Vilarinho de Negrões é uma aldeia pitoresca, localizada em Montalegre. Além da sua beleza natural, há muito património para ficar a conhecer nas suas imediações, assim como restaurantes para “matar” a fome e deliciar-se com as iguarias típicas regionais.
Para um fim-de-semana em família ou para uns dias sozinho, em plena introspeção, o destino de Vilarinho de Negrões é super adequado, já que oferece o sossego e a tranquilidade que muitos buscam nas suas férias. Vá até lá e prepare-se para tirar muitas fotografias.
Vilarinho de Negrões: conheça os segredos desta magnífica aldeia

Vilarinho de Negrões fica na margem sul da Albufeira do Alto Rabagão, barragem cuja construção ficou concluída em 1964. É uma das aldeias mais pitorescas da região e de todo o país. O seu casario típico espalha-se sobre uma estreita península.
Este pedacinho de terra absolutamente encantador fica junto da freguesia de Negrões, a qual possui um forno em granito que vale a pena ficar a conhecer, assim como aos canastros esguios, onde o milho e o centeio se conservam, e aos castros de Negrões, Vilarinho e Lamachã.
Nesta localidade, os dias começam bem cedo quando de manhãzinha os mergulhões de crista e outras aves aquáticas aproveitam o inverno mais ameno desta geografia e usufruem da tranquilidade matinal. Quando o bulício começa, é ver estas espécies deslocarem-se para uma pequena ilhota deserta formada por um enorme penedo.
Uma personalidade conhecida e popular desta terra é Domingos Pereira, o padre guerrilheiro, filiado no Partido Progressista e amigo de Paiva Couceiro, que conspirou contra a República. Além disso, participou na “Monarquia do Norte”, envolvendo-se nos combates de Cabeceiras, Mirandela e Vila Real.
O que visitar nos arredores?
Ribeira de Pena
Esta é uma vila portuguesa situada em Vila Real, na fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes. É conhecida pelo cultivo do vinho verde, do milho e do linho. É também comum a criação de gado e de porco, assim como a matança do porco.
O património religioso local é vasto e de grande importância, sendo de visita obrigatória a Igreja de Canedo e Cerva, a Capela de S. Pedro em Ribeira de Pena, a Igreja Matriz do Salvador, a Igreja de Santa Marinha, as capelas de Senhora da Guia e da Granja Velha, entre outras.
Ponte Velha de Montalegre
Esta ponte, também conhecida como “Ponte Romana”, fica junto ao castelo. Situada numa vila histórica, com vestígios de ocupação humana bem antigos, crê-se que esta ponte tenha origem no tempo dos romanos. A ponte é constituída por um só arco bem aparelhado e um tabuleiro já muito alterado ao longo dos séculos.

Castelo de Montalegre
O início da sua construção data de 1270, no reinado de D. Afonso III. Já a edificação da Torre de Menagem é posterior. Esta fortificação tinha como objetivo defender a fronteira do reino de Portugal, da ameaça de Castela. Este Castelo é Monumento e alberga um núcleo museológico.
Onde comer?
Restaurante Albufeira
Perto da barragem do Alto Rabagão, fica este restaurante conhecido pelas entradas de presunto e salpicão, um cozido à portuguesa saboroso e sobremesas deliciosos.
- Morada: Lama da Missa, Viade de Baixo | Barragem Dos Pisoes, Montalegre
- Contacto: 276 556 213
Restaurante Dias
Espaço popular pela sua carne Barrosã. Para os fãs de peixe, há também um delicioso polvo à lagareiro. As entradas são também agradáveis e o vinho verde muito elogiado.
- Morada: Largo do Penedo nº 2 | Largo do Penedo No 2 Km 119 EN 103, Montalegre
- Contacto: 910 228 242