evolução.

Crie um plano

Depois de perceber as necessidades e objetivos a cumprir, está na altura de estabelecer um plano para colocar em prática e tal pode passar por diversos fatores como:

Upskilling: uma aposta no seu futuro

De acordo com o ManPower Group, “até 2022 mais da metade (54%) de todos os trabalhadores necessitará de uma requalificação ou melhoria de qualificações significativas. Destes, cerca de 35% deverão necessitar de uma formação de até seis meses, 9% levarão de seis a doze meses para serem formados e 10% necessitarão de mais de um ano.”

Estes valores comprovam bem a necessidade de mudar, por que o mundo seguramente não irá parar de o fazer. Assim, quanto mais rapidamente compreender as necessidades contínuas de formação e melhoria de competências e habilidades, mais rapidamente irá ser o profissional que o mercado realmente procura.

Veja também