Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
18 Out, 2019 - 10:40

Alguns motivos para aceitar conexões no Linkedin

Catarina Milheiro

Nem sempre sabe se deve ou não aceitar conexões no Linkedin? Temos alguns bons motivos para o fazer de forma adequada. Fique connosco.

aceitar conexões no Linkedin

Aceitar conexões no Linkedin nem sempre é uma tarefa fácil, ou porque não sabemos até que ponto o devemos fazer, ou porque simplesmente nos sentimos inseguros ou desinformados.

A verdade é que o Linkedin é uma das melhores ferramentas para se manter atualizado, aumentar a sua presença online, fazer networking e conseguir alcançar novas oportunidades de negócio.

Fique connosco e compreenda por que motivo é importante aceitar conexões no Linkedin.

Afinal, por que razão é importante estar presente no linkedin?

Na verdade, não basta aceitar conexões no Linkedin para estar completamente ativo na rede.

Num mundo que se tem vindo a tornar cada vez mais online, é normal que os processos seletivos sejam cada vez mais feitos através de ferramentas como esta e sites da internet.

Ora, para qualquer profissional que se queira destacar dos outros e estar constantemente ativo na sua área, é de extrema importância relacionar-se quer no mundo virtual como no mundo real (isto é, no dia-a-dia de trabalho).

Mas afinal, por que motivo é importante estar presente nesta rede profissional?

A resposta é muito simples: o Linkedin é uma das melhores ferramentas para se manter atualizado, aumentar a sua presença online, fazer networking e conseguir alcançar novas oportunidades de negócio.

Assim, para que consiga tirar proveito desta ferramenta que é cada vez mais utilizada pelas empresas, deve começar por entender bem de que forma é que ela funciona.

Falamos, portanto, de uma rede profissional, utilizada por profissionais para demonstrarem as suas aptidões e partilharem conhecimento. De um modo geral, funciona como um currículo online que deve estar atualizado constantemente.

Por isso, e para que não perca qualquer tipo de oportunidade que possa surgir, é importante manter sempre o seu perfil atualizado. Lembre-se que é através do Linkedin que muitas empresas e recrutadores, procuram novos colaboradores.

Além disso, se mantiver uma postura bastante ativa na rede conseguirá aumentar a sua rede de contactos e partilhar e absorver conhecimentos não só da sua área, como também de outras pelas quais tenha interesse.

trabalhar redes sociais

Alguns motivos para aceitar conexões no Linkedin

Não saber se deve ou não aceitar conexões no Linkedin pode significar uma autêntica dor de cabeça. A verdade é que nem sempre nos sentimos à vontade para aceitar alguns convites e ficamos sem saber muito bem o que fazer.

Está claro que este processo se torna muito mais fácil quando se trata de um convite de alguém com quem já tivemos a oportunidade de trabalhar ou simplesmente de alguém que conhecemos, não é assim?

A verdade é que existem alguns aspetos para os quais concentra toda a sua atenção no momento em que tem que aceitar conexões no Linkedin e, muitas vezes, não reflete sequer sobre o assunto.

Acabou de receber um convite na sua rede profissional, mas não sabe se deve ou não aceitar? De uma forma geral, o nosso pensamento reverte imediatamente para as seguintes questões:

  • A fotografia do perfil em questão parece ter sido tirada por uma câmara sem qualquer tipo de qualidade e sem rigor?
  • Trata-se de um perfil que não alcança ainda as 200 conexões e que já está há um ano presente na rede?
  • A pessoa em questão tem erros ortográficos no perfil?
  • No currículo da pessoa em questão consta a frequência numa universidade extremamente cara, mas em que o curso que realizou não está totalmente implícito?

Todas estas questões passam pela cabeça da maioria dos profissionais que se encontram no Linkedin (principalmente há pouco tempo) e provavelmente ainda pensam que a pessoa lhes enviou um convite apenas para “roubar” as suas conexões (porque para todos os efeitos, é um concorrente).

Se recebeu um pedido deste género, deve colocar de parte todas os seus medos e permitir assim abrir os seus horizontes, ou seja, deve pensar mais à frente.

Já pensou que a pessoa em questão poderá estar agora a iniciar o seu percurso no Linkedin e o objetivo é apenas começar por algum lado e criar o seu perfil aumentando as conexões? Não é assim tão estranho, afinal todos nós tivemos de começar por algum lado.

Seja porque a pessoa está apenas a procurar emprego, a começar a criar o seu perfil aumentando as conexões, ou porque se trata de alguém que o encontrou através de outra pessoa e só se quer conectar, é importante aceitar conexões no Linkedin. Afinal, é disso que se trata o esta rede.

Mesmo assim sente que ainda precisa de motivos para aceitar conexões no Linkedin? Já pensou que na verdade, todos somos um pouco assim, ou seja, ambiciosos e sempre à procura de trabalho, novas experiências e de conhecer novas pessoas?

Estamos constantemente nervosos, ansiosos, sempre a procurar novas oportunidades de trabalho, interessados em conhecer novas pessoas que possam de alguma forma promover as nossas carreiras e ajudar-nos a encontrar novas oportunidades para os nossos negócios.

Por todos estes motivos e porque nos encontramos todos à procura do mesmo, deve sim aceitar conexões no Linkedin sem qualquer tipo de receios.

Não tenha medo, aceite as conexões e permita a partilha de conhecimento através de uma simples rede profissional. Além disso, estará sempre a aumentar o seu networking e a crescer.

Veja também