Márcio Matos
Márcio Matos
07 Fev, 2024 - 14:11

Vilarinho de Negrões: a aldeia que cresce sobre a água

Márcio Matos

Vilarinho de Negrões fica em Montalegre e é uma aldeia de património e história a conhecer. Uma visita obrigatória.

Vilarinho de Negrões é uma pérola escondida nas colinas de Montalegre. A aldeia, imersa na beleza natural da região, oferece uma experiência única que combina história rica, tradição e paisagens de cortar a respiração.

As raízes do local são centenárias, testemunhando a passagem do tempo num cenário que sofrendo a erosão demográfica e a estagnação económica ao longo de várias décadas.

As ruas de paralelepípedos, as casas de pedra ou as igrejas antigas contam histórias silenciosas sobre as gerações que moldaram esse lugar único.

Por isso, rume a norte para conhecer um pedaço de terra que, vista ao longe, parece mesmo nascer das águas da albufeira onde repousa.

Vilarinho de Negrões: os segredos da aldeia

Vilarinho de Negrões fica na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, barragem cuja construção ficou concluída em 1964.

Este pedacinho de terra fica junto à freguesia de Negrões, onde existe um forno em granito que vale a pena ficar a conhecer, assim como aos canastros esguios, onde o milho e o centeio se conservam, e aos castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã.

Nesta localidade, os dias começam bem cedo quando de manhãzinha os mergulhões de crista e outras aves aquáticas aproveitam o inverno mais ameno desta geografia e usufruem da tranquilidade matinal. Quando o bulício começa, é ver estas espécies deslocarem-se para uma pequena ilhota deserta formada por um enorme penedo.

Uma personalidade conhecida e popular desta terra é Domingos Pereira, o padre guerrilheiro, filiado no Partido Progressista e amigo de Paiva Couceiro, que conspirou contra a República. Além disso, participou na “Monarquia do Norte”, envolvendo-se nos combates de Cabeceiras, Mirandela e Vila Real.

O que visitar na aldeia

Desde uma história que se conta em cada esquina ou em cada penedo de granito, até aos naturais cenários deslumbrantes, há muito pala explorar.

  • Igreja de São Bartolomeu: Inicie a sua jornada explorando a Igreja de São Bartolomeu, um marco histórico que se destaca no coração da aldeia. Construída em estilo gótico, é um testemunho da devoção religiosa que tem sido parte integrante da vida em Vilarinho de Negrões ao longo dos séculos.
  • Barragem do Alto Rabagão: Não muito longe da aldeia, a Barragem do Alto Rabagão é uma obra-prima da engenharia que cria uma paisagem deslumbrante. Desfrute de uma vista panorâmica espetacular e respire o ar fresco das montanhas .
  • Cascata da Fírveda: Para os amantes da natureza, a Cascata da Fírveda é uma atração imperdível. Escondida entre as colinas verdejantes, esta cascata proporciona uma experiência relaxante e serena.
  • Moinhos de Água: Ao longo das margens de riachos sinuosos, passeie pelos trilhos que levam aos antigos moinhos de água, testemunho do engenho humano ao transformar a força da água em energia.

O que visitar nos arredores?

Se está a pensar dar um salto a esta fantástica aldeia, Montalegre é ponto de passagem obrigatório. Assim como uma ou outra vila para lá do Marão. Tome nota de alguns locais que merecem a sua visita num escapadinha em família ou com amigos.

  • Ribeira de Pena. Relativamente perto de Vilarinho de Negrões, encontra esta vila, situada já no concelho de Vila Real, na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes. É conhecida pelo cultivo do vinho verde, do milho e do linho. O património religioso local é vasto e de grande importância, sendo de visita obrigatória a Igreja de Canedo e Cerva, a Capela de S. Pedro em Ribeira de Pena, a Igreja Matriz do Salvador, a Igreja de Santa Marinha, as capelas de Senhora da Guia e da Granja Velha.
  • Ponte Velha de Montalegre. Esta ponte, também conhecida como “Ponte Romana”, fica junto ao castelo. Situada numa vila histórica, com vestígios de ocupação humana bem antigos, crê-se que esta ponte tenha origem no tempo dos romanos. A ponte é constituída por um só arco bem aparelhado e um tabuleiro já muito alterado ao longo dos séculos.
  • Castelo de Montalegre O início da sua construção data de 1270, no reinado de D. Afonso III. Já a edificação da Torre de Menagem é posterior e testemunho da importância histórica de Montalegre. Esta fortificação tinha como objetivo defender a fronteira do reino de Portugal, da ameaça de Castela. Este Castelo é Monumento Nacional e alberga um núcleo museológico.
Castelo Montalegre
O histórico Castelo de Montalegre merece uma visita demorada

Vilarinho de Negões: onde comer?

Restaurante Albufeira

Ali para os lados de Vilarinho de Negrões, perto da barragem do Alto Rabagão, fica este restaurante conhecido pelas entradas de presunto e salpicão, um cozido à portuguesa saboroso e sobremesas deliciosos.

  • Morada: Lama da Missa, Viade de Baixo | Barragem Dos Pisoes, Montalegre
  • Contacto: 276 556 213

Restaurante Dias

Espaço popular pela sua carne Barrosã. Para os fãs de peixe, há também um delicioso polvo à lagareiro. As entradas são também agradáveis e o vinho verde muito elogiado.

  • Morada: Largo do Penedo nº 2 | Largo do Penedo No 2 Km 119 EN 103, Montalegre
  • Contacto: 910 228 242
Veja também

Artigos Relacionados