Luísa Santos
Luísa Santos
05 Fev, 2019 - 10:56
Como instalar e usar o WhatsApp no PC

Como instalar e usar o WhatsApp no PC

Luísa Santos

Uma das maiores plataformas gratuitas de troca de mensagens pode também ser usada no computador. Aprenda a instalar e a usar o WhatsApp no PC.

O artigo continua após o anúncio

Aplicações como esta que exploramos neste artigo são muito úteis nos dias que correm, sobretudo porque permitem o envio de mensagens, imagens, vídeos, áudios e documentos sem custos adicionais. Tudo o que precisa é de uma ligação à Internet, e o mesmo acontece nos computadores. Por isso, aprenda a instalar o WhatsApp no PC.

Como instalar o WhatsApp no PC

whatsapp no pc

Sim, é possível. Não desde o seu lançamento, mas de há algum tempo para cá já pode utilizar o WhatsApp no PC. Este é um serviço que deixou de ser exclusivo para smartphones em forma de aplicação, estendendo-se também a dispositivos como computadores e tablets.

Antes que fique com ideias erradas, a nossa resposta é não: não precisa de ter duas contas separadas para poder interagir nos mesmos grupos de conversa que tem guardados no telemóvel. Na verdade, precisa mesmo é da sua conta original para que tudo funcione na perfeição.

Para ter uma conta no WhatsApp é necessário, como sabe, um número de telemóvel. Esse contacto tem de estar obrigatoriamente associado ao seu perfil na aplicação de forma a que possa conversar com outros utilizadores. Mas se um computador (portátil ou desktop) não tem qualquer tipo de contacto telefónico associado, como é que pode utilizar o WhatsApp num desses dispositivos?

A resposta é simples e pode ser dividida em dois processos distintos. Explicaremos cada um deles de seguida, pelo que pode escolher qual o mais fácil e rápido para si.

WhatsApp Web no computador

O WhatsApp Web foi a forma encontrada por este serviço de chegar a todo e qualquer computador. Como? Como uma aplicação. Esta app está, por isso, disponível para dispositivos Windows e MacOS, pelo que tudo o que precisa de fazer é o download correto da aplicação para o sistema correspondente.

Esta é a forma mais fiável e a que melhor funciona, de acordo com a empresa. Ter o WhatsApp no PC sob a forma desta aplicação permite que a sincronização de todas as suas mensagens seja automática. Assim, tudo o que enviar através do telemóvel, surge no computador e vice-versa. Faça o download, então, da app correspondente ao sistema operativo do seu PC e, depois, siga os passos abaixo.

1. Certifique-se de que tem o WhatsApp instalado no seu smartphone e que, de facto, tem uma conta criada. Essa deve ser a conta que utiliza e tem aberta;

O artigo continua após o anúncio

2. Abra o ficheiro descarregado no computador e dê início à instalação, após a qual deverá surgir um pop-up;

3. Siga as instruções apresentadas, que lhe deverão pedir que abra a aplicação no seu telemóvel, aceda às Definições da mesma e abra a opção “WhatsApp Web”;

4. De seguida, ser-lhe-á pedido que faça o scan do QR Code no seu smartphone;

5. Pode agora começar a utiliza o WhatsApp no PC.

Caso se depare com algum problema durante a instalação, pode sempre consultar a Centro de Ajuda da aplicação.

WhatsApp Web no browser

No caso de não querer instalar a aplicação por algum motivo, pode sempre aceder ao seu WhatsApp diretamente a partir do browser que costuma utilizar. Tudo o que precisa de fazer é inserir, no campo de pesquisa, o seguinte endereço: https://web.whatsapp.com/.

Ao entrar nesse separador, irá deparar-se com o mesmo QR Code que surge na instalação da aplicação. Por isso, o processo é relativamente semelhante, partilhando o mesmo sistema de sincronização, que é muito intuitivo.

Ainda assim, deve saber que, ao optar por esta via de utilização (no browser), algumas funcionalidades não estarão disponíveis. Enquanto que, por intermédio da primeira opção, pode ter as notificações de novas mensagens ativas e acesso a atalhos de teclado que se relacionam com a escrita de mensagens, no browser isso já não acontece.

O artigo continua após o anúncio

A utilização deverá ser, ainda assim, fluída e não apresentar quaisquer problemas. Algum tipo de dúvida com a qual se depare pode ser esclarecida na Centro de Ajuda do WhatsApp.

As vantagens de ter WhatsApp

whatsapp

O WhatsApp é um serviço de troca de mensagens (texto, imagens, vídeos, áudios e documentos) gratuito. Em comparação com as apps convencionais, esta não implica qualquer tipo de custo acrescido quando envia uma imagem ou vídeo (em formato MMS), por exemplo.

Dependendo do operador em causa, o tarifário pode variar, mas, para além de gastar dinheiro a enviar mensagens de texto (e não só), acaba por, muitas vezes, não estabelecer as conversas que desejaria. Este software acaba por ser uma mais-valia, muito simples e intuitivo de utilizar, o que acaba por facilitar qualquer conversa.

Para além disso, pode ter conversas em grupo e enviar os ficheiros que entender de forma ilimitada. Não se preocupe com a segurança e privacidade das suas conversas, já que todas as mensagens enviadas através do WhatsApp são encriptadas e, por isso, dificilmente acessíveis ou decifráveis.

Para além de todas estas vantagens, pode também fazer chamadas normais ou de vídeo nesta aplicação. Tudo isto, claro está, gratuitamente. Tudo o que precisa é de uma ligação à Internet para usufruir deste serviço. Será este o início do fim das comunicações tradicionais? Veremos.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp