Maria Graça
Maria Graça
20 Abr, 2023 - 12:52

Vila Flor: oásis de paz no coração da região transmontana

Maria Graça

Entre olivais e vinhedos, aqueça a alma na região transmontana. E Vila Flor é um destino que não pode mesmo perder.

Santuário em Vila Flor

É uma terra de paz, incrustada entre as serranias durienses, um regalo para a vista e que tem ainda na atividade agrícola uma das suas maiores riquezas. Quem nunca provou azeite de Vila Flor, por exemplo?

Localizado a sul do distrito de Bragança, no coração da Terra Quente Transmontana, o concelho é uma das portas de entrada para o Parque Natural do Vale do Tua, paredes meias com os concelhos de Mirandela, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé.

Contudo, para além da riqueza agrícola, histórica, de património e tradições, Vila Flor é também conhecida por ser um destino turístico de excelência, com diversas atrações à disposição de quem a visita

Impulsionado pela sua beleza paisagística e pelo seu valor patrimonial, o turismo tem vindo a crescer na região.

Parques de campismo, campos de jogos, a piscina da barragem, mas também incríveis miradouros, paisagens sem igual e casas brasonadas espalhados pelas aldeias do concelho são os principais atrativos de quem por lá passa.

Vila Flor: descubra a região

O concelho foi batizado de Vila Flor pelo rei D. Dinis, em 1286, no seguimento da sua passagem pela região, conhecida até então por «Póvoa d’Além Sabor».

Na Idade Média famílias judaicas, que fugiam das perseguições europeias, tomaram conta da região. Esta a ocupação levou ao desenvolvimento do território, que prosperou na agricultura, no comércio e na indústria de curtumes e ourivesaria.

No entanto, durante o reinado de D. Manuel, os judeus foram expulsos da região, e hoje restam apenas alguns vestígios da sua ocupação.

Vilas Boas

Aldeia centenária, Vilas Boas integra o município de Vila Flor e o Parque Regional de Vale do Tua. O seu nome está associado aos povos romanos – Vilas eram unidades agrárias do tempo dos romanos e Boas significava que os solos desta freguesia eram bastante férteis.

Rica em heranças e história, esta aldeia apresenta inúmeros vestígios arqueológicos, nomeadamente no monte de Nossa Sra. da Assunção, onde se encontrava um castro que foi romanizado.

Entre os monumentos a não perder destaca-se a Igreja Paroquial dedicada a Santa Maria Madalena, de estilo barroco, construída no século XVIII, e o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, considerado o maior Santuário Mariano de Trás-os-Montes, com uma Igreja principal e várias capelas pequenas.

Fazem ainda parte do espólio desta freguesia vários solares brasonados, uma fonte, um cruzeiro e o Pelourinho – monumento classificado.

As festas e tradições são parte vida da aldeia e dos habitantes, nomeadamente festas religiosas e relacionadas com a gastronomia, como a tradição das vindimas e das alheiras.

Vilas Boas surpreende os verdadeiros amantes da gastronomia transmontana, do património português e da natureza.

Santuário de Nossa Senhora da Assunção

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção está localizado a cerca de 760 metros de altitude, no alto do monte em Vilas Boas.

Constituído por uma igreja datada do século XVII, anexos e um conjunto de seis capelas, trata-se de um santuário mariano neoclássico, a partir do qual se podem obter magníficas vistas sobre a região.

Dominando toda a paisagem envolvente, representa um dos pontos mais altos do concelho e é também um miradouro com vistas únicas sobre a região. Junto ao varandim do adro a paisagem revela a vizinha Sanábria, Montesinho, Bornes, Mirandela e as vilas e aldeias vizinhas num raio de 100 quilómetros.

vista aérea de vila flor
O património natural de Vila Flor merece uma visita cuidada

Ponte de Abreiro

A ponte de Abreiro sobre o rio Tua localiza-se na estrada N314, a 200 metros de altitude e atravessa os concelhos de Mirandela e Vila Flor.

Deste local é possível apreciar a paisagem verde envolvendo o rio, as paredes e as formas graníticas que emergem da natureza, a antiga Linha do Tua, a calçada da Alpendurada e a antiga Ponte Velha, da qual restam apenas parte dos seus pilares.

Largo do Rossio

O Largo do Rossio, em Vila Flor, alberga a Igreja da Misericórdia, construída no século XVIII, e reconstruida um século mais tarde devido ao seu desabamento.

Barragem do Peneireiro

Localizada na Ribeira do Arco, pertencente à Bacia Hidrográfica do Douro, a Barragem do Peneireiro foi construída em 1973 e é utilizada para o abastecimento de água de Vila Flor.

Enquadrada por uma paisagem lúdica de montanha e floresta, onde predominam pinheiros, eucaliptos, plátanos, sobreiros e medronheiros, a sua zona envolvente inclui o parque de campismo e o complexo turístico do Peneireiro.

Aqui estão reunidas as condições ideais para uns dias de tranquilidade, repouso, lazer e também prática desportiva.

Numa próxima visita à região, e se tiver oportunidade de fazer um roteiro mais alargado, não deixe de explorar o Parque Natural do Vale do Tua, nomeadamente os miradouros de Alijó e Carrazeda de Ansiães.

Veja também