Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Brito
André Brito
12 Jul, 2018 - 00:00

Visitar Valência: o que ver e fazer numa cidade plena de experiências

André Brito

Valência, capital da região homónima e terceira maior cidade de Espanha, garante-lhe uma experiência perfeita de vida urbana, cultura, mar e muito sol. Se pretende  visitar Valência, veja as nossas dicas.

Visitar Valência: o que ver e fazer numa cidade plena de experiências

Visitar Valência é uma excelente escolha para o verão e não só.  Situada ao largo da costa mediterrânea, Valência é a capital da sua região autónoma e a terceira maior cidade espanhola. Valência goza de uma temperatura média anual de 18 ºC e de aproximadamente 300 dias soalheiros por ano. Datada do século II a.C., a cidade está repleta de monumentos imaculadamente conservados e, apesar do contraste entre o centro histórico e a zona costeira da progressista e megalómana Cidade das Artes e das Ciências, é a combinação perfeita entre o passado e o futuro.

Visitar Valência: o que fazer e os principais pontos de interesse

Como chegar a Valência

Pode optar por levar o carro, mas a forma mais rápida, cómoda e barata de chegar a Valência é de avião. Existem vários voos semanais via Lisboa e Porto a partir de 70€ (ida e volta). Consulte os preços e as datas dos voos aqui>>

O que ver e fazer em Valência

As Praças

Valência reúne um conjunto significativo de praças no centro histórico da cidade. Ao longo destas praças irá encontrar vários espaços verdes e arcadas onde se poderá abrigar do intenso calor que se faz sentir no Verão e perder-se nas pequenas ruas repletas de história, comércio e ligações a outras praças.

Depois de passar as Torres de Serranos e entrar na cidade velha, vai encontrar a Plaza de La Reina, uma praça cheia de restaurantes e cafés, que é também local frequente de pequenos mercados de artesanato e gastronomia. A alguns metros desta praça, encontrará a Igreja de Santa Catarina e a sua famosa torre El Miguelete onde poderá desfrutar de uma vista panorâmica sobre a cidade.

plaza valencia

Plaza de Ayuntamento, entre a estação de comboios e a maior parte dos pontos de referência de Valência, está rodeada de lojas, hotéis, restaurantes, bares, edifícios governamentais e o magnífico Palacio de Comunicaciones (actualmente o maior posto de correios da região). É nesta praça que são celebrados os maiores eventos tradicionais da cidade e a generalidade das manifestações.

Plaza Redonda, um mercado a céu aberto em forma de “buraco” dentro de um fosso entre vários prédios. Aqui encontrará as mais variadas bancadas com todo o tipo de artigos típicos da região. A visita vale a pena, sobretudo, pela sua arquitectura e atmosfera peculiar.

Catedral de Santa Maria de Valência

Uma construção no estilo gótico erguida no início do século XII, a Catedral de Valência, igualmente conhecida por “Seu”, é a residência oficial do arcebispo de Valência e guarda o Santo Graal, o suposto cálice utilizado por Jesus na Última Ceia. A Catedral é um espaço espiritual único ao qual vale a pena dedicar algum do seu tempo. Entre as várias naves e capelas, pode também subir até à torre da Catedral e espreitar a cidade de uma perspectiva diferente.

Cidade das Artes e das Ciências

valencia

Enquanto inaugurávamos e contemplávamos a Expo 98, aqui ao lado, em Valência, era inaugurada a Cidade das Artes e das Ciências, numa artéria da cidade igualmente industrializada, semi-abandonada, suja, digna de um filme de investigação criminalCom a construção deste ousado complexo cultural e de entretenimento projectado pelo conciudadano valenciano Santiago Calatrava, aquele pedaço degradado passou de lugar non grato a uma das maiores referências da arquitectura e engenharia mundial.

Projectada por alguns arquitectos e engenheiros da cidade, este mega complexo futurista a lembrar a Ópera de Sidney alberga um planetário, um aquário, um museu de ciências naturais, cinema, sala de espetáculos e muitos jardins. Se a sua ideia é ver tudo de uma ponta a outra, programe uma tarde inteira para a visita. Uma alternativa interessante é visitar apenas a área envolvente, repleta de lojas de pequenos criadores, cafés e restaurantes.

Mercado Central

Um dos mais antigos mercados da Europa, o Mercat Central é o lugar ideal para descobrir a gastronomia e conhecer alguns dos produtos frescos da região, enquanto se deixa misturar na rotina diária dos valencianos.  Existem também algumas bancadas onde pode relaxar e provar os melhores pratinhos (tapas) de patatas bravas, croquetas, clotxinas, frituras variadas, calamares, e por aí fora. Um lugar obrigatório, repleto de cores, cheiros e sabores, que lhe proporcionará uma viagem gastronómica única.

Lonja de la Seda – Lonja dos Mercaderes

valencia

Em português a Bolsa ou o Mercado da Seda, este ponto de atracção turística é tão relevante que foi nomeado Património da Humanidade pela UNESCO, e é considerado uma das maiores obras preservadas da arquitectura medieval. Era neste edifício que se realizavam as maiores transações comerciais da cidade. Uma obra composta por vários andares, desde o porão para o armazenamento dos produtos, à corte de julgamento no andar superior acessível através de uma escadaria. A partir do topo do edifício é possível observar o enorme jardim e as suas bonitas laranjeiras.

Praias

Se estiver cansado dos passeios a pé pela cidade, aproveite os dias soalheiros nas belas praias de Valência e vá a banhos nas águas quentes da Costa. La Malvarrosa, uma praia ampla com areias finas, é a principal e mais frequentada da cidade, dividindo-se pela Playa las Arenas e pela Playa Cabanyal. Mais à frente, a sul do Porto de Valência, encontrará a Playa de Pinedo e as suas dunas de vegetação. Na zona norte, a Playa Port Saplaya e, imedtiamente a seguir, a Playa Sagunto e as respectivas ruínas romanas.

Onde comer

paella valencia

No restaurante El Trocito del Medio, em frente a uma das entradas do Mercat Central, poderá escolher o prato preparado com ingredientes frescos comprados na hora no mercado. Valência é também famosa pela paella, um dos pratos mais icónicos da gastronomia espanhola. Consulte aqui as cinco melhores paellas de Valência>>

Onde ficar

Valência é uma cidade grande e versátil, o que a torna num destino de grande procura turística. Como tal, existe uma enorme quantidade acomodações para todos os gostos e carteiras. Veja aqui a lista dos melhores hotéis para os utilizadores do TripAdvisor >>

Veja também: