Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Afonso Aguiar
Afonso Aguiar
08 Out, 2020 - 12:00

Museus de automóveis: os melhores para visitar virtualmente

Afonso Aguiar

Com saudades de ver máquinas incríveis e históricas? Esta é uma alternativa segura, e nem precisa sair do sofá. Conheça os museus disponíveis virtualmente.

Museu Mercedes

Apesar do mundo estar a aprender a conviver com o novo coronavírus, todo o cuidado ainda é pouco, e muitos acabam por ter abdicar de pequenos privilégios que, talvez, não dessem tanta relevância.

Um desses privilégios, mais vocacionado para os amantes dos automóveis, era visitar museus dedicados ao mundo dos carros e às suas magníficas histórias. Porém, com a evolução tecnológica, há uma solução para os petrolheads: museus de carros “virtuais”.

Nesse sentido, deixamos uma lista de museus de carros disponíveis para visitas virtuais que os apaixonados pelos automóveis não podem perder. Para que se possa cultivar um pouco mais sobre o mundo automóvel, ou simplesmente, matar as saudades deste mundo tão particular e que tanto nos apaixona.

Visitas virtuais a museus de automóveis: aqueles que não perder

Concecionário Mercedes

1. Peterson Automotive Museum

Um dos maiores museus automóveis do mundo automóvel, o Petersen Automotive Museum abriu a 11 de junho de 1994. O responsável foi Robert E. Petersen e a sua mulher Margie. Aficionado por automóveis, juntou-se ao Museu de História Natural de Los Angeles, nos EUA, para criar uma coleção de automóveis únicos.

Atualmente é pertença da Petersen Automotive Museum e em 2015 sofreu um remodelação completa (interior e exterior). A fachada foi redesenhada, apresentando agora linhas prateadas sobre um fundo vermelho, inspirada nos movimentos do ar em contacto com o movimento do automóvel. Ou seja, o próprio exterior é único e distinto.

Além de estar disponível para uma visita virtual, o museu optou por transmitir um dos grandes eventos da indústria automóvel online. Falamos do Monterey Car Week, que de 1 a 16 de agosto vai ser transmitido via streaming e vai contar com mais de 40 importantes marcas de carros e, pelo menos, sete novas apresentações.

Visita Virtual ao Museu Peterson >>

Museu Mercedes-Benz

Já imaginou estar a um clique de visitar o museu da Mercedes em Estugarda? É possível aqui. O Museu da Mercedes conta com cerca de 160 veículos e mais de 1500 exposições.

Porém, o mais interessante é, talvez, visitar não só a história da marca, mas também da construção e conceção dos automóveis. Graças a câmaras de 360º, consegue aceder às sete salas e às cinco exposições.

Porém, reconhecida como uma das mais importantes marcas no desenvolvimento dos primeiros carros, as histórias contadas vão desde o surgimento do primeiro automóvel, até às preocupações ambientais e até à inovação dos carros elétricos.
Também no Instagram da marca é comum a mesma mostrar pequenos vídeos ou fotografias do museu e das suas coleções. Também no canal do Youtube, a Mercedes-Benz oferece tours 180 graus, não só do seu museu, mas também da sua linha de produção. Sugerimos também uma outra experiência: à noite há um vídeo que acompanha uma excursão ao museu.

Sendo os portugueses reconhecidos como poliglotas internacionalmente, não haverá grandes problemas, uma vez que, apesar das apresentações estarem em alemão, também têm a tradução para o inglês.

Visita Virtual Museu Mercedes-Benz >>

Museu Enzo Ferrari e Museu Ferrari Maranello

Ferrari Fábrica

Neste caso, de uma assentada, não um mas dois museus de carros virtuais. Os dois principais museus da Ferrari estão disponíveis no Google Maps. Isso significa que são grátis e acessíveis a qualquer momento.

O primeiro, dedicado ao grande nome e fundador da marca italiana, é uma homenagem ao mesmo e, também, ao período áureo da marca no Grand Turismo, como é exemplo disso as sua hegemonia nas 24 horas de Le Mans nos finais dos anos 50 e inícios dos anos 60.

Além disso, conta ainda com a antiga oficina de Enzo Ferrari e um museu de motores da marca.

Já o Museu Ferrari Maranello é mais dedicado à Fórmula 1, desporto onde também a marca italiana tem dominado, em certos períodos, ao longo dos tempos. Tem também alguns dos veículos mais icónicos da marca.

Simulando a visita de autocarro, passa pelo Ferrari Campus, onde são fabricados atualmente os automóveis; edifícios criados por arquitectos de renome e por uma parte histórica da fábrica que inclui uma entrada original de 1947.

O único senão em ambos os casos é mesmo não poder pagar os cerca de 25€ para usufruir de dois simuladores semi-profissionais para os que queiram experimentar a sensação de correr num Fórmula 1.

Visita Virtual Museu Enzo Ferrari >>

Visita Virtual Musei Ferrari Maranello >>

Museu Lamborghini

No mundo automóvel, se de um lado há um cavalo rampante, do outro há sempre um touro enraivecido. Tem sido assim a história italiana e mundial. Portanto, quando se fala do museu Ferrari não se pode esquecer o Museu da Lamborghini.

Também no Google Maps, pode espreitar mais de 50 anos de história da outra famosa e icónica marca automóvel italiana. Desde explorar o génio de Ferrucio Lamborghini até ver a história dos motores V12 Aventador, até ao V10 Huracán.

Além disso, como é óbvio, poderá ver a evolução dos vários modelos da marca desde a sua criação em 1963. É uma oportunidade única de comparar as duas marcas, sendo que não se pode esquecer que a Lamborghini foi criada com o intuito de competir com a rival Ferrari. Se optar por este pequeno desafio, o vencedor será sempre uma escolha sua.

Visita Virtual Museu Lamborghini >>

Centro de Tecnologia McLaren

Normalmente interdito ao público, o Centro de Tecnologia McLaren, localizado em Inglaterra, abriu as suas portas virtuais para ajudar a combater a pandemia e manter as pessoas em proteção em casa.

Neste site, poder verificar a sede da empresa britânica de Fórmula 1, assim como os carros, os locais onde decorrem os programas de desenvolvimento e tudo que esteja relacionado com o mesmo desporto. Obviamente, não espere ver locais que possam mostrar informações confidenciais ou secretas.

Entre as várias hipóteses, destaca-se os veículos vencedores do Campeonato Mundial de 2008 e 1990. Ou seja, o MP4-23 de Lewis Hamilton e o MP4/5 de Ayrton Senna.

Para ter uma noção do tamanho, no total tem 500 mil metros quadrados.

Visita Virtual McLaren Technology Center >>

Museu Henry Ford

Haveria mais hipóteses, como o Museu da Corvette ou o da Porsche. Mas, para terminar, deixámos aqui o museu do grande responsável pela produção em massa e gestão idealizada. Falámos de Henry Ford, o criador da Ford e do Fordismo.

No site pode ver mais sobre o grande inventor ou idealista norte-americano, assim como vários veículos expostos (desde combois, a carros e automóveis) relacionados com o mesmo.

Como principal atração, poderá ver a famosa Cornerstone. Uma estátua ou pedra em memória à dedicação de Henry Ford que mistura o poder da união da natureza, representada pela espada de Luther Burbank, e a tecnologia, contendo a assinatura e pegadas de Thomas Edison.

Visita Virtual Museu da Ford >>

Em Portugal

Museu dos coches
Museu dos Coches. Lusa

Em Portugal, há uma alternativa para quem quer “viver” os museus de carros virtualmente. Apesar de não corresponderem à noção de automóvel dos dias de hoje, podem-se considerar os antepassados diretos dos veículos aos que hoje chamamos carros.

Tal como os restantes monumentos tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu dos Coches, em Lisboa, também se encontra encerrado desde 15 de março.

Em maio, foram reabertos mas unicamente para os cidadãos habitantes em Portugal, na sequência do processo de desconfinamento promovido pelo governo português.

Este é um dos locais mais ricos em história no território nacional. Aliás, o Museu Nacional dos Coches possui a mais importante coleção, a nível mundial, de coches e carruagens reais do século XVI ao século XIX. No total, tem mais de 9000 objectos, entre os quais e principalmente transportes de gala, de viagem e de passeio.

Agora, graças a uma parceria entre o Museu Nacional dos Coches e a 4D Virtual Lab, empresa de marketing digital aplicado ao património, localizada em Nottingham, Reino Unido e com sede em Lisboa, é possível ficar seguro em casa e ver todos os veículos em 3D e desfrutar da experiência de visitar o museu como se estivesse lá, de forma gratuita.

Visita Virtual Museu dos Coches >>

.

.