Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
17 Out, 2018 - 11:33

Aprenda como usar veludo na decoração e deixe a sua casa super in

Teresa Campos

O veludo na decoração é uma tendência em voga, especialmente para as estações mais frias que se avizinham E você, já aderiu à moda?

Aprenda como usar veludo na decoração e deixe a sua casa super in

Vamos ensinar-lhe como usar veludo na decoração, de modo a conseguir ambientes modernos e charmosos, sem que para isso tenha de alterar todas as divisões de sua casa. Confira como pode aplicar o veludo na decoração, quais as peças onde este tecido pode fazer toda a diferença e de que maneira é possível conjugar este elemento com as caraterísticas de todo o ambiente. Se ainda acha que veludo na decoração é coisa do passado, desengane-se e veja como não há elemento mais in para incluir em sua casa.

Veludo na decoração: conforto e charme ao seu lar

Sugestões a ter em conta…

Elemento de cor

Uma peça em veludo de cor pode trazer grande sofisticação e charme para uma divisão em tons brancos e minimalistas. Imagine um sofá em veludo, por exemplo, ele assumirá o papel de protagonista da divisão, dando muita personalidade à sua sala de estar.

 

Complemento de cor

O elemento em veludo pode, também, servir para acentuar as cores e a ambiência do espaço. Por exemplo, uma sala de estar com uma paleta quente e terrosa, pode tornar-se ainda mais “quente” se lhe acrescentar uma poltrona em veludo rosa, de linhas arredondadas. Não deve ter medo de arrojar nas cores, já que o veludo é um tecido capaz de suportar alguma excentricidade.

 

Quebra monocromática

Em divisões monocromáticas ou com, pelo menos, uma cor dominante, deve usar e abusar de materiais e texturas variadas, pois só isso pode trazer vida e dinamismo ao ambiente. Imagine um quarto em tons escuros, subitamente interrompidos por almofadas de veludo vermelho. Além de muito conforto e aconchego, estes elementos dão grande sensualidade e charme ao espaço.

Supremacia de veludo

Uma vez que este tecido é uma verdadeira tendência, é possível encontrar sugestões de decoração onde ele se encontra presente em toda a divisão. Esta é uma proposta contemporânea que traz mais conforto para a divisão, mas que pode também torná-la mais pesada. Por essa razão, no caso de seguir esta moda, deve assegurar-se que a paleta de cores é equilibrada e torna o espaço charmoso e moderno, quanto baste.

 

Combinações inesperadas

Se o veludo era, normalmente, associado a uma decoração clássica, de móveis tradicionais e ambientes antigos, agora ele foi transportado para uma realidade contemporânea, de mobiliário de linhas retas. Tal confere mais leveza ao tecido e torna-o capaz de se integrar perfeitamente numa decoração moderna, onde o conforto deve ser aliado a traços simples e minimalistas.

 

Contraste de texturas

Numa linguagem contemporânea, também não há limites no que à combinação de materiais e, particularmente, de tecidos diz respeito. Numa arquitetura minimalista, é perfeitamente possível conjugar mobiliário rústico, com um lustre clássico, arte moderna e superfícies forradas a veludo. Esta é uma das maiores vantagens das tendências de decoração atuais: não há elementos proibidos, nem combinações impossíveis.

Toque vintage

Se gosta de criar ambientes vintage em sua casa, saiba que o veludo é um excelente aliado para atingir esse propósito. Visite o sótão de casa da avó e, quem sabe, tenha uma agradável surpresa ao descobrir umas quantas peças em veludo. Se não, procure em mercados e feiras de coisas usadas e, certamente, irá encontrar peças à altura do que pretende.

 

Cabeceira

O veludo também tem espaço no quarto. Renove a cabeceira da sua cama, revestindo de veludo e conferindo ao ambiente uma textura quente e bem sofisticada. Irá sentir-se como se tivesse refrescado a decoração de toda a divisão.

 

Colcha

Uma colcha em veludo pode ser um bom complemento para a sua cama, mas também para o sofá da sua sala. Além de dar um toque único e cheio de estilo ao ambiente, é uma escolha única e muito fofa e quentinha para os gélidos dias de inverno.

Almofadas

E, claro, as almofadas de veludo. Não há melhor maneira de entrar nas estações frias do que substituir as capas das suas almofadas por umas capas em veludo, capazes de trazer conforto e aconchego a qualquer divisão.

 

Puff

Os puffs são sempre boas soluções para complementar a decoração de uma divisão, pois além de graciosos, são sempre úteis, quer para se sentar, quer para pousar os pés, por exemplo. Pequenos ou maiores e da cor que mais gostar, eles podem ser mesmo aquele apontamento essencial para dar muita personalidade ao ambiente.

Banco

Se o hall de entrada de sua casa é espaçoso quanto baste, então por que não preenchê-lo com um banco que sirva para dar as boas-vindas aos seus convidados? Irá dar um aspeto muito in ao espaço.

Poltrona

Se tem em casa ou pretende ter um cantinho da leitura, saiba que uma poltrona em veludo é bem o complemento final. Por essa razão, comece a pesquisar os modelos disponíveis, mas assuma o veludo com o tecido de eleição.

 

Cadeiras

Renove as cadeiras de sua casa, estofando-as com veludo. É uma forma prática e não muito cara de remodelar a divisão e dar uma nova vida ao ambiente.

Pois é, o veludo na decoração tornou-se uma verdadeira tendência. Portanto, não pense que usar veludo na decoração é coisa da avó, pois, na realidade, ele está mesmo na moda e nas mais variadas cores e suportes.

Agora que se aproxima o tempo frio a passos largos, trate de “vestir” a sua casa para o outono e inverno com este tecido muito macio que vai trazer muito conforto e aconchego para dentro do seu lar. Já sabe como incluir veludo na decoração, apenas resta colocar mãos à obra e começar a renovar o ambiente do seu lar.

Veja também: