Sara Piteira Mota
Sara Piteira Mota
21 Set, 2019 - 11:01

Volkswagen cria carro sem volante nem pedais

Sara Piteira Mota

É o primeiro ‘concept’ criado pelo grupo Volkswagen e promete dar origem a futuros protótipos das restantes marcas do grupo.

Volkswagen cria carro sem volante nem pedais

Chama-se Sedric, que é um acrónimo de ‘self-driving car’, e está a dar que falar em todo o mundo. O protótipo criado pela fabricante de automóveis Volkswagen é o elemento central de um novo conceito de mobilidade individual integrada, autónoma, sustentável, segura e de fácil utilização.

A aparência do Sedric é, no mínimo, invulgar. A carroçaria de quadrado garante um interior muito amplo, sem pedais ou volante, só possível de implementar graças à plataforma destinada a automóveis eléctricos. As baterias são colocadas sob o piso, entre os dois eixos, e os sistemas de climatização, inteligência artificial e condução autónoma instalados nas respectivas projeções.

Mini jardim para purificar o ar

Com um amplo habitáculo do tipo 2+2, e portas bipartidas, este veículo tem um generoso ângulo de abertura para aceder facilmente ao interior, mesmo para passageiros com bagagens. Tem capacidade para quatro passageiros sentados numa atmosfera que faz lembrar um lounge. Os bancos parecem mais poltronas o que lhe conferem um conforto de grande nível. Os passageiros têm ainda um mini-jardim onde existem plantas que purificam o ar.

A experiência de utilização deste Sedric consiste num único botão. O passageiro só tem de carregar numa espécie de comando remoto e o Sedric vem ao seu encontro para o levar aonde deseja. O Sedric interage com os passageiros através de um assistente virtual, dando informações acerca de trânsito, do destino, da rota a percorrer, do tempo da viagem ou do estado do trânsito.

O pára-brisas é constituído por um enorme ecrã OLED com realidade aumentada que serve como centro de comunicações e entretenimento. A marca alemã não avançou com detalhes relativos ao motor ou prestações. Veja como tudo funciona aqui:

Um dos objetivos e que o Sedric possa dispor de condução autónoma. Aliás, este é o primeiro protótipo da Volkswagen criado a pensar no nível 5 da condução autónoma, ou seja, aquele que dispensa por completo a intervenção humana. Por essa razão Sedric não possui volante, pedais ou sequer posto de condução.

A fabricante alemã adiantou que este protótipo servirá de base para o desenvolvimento de vários outros conceitos de novas formas de mobilidade individual para as diversas marcas do grupo Volkswagen. O Sedric ilustra a importância que a condução totalmente autónoma terá para o futuro do maior construtor de automóveis, num plano estratégico que denominou de “Together – Strategy 2025”.

Veja também