Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
27 Nov, 2018 - 11:12

Vantagens e desvantagens do coworking: saiba quais são

Inês Silva

Trabalhar em casa ou mudar para um espaço de trabalho partilhado? Descubra as vantagens e desvantagens do coworking.

Vantagens e desvantagens do coworking: saiba quais são

coworking é já há bastante tempo uma tendência mundial no mercado de trabalho. Pequenas empresas, jovens empreendedores, startups de tecnologia, trabalhadores à distância e freelancers são quem mais prefere estes espaços em detrimento dos escritórios tradicionais ou a trabalhar a partir de casa. Continue a ler e descubra as vantagens e desvantagens do coworking.

Obviamente que, trabalhar neste ambiente de partilha de espaço, tem muitos benefícios e vantagens, no entanto não é uma solução perfeita. Se está a pensar se deve mudar-se ou não, antes de tomar uma decisão, conheça as vantagens e desvantagens que reunimos para si sobre este tema.

Coworking: o que é, vantagens e desvantagens

Coworking: o que é e como funciona

O que é o Coworking?

Um espaço de coworking é um ambiente de trabalho partilhado por vários indivíduos ou empresas dos mais variados ramos de atividade.

Apresenta a mesma estrutura de um escritório convencional de trabalho, a diferença está no facto de ser um local partilhado por diferentes profissionais que optam por se instalar num espaço de coworking para realizar os seus serviços em detrimento do home office.

Um dos principais motivos para adesão das pessoas a este tipo de espaço tem a ver com o facto de não estarem isoladas e, assim, ter a companhia diária de outros profissionais.

Apesar de serem espaços partilhados, possuem uma estrutura organizada para a atuação de cada empresa, de forma independente e com o seu próprio espaço, para que possam realizar reuniões de forma privada e receber clientes de uma forma satisfatória.

Este tipo de ambiente de trabalho é, essencialmente, um conceito de disseminação de ideias, troca de conhecimentos e elaboração de projetos entre diferentes grupos de pessoas.

Vantagens e desvantagens do coworking: quais são?

1. Renda mais baixa e menos despesas

Uma das características mais importantes é o preço relativamente mais baixo em comparação com os escritórios normais. Quantas mais pessoas trabalharem no mesmo espaço, menos terá de pagar pelas despesas comuns: aluguer, eletricidade, telefone e internet, por exemplo.

2. Crescimento futuro da equipa

Quer ter mais gente a trabalhar consigo no próximo mês? Ter que constantemente reorganizar seu escritório para encaixar em novos membros pode ser um problema real, especialmente se o negócio está a crescer. Nos espaços de coworking isso não é um problema ou, pelo menos, não será o problema seu a reformulação do espaço físico.

Há também espaços que poderá alugar por um dia, um mês, etc, por isso, também poderá procurar outro espaço sem preocupações.

3. Mudar-se sem preocupações

Ao mudar-se para um novo escritório, as pessoas querem começar a trabalhar imediatamente e sem se preocuparem em configurar a impressora, o scanner ou até mesmo tratar da máquina de café. Os proprietários ou senhorios destes espaços cuidam de todos estes pormenores. Pode começar a logo, logo a trabalhar!

4. Motivação e Criatividade

Estar sozinho não é bom para os níveis de motivação e pode até criar bloqueios de criatividade. Ter companhia, ainda que nada tenha a ver com o que está a fazer, pode ajudar a mantê-lo focado e empenhado porque quando as pessoas criativas se sentam sob o mesmo teto, forma-se uma aura de produtividade e criatividade. Além disso, se  precisar de conselhos sobre aspetos que não domina, haverá sempre alguém que vai saber alguma coisa sobre isso. Esta é uma das principais vantagens do coworking.

5. Aumento da rede de contactos

Quem trabalha neste tipo de ambiente, não está sozinho. Haverá com certeza várias oportunidades de conhecer pessoas diferentes durante a hora de almoço, jantares, pausas para café e outras iniciativas que potenciam o networking.

3 desvantagens

1. Privacidade sacrificada

Apesar de todas as condições, vai ser sempre complicado alcançar um alto nível de privacidade. Afinal de contas, é um ambiente de trabalho partilhado. Muitos espaços usam vidro em vez de paredes para obter o máximo de luz natural possível. Além disto, a tarefa não será facilitada se precisar de fazer ou receber vários telefonemas confidenciais.

2. Dificuldade de concentração

Iniciativas e atividades divertidas podem ser fantásticas para muitos, mas alguns podem considerá-las motivos de distração, especialmente quando o trabalho exige um alto nível de concentração. Se o seu espaço é em open space, é mais que provável ser afetado por estes momentos. Pense duas vezes antes antes de escolher só uma secretária se o seu trabalho exigir foco, talvez um espaço fechado seja a melhor opção para si.

3. Lotação esgotada

Os espaços localizados em áreas populares da cidade vão ter tendência a ficar lotados. O ideal é ter uma mesa designada para não correr riscos, deverá ter isto em conta ao procurar um escritório numa área comercial movimentada e popular.

Conclusão

Se precisa de flexibilidade na sua área de atividade profissional, acreditamos que o coworking é certamente a opção mais vantajosa para si. Por outro lado, se a natureza da sua atividade envolve informações confidenciais e grande sigilo, avalie o fator privacidade antes de procurar um espaço de trabalho partilhado. Em resumo, o espaço de coworking será uma boa solução para a maioria das empresas que estão a começar e freelancers, porque, na verdade, os benefícios superam as desvantagens.

Agora que já conhece as vantagens e desvantagens do coworking, já pode tomar a sua decisão e procurar, ou não, o espaço que se adequa melhor a si e ao seu trabalho.

Veja também: