Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
16 Ago, 2018 - 12:01

Achigã Challenge – 2º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto

Isadora Freitas

O Achigã Challenge 2018 – 2º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto é uma competição internacional que nenhum amante de pesca pode perder.

Achigã Challenge - 2º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto

A decorrer entre Maio e Outubro deste ano, nas albufeiras da Barragem do Cabril e de Castelo do Bode, o Achigã Challenge 2018 – 2º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto é uma competição internacional composta por cinco provas de pesca embarcada sem morte ao Achigã.

Achigã Challenge – 2º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto

Achigã Challenge - 2º Circuito de Pesca Aldeias de Xisto

A caminho da terceira prova, a ter lugar em Fernandaires, Vila de Rei, no dia 25 de Agosto, o Achigã Challenge 2018 – 2º Circuito de Pesca Aldeias do Xisto é um evento a não perder não só para quem parte à aventura de cana na mão mas também para todos os que apreciam estar envoltos em paisagens verdejantes e de águas cristalinas. A Praia Fluvial de Fernandaires, por exemplo, é um verdadeiro recanto encaixado entre montanhas repletas de pinheiros bravos e medronheiros, onde uma extensa bacia de água reflecte as cores da paisagem de forma convidativa.

Já as duas últimas provas deste que, nas palavras de Joaquim Moio, nome sonante da pesca a nível nacional e até internacional, é “um circuito bem organizado, com prémios importantes para os atletas e um bem receber”, irão decorrer no dia 8 de Setembro em Foz de Alge, Figueiró dos Vinhos, e no dia 13 de Outubro no Trízio, Sertã. As equipas, com um mínimo de 20 membros e máximo de 50, irão receber troféus e, se nos primeiros cinco lugares, também prémios em dinheiro.

O que é o Achigã?

Achigã Challenge - 2º Circuito de Pesca Aldeias de Xisto

Introduzido em Portugal em 1898 na Lagoa das Sete Cidades, Ilha de São Miguel, através de exemplares vindos da América do Norte, o Achigã é agora um dos peixes de água doce com maior interesse para a pesca desportiva. Com um corpo alongado e cabeça forte, o comprimento desta espécie pode ultrapassar os 60 cm e atingir os 12 kg, ainda que, em águas lusas, o Achigã não costume ultrapassar os 3 kg. Aqui, apesar de ser considerado por muitos uma iguaria, tem vindo a ser protegido não só através de legislação mas também por parte dos próprios pescadores desportivos, que praticam e divulgam o pescar e libertar.

Como planear a sua estadia?

Quer vá participar no Achigã Challenge –  2º Circuito de Pesca Aldeias de Xisto ou simplesmente espreitar o evento, sugerimos que vá a bookinxisto.com/pt e comece já a planear uma escapadinha neste território tão singular. Aí, nessa plataforma online sem intermediários, irá encontrar não só sugestões de alojamentos mas também de restaurantes com iguarias locais e experiências, como o passeio fluvial no Rio Zêzere ou o workshop de figurado em cerâmica na Aldeia do Xisto da Cerdeira.

Veja também: